A Reforma do Ensino Médio e Profissional e sua repercussão na Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas: 1990 a 2007
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1650 |
Resumo: | Este projeto visa analisar a Reforma do Ensino Médio e Profissional a partir de 1990 e sua repercussão no sistema de ensino estadual no Estado do Amazonas. A discussão perpassa pelo resgate histórico do Ensino Profissional no Estado do Amazonas, enfatizando os principais aspectos do processo histórico da construção do projeto educativo da Educação Profissional no Estado, para precisar o contexto da Reforma do Ensino Médio/Profissional no período de 1990 a 2007. A opção teórico-metodológica inscreve-se no campo do materialismo histórico, sendo a dialética o método norteador da pesquisa. Assim, essa pesquisa ao buscar compreender os processos das reformas do ensino médio e profissional a partir das modificações no mundo do trabalho, tem como método o utilizado por Marx (1997) método da economia política. As questões norteadoras da pesquisa são: 1) Quais os pressupostos teóricos da Reforma do Ensino Médio e Profissional? 2) Quais as mudanças que ocorreram na Rede de Ensino Estadual no Estado do Amazonas? 3) Qual o contexto sócio-econômico e político da Reforma do Ensino Médio Profissional? ETAPAS DA PESQUISA 1. Copilar os documentos oficiais que nortearam a Reforma do Ensino Médio e Profissional no período de 1990 a 2007; 2. Fazer um levantamento das escolas profissionalizantes ligadas à Rede Estadual de Ensino; 3. Análise de conteúdo tendo como referência Bardin (1970). |
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A Reforma do Ensino Médio e Profissional e sua repercussão na Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas: 1990 a 2007Ensino MédioEnsino ProfissionalReforma de EnsinoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste projeto visa analisar a Reforma do Ensino Médio e Profissional a partir de 1990 e sua repercussão no sistema de ensino estadual no Estado do Amazonas. A discussão perpassa pelo resgate histórico do Ensino Profissional no Estado do Amazonas, enfatizando os principais aspectos do processo histórico da construção do projeto educativo da Educação Profissional no Estado, para precisar o contexto da Reforma do Ensino Médio/Profissional no período de 1990 a 2007. A opção teórico-metodológica inscreve-se no campo do materialismo histórico, sendo a dialética o método norteador da pesquisa. Assim, essa pesquisa ao buscar compreender os processos das reformas do ensino médio e profissional a partir das modificações no mundo do trabalho, tem como método o utilizado por Marx (1997) método da economia política. As questões norteadoras da pesquisa são: 1) Quais os pressupostos teóricos da Reforma do Ensino Médio e Profissional? 2) Quais as mudanças que ocorreram na Rede de Ensino Estadual no Estado do Amazonas? 3) Qual o contexto sócio-econômico e político da Reforma do Ensino Médio Profissional? ETAPAS DA PESQUISA 1. Copilar os documentos oficiais que nortearam a Reforma do Ensino Médio e Profissional no período de 1990 a 2007; 2. Fazer um levantamento das escolas profissionalizantes ligadas à Rede Estadual de Ensino; 3. Análise de conteúdo tendo como referência Bardin (1970).CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPrograma PIBIC 2008UFAMArminda Rachel Botelho MourãoLarissa Jussara da Silva Leite2016-09-23T14:24:02Z2016-09-23T14:24:02Z2009-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1650application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-19T14:48:00Zoai:localhost:prefix/1650Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T14:48Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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