A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Borges, Lívia Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Francisco Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1489
Resumo: O que aqui denominamos a reforma da caneta é o resultado do poder discricionário das autoridades que se revezam na esfera pública e o exercem com a força dos cargos que ocupam cujas ações unilaterais são eivadas de alienação dos sujeitos reais da cena educacional. Insere-se neste contexto a reforma do ensino médio profissional no Brasil atual, produzida por Medida Provisória, ao tornar facultativa a oferta de disciplinas constituídas de fundamentos teóricos e práticos relevantes para a formação humana, além de permitir a atuação de leigos, o notório saber, no lugar do profissional do magistério, formado na e para a docência representa um retrocesso sem precedentes em nossa infante democracia, a atual política educacional brasileira atesta o seu total desprezo à carreira docente e afirma uma política de empobrecimento curricular na formação da juventude e da classe trabalhadora que logram cursar o ensino médio por ela proposto. Assumir o seu papel neste contexto formativo ainda é um grande desafio para a universidade brasileira. O ensino médio que queremos não pode derivar de tal reforma que caminha na contramão da desejada educação pública democrática e de qualidade. É preciso reabrir o debate, valorizar o acúmulo da ciência brasileira a respeito da matéria e, sobretudo, ouvir as vozes silenciadas no cenário educativo, seus reais protagonistas.
id UESB-6_5c35abf13b0cb034881cbcbc3237c426
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1489
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atualReformaCurrículoEnsino Médio ProfissionalO que aqui denominamos a reforma da caneta é o resultado do poder discricionário das autoridades que se revezam na esfera pública e o exercem com a força dos cargos que ocupam cujas ações unilaterais são eivadas de alienação dos sujeitos reais da cena educacional. Insere-se neste contexto a reforma do ensino médio profissional no Brasil atual, produzida por Medida Provisória, ao tornar facultativa a oferta de disciplinas constituídas de fundamentos teóricos e práticos relevantes para a formação humana, além de permitir a atuação de leigos, o notório saber, no lugar do profissional do magistério, formado na e para a docência representa um retrocesso sem precedentes em nossa infante democracia, a atual política educacional brasileira atesta o seu total desprezo à carreira docente e afirma uma política de empobrecimento curricular na formação da juventude e da classe trabalhadora que logram cursar o ensino médio por ela proposto. Assumir o seu papel neste contexto formativo ainda é um grande desafio para a universidade brasileira. O ensino médio que queremos não pode derivar de tal reforma que caminha na contramão da desejada educação pública democrática e de qualidade. É preciso reabrir o debate, valorizar o acúmulo da ciência brasileira a respeito da matéria e, sobretudo, ouvir as vozes silenciadas no cenário educativo, seus reais protagonistas.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1489Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 87-100Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 87-100Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 87-1002316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1489/1285Fonseca Borges, Lívia FreitasSilva, Francisco Thiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1489Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
title A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
spellingShingle A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
Fonseca Borges, Lívia Freitas
Reforma
Currículo
Ensino Médio Profissional
title_short A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
title_full A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
title_fullStr A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
title_full_unstemmed A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
title_sort A reforma da caneta: reflexões curriculares acerca do ensino médio profissional no Brasil atual
author Fonseca Borges, Lívia Freitas
author_facet Fonseca Borges, Lívia Freitas
Silva, Francisco Thiago
author_role author
author2 Silva, Francisco Thiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Borges, Lívia Freitas
Silva, Francisco Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma
Currículo
Ensino Médio Profissional
topic Reforma
Currículo
Ensino Médio Profissional
description O que aqui denominamos a reforma da caneta é o resultado do poder discricionário das autoridades que se revezam na esfera pública e o exercem com a força dos cargos que ocupam cujas ações unilaterais são eivadas de alienação dos sujeitos reais da cena educacional. Insere-se neste contexto a reforma do ensino médio profissional no Brasil atual, produzida por Medida Provisória, ao tornar facultativa a oferta de disciplinas constituídas de fundamentos teóricos e práticos relevantes para a formação humana, além de permitir a atuação de leigos, o notório saber, no lugar do profissional do magistério, formado na e para a docência representa um retrocesso sem precedentes em nossa infante democracia, a atual política educacional brasileira atesta o seu total desprezo à carreira docente e afirma uma política de empobrecimento curricular na formação da juventude e da classe trabalhadora que logram cursar o ensino médio por ela proposto. Assumir o seu papel neste contexto formativo ainda é um grande desafio para a universidade brasileira. O ensino médio que queremos não pode derivar de tal reforma que caminha na contramão da desejada educação pública democrática e de qualidade. É preciso reabrir o debate, valorizar o acúmulo da ciência brasileira a respeito da matéria e, sobretudo, ouvir as vozes silenciadas no cenário educativo, seus reais protagonistas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1489
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1489/1285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 87-100
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 87-100
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 87-100
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469759279104