Cantigas de roda: em busca de vestígios culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Síria Carneiro de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2803
Resumo: O tema deste projeto tem como base a pesquisa de mestrado que desenvolvemos no período 2003-2005 acerca dos desafios para a educação intercultural, e os estudos de iniciação científica que estão sendo realizados sobre o papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e a brincadeira e o jogo sob a ótica dos pensadores da teoria histórico cultural . Estas investigações têm demonstrado a importância das relações sociais entre pessoas de distintas culturas, bem como, a relevância dos jogos e brincadeiras na vida das crianças. Todavia, estes estudos têm revelado, também, que muitos adultos desconhecem o potencial das relações interculturais e o papel dos jogos e das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Desta forma, o tema sobre jogos e brincadeiras nos instiga cada vez mais por avaliar que muitas questões carecem de uma melhor compreensão, entre as quais, o desafio de encontrar vestígios étnicos e culturais nas cantigas de roda. Nesta perspectiva temos a pretensão de analisar a origem e os vestígios étnicos e culturais presentes em cantigas de roda para, posteriormente, mobilizar adultos e crianças para a prática destas brincadeiras, (re)conhecendo as contribuições de distintas culturas a fim de que continuem sendo memória viva nas manifestações infantis. Para a realização deste trabalho pretendemos buscar auxílio em autores que já realizaram pesquisas sobre a temática em questão. Portanto, a metodologia consiste no estudo bibliográfico em que serão consultadas e analisadas obras de fonte primária e secundária. Os resultados parciais e finais obtidos na pesquisa serão apresentados nos espaços estabelecidos pelo regulamento do PIBIC, mas, também, pretendemos socializá-los aos membros do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia no qual estamos vinculados, a estudantes do curso de Pedagogia da UFAM e a professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e em outros desdobramentos e espaços pertinentes.
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