Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayumi Nagahama Motta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4432
Resumo: Altas taxas de agressividade comprometem o crescimento, o bem estar e a sobrevivência dos peixes. Vários fatores modulam a frequência e a intensidade do comportamento agressivo em peixes, tais como, o tamanho do grupo, a fase reprodutiva, os níveis hormonais, a experiência social prévia, o sexo do animal e os parâmetros ambientais. De fato, a luminosidade apresenta grande influência sobre o ritmo biológico dos animais e modulam diversas funções fisiológicas em diferentes espécies de peixes. Este projeto tem por objetivo testar se a maior intensidade luminosa aumenta a frequência da interação agressiva em juvenis de matrinxã, Brycon mazonicus. Para isso, serão comparados grupos de três indivíduos submetidos a diferentes níveis de intensidade luminosa, com oito repetições cada: menor (20 lx), intermediário (200 lx) e maior (2.000 lx). Os peixes serão agrupados por 7 dias em aquários de 30 X 30 X 40 cm (~ 60 L). O comportamento agressivo será registrado no primeiro, quarto e sétimo dias de agrupamento (10 min / cada). Serão consideradas as unidades comportamentais emitidas e recebidas por todos os animais do grupo em todas as filmagens. De acordo com a distribuição e variância dos dados, a frequência da interação agressiva será comparada entre os tratamentos experimentais por Análise de Variância de uma via (dados paramétricos) ou por Kruskal-Wallis (dados não paramétricos). Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de procedimentos que reduzam a exibição da agressividade em B. amazonicus e, consequentemente, contribuam para melhorar o desempenho, rentabilidade e sustentabilidade da cadeia produtiva dessa espécie.
id UFAM-1_d4a5de5f1215b1b4e5364fc51b12d9a8
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4432
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicusAgressividadePeixesBem estarCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIAAltas taxas de agressividade comprometem o crescimento, o bem estar e a sobrevivência dos peixes. Vários fatores modulam a frequência e a intensidade do comportamento agressivo em peixes, tais como, o tamanho do grupo, a fase reprodutiva, os níveis hormonais, a experiência social prévia, o sexo do animal e os parâmetros ambientais. De fato, a luminosidade apresenta grande influência sobre o ritmo biológico dos animais e modulam diversas funções fisiológicas em diferentes espécies de peixes. Este projeto tem por objetivo testar se a maior intensidade luminosa aumenta a frequência da interação agressiva em juvenis de matrinxã, Brycon mazonicus. Para isso, serão comparados grupos de três indivíduos submetidos a diferentes níveis de intensidade luminosa, com oito repetições cada: menor (20 lx), intermediário (200 lx) e maior (2.000 lx). Os peixes serão agrupados por 7 dias em aquários de 30 X 30 X 40 cm (~ 60 L). O comportamento agressivo será registrado no primeiro, quarto e sétimo dias de agrupamento (10 min / cada). Serão consideradas as unidades comportamentais emitidas e recebidas por todos os animais do grupo em todas as filmagens. De acordo com a distribuição e variância dos dados, a frequência da interação agressiva será comparada entre os tratamentos experimentais por Análise de Variância de uma via (dados paramétricos) ou por Kruskal-Wallis (dados não paramétricos). Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de procedimentos que reduzam a exibição da agressividade em B. amazonicus e, consequentemente, contribuam para melhorar o desempenho, rentabilidade e sustentabilidade da cadeia produtiva dessa espécie.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências FisiológicasInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMThaís Billalba CarvalhoMayumi Nagahama Motta2016-09-23T15:46:58Z2016-09-23T15:46:58Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4432application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T17:47:50Zoai:localhost:prefix/4432Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T17:47:50Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
title Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
spellingShingle Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
Mayumi Nagahama Motta
Agressividade
Peixes
Bem estar
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
title_short Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
title_full Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
title_fullStr Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
title_full_unstemmed Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
title_sort Efeito da intensidade luminosa no comportamento agressivo de matrinxã, Brycon amazonicus
author Mayumi Nagahama Motta
author_facet Mayumi Nagahama Motta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thaís Billalba Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayumi Nagahama Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Agressividade
Peixes
Bem estar
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
topic Agressividade
Peixes
Bem estar
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
description Altas taxas de agressividade comprometem o crescimento, o bem estar e a sobrevivência dos peixes. Vários fatores modulam a frequência e a intensidade do comportamento agressivo em peixes, tais como, o tamanho do grupo, a fase reprodutiva, os níveis hormonais, a experiência social prévia, o sexo do animal e os parâmetros ambientais. De fato, a luminosidade apresenta grande influência sobre o ritmo biológico dos animais e modulam diversas funções fisiológicas em diferentes espécies de peixes. Este projeto tem por objetivo testar se a maior intensidade luminosa aumenta a frequência da interação agressiva em juvenis de matrinxã, Brycon mazonicus. Para isso, serão comparados grupos de três indivíduos submetidos a diferentes níveis de intensidade luminosa, com oito repetições cada: menor (20 lx), intermediário (200 lx) e maior (2.000 lx). Os peixes serão agrupados por 7 dias em aquários de 30 X 30 X 40 cm (~ 60 L). O comportamento agressivo será registrado no primeiro, quarto e sétimo dias de agrupamento (10 min / cada). Serão consideradas as unidades comportamentais emitidas e recebidas por todos os animais do grupo em todas as filmagens. De acordo com a distribuição e variância dos dados, a frequência da interação agressiva será comparada entre os tratamentos experimentais por Análise de Variância de uma via (dados paramétricos) ou por Kruskal-Wallis (dados não paramétricos). Os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de procedimentos que reduzam a exibição da agressividade em B. amazonicus e, consequentemente, contribuam para melhorar o desempenho, rentabilidade e sustentabilidade da cadeia produtiva dessa espécie.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:46:58Z
2016-09-23T15:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4432
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061051138277376