A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Oliveira Neto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4242
Resumo: Este projeto visa analisar a implantação da infraestrutura rodoviária na Amazônia, considerando o pensamento e o contexto geopolítico do Estado Brasileiro, cujo lema maior era integrar para não entregar elegemos como base empírica para o estudo a BR-319 que liga Manaus a Porto Velho numa extensão de 850 km indicando três momentos: o primeiro durante o regime militar onde foram realizados as obras de construção que obedeciam a uma característica que se vivenciava naquele momento; o segundo momento, conhecido como a fase do abandono em decorrência da ausência de manutenção é a destruição de alguns trechos impossibilitando o tráfego de veículos no fim do regime militar; e o terceiro momento, mais recente, aonde se viabiliza a reconstrução total da rodovia pelo exército.
id UFAM-1_d661c29e480232e26a75ab1cf48565fc
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4242
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319Geografia PolíticaRodoviaAmazôniaCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAEste projeto visa analisar a implantação da infraestrutura rodoviária na Amazônia, considerando o pensamento e o contexto geopolítico do Estado Brasileiro, cujo lema maior era integrar para não entregar elegemos como base empírica para o estudo a BR-319 que liga Manaus a Porto Velho numa extensão de 850 km indicando três momentos: o primeiro durante o regime militar onde foram realizados as obras de construção que obedeciam a uma característica que se vivenciava naquele momento; o segundo momento, conhecido como a fase do abandono em decorrência da ausência de manutenção é a destruição de alguns trechos impossibilitando o tráfego de veículos no fim do regime militar; e o terceiro momento, mais recente, aonde se viabiliza a reconstrução total da rodovia pelo exército.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeografiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMRicardo José Batista NogueiraThiago Oliveira Neto2016-09-23T15:44:56Z2016-09-23T15:44:56Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4242application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-29T18:27:30Zoai:localhost:prefix/4242Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-29T18:27:30Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
title A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
spellingShingle A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
Thiago Oliveira Neto
Geografia Política
Rodovia
Amazônia
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
title_full A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
title_fullStr A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
title_full_unstemmed A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
title_sort A geopolítica rodoviária na Amazônia: BR-319
author Thiago Oliveira Neto
author_facet Thiago Oliveira Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ricardo José Batista Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiago Oliveira Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Política
Rodovia
Amazônia
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Geografia Política
Rodovia
Amazônia
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description Este projeto visa analisar a implantação da infraestrutura rodoviária na Amazônia, considerando o pensamento e o contexto geopolítico do Estado Brasileiro, cujo lema maior era integrar para não entregar elegemos como base empírica para o estudo a BR-319 que liga Manaus a Porto Velho numa extensão de 850 km indicando três momentos: o primeiro durante o regime militar onde foram realizados as obras de construção que obedeciam a uma característica que se vivenciava naquele momento; o segundo momento, conhecido como a fase do abandono em decorrência da ausência de manutenção é a destruição de alguns trechos impossibilitando o tráfego de veículos no fim do regime militar; e o terceiro momento, mais recente, aonde se viabiliza a reconstrução total da rodovia pelo exército.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:44:56Z
2016-09-23T15:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4242
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274291918077952