Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1174 |
Resumo: | A alfabetização e o letramento é a base primordial na vida escolar da criança, pois não apenas abrem portas para a compreensão do conhecimento, como também capacitam os indivíduos a participarem plenamente da sociedade. Diante disso, é necessário desenvolver estratégias para se chegar à alfabetização e ao letramento pleno. Nesse caso, optou-se pelas cantigas de roda como conteúdo a ser trabalhado no processo pedagógico por ser importante na construção do saber na sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa em questão apresenta um relato de experiência em que integra cantigas de roda e gamificação, a fim de desenvolver a alfabetização e o letramento. Nesse processo de aprendizagem, destaca-se que a gamificação favorece e contribui com o ensino ao aprimorar habilidades como formar sílabas e palavras, ler e escrever. Esta pesquisa está embasada nos seguintes teóricos: Ferreira e Teberosky (1986), Freire (1991), Kishimoto (2005), Berbel (2011), Zabala (1998), Bonamino; Coscarelli; Franco (2002), os quais abordam temáticas como alfabetização e letramento, cantigas de roda e gamificação, além do uso e da aplicação de sequências didáticas. Para a realização das atividades, foram usados recursos tecnológicos como os computadores Chromebooks que foram vistos pelos alunos como uma nova possibilidade de aprendizagem prazerosa e divertida. Nessa experiência, destacou-se a relevância da sequência didática na organização do trabalho pedagógico. Ficou evidente que a gamificação com cantigas de roda não só facilita a compreensão dos conteúdos, como também os motivam a resolver e solucionar problemas de leitura e escrita. Assim, foi possível constatar que a articulação de estratégias pedagógicas torna o processo educativo significativo e contribui para o engajamento e o sucesso da aprendizagem do aluno na fase de alfabetização. |
id |
UNIVASF-2_62a6b9a381392e515b144803fd79c9d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1174 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de rodaAlfabetizaçãoCantigas de rodaGamificaçãoA alfabetização e o letramento é a base primordial na vida escolar da criança, pois não apenas abrem portas para a compreensão do conhecimento, como também capacitam os indivíduos a participarem plenamente da sociedade. Diante disso, é necessário desenvolver estratégias para se chegar à alfabetização e ao letramento pleno. Nesse caso, optou-se pelas cantigas de roda como conteúdo a ser trabalhado no processo pedagógico por ser importante na construção do saber na sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa em questão apresenta um relato de experiência em que integra cantigas de roda e gamificação, a fim de desenvolver a alfabetização e o letramento. Nesse processo de aprendizagem, destaca-se que a gamificação favorece e contribui com o ensino ao aprimorar habilidades como formar sílabas e palavras, ler e escrever. Esta pesquisa está embasada nos seguintes teóricos: Ferreira e Teberosky (1986), Freire (1991), Kishimoto (2005), Berbel (2011), Zabala (1998), Bonamino; Coscarelli; Franco (2002), os quais abordam temáticas como alfabetização e letramento, cantigas de roda e gamificação, além do uso e da aplicação de sequências didáticas. Para a realização das atividades, foram usados recursos tecnológicos como os computadores Chromebooks que foram vistos pelos alunos como uma nova possibilidade de aprendizagem prazerosa e divertida. Nessa experiência, destacou-se a relevância da sequência didática na organização do trabalho pedagógico. Ficou evidente que a gamificação com cantigas de roda não só facilita a compreensão dos conteúdos, como também os motivam a resolver e solucionar problemas de leitura e escrita. Assim, foi possível constatar que a articulação de estratégias pedagógicas torna o processo educativo significativo e contribui para o engajamento e o sucesso da aprendizagem do aluno na fase de alfabetização.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadUNIVASFSilva, Juliana G. dahttps://lattes.cnpq.br/0157866181005145Pereira, Geane Gonçalves2024-03-04T17:53:33Z2024-03-04T17:53:33Z2024-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1174porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:51Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1174Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:51Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda |
title |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda |
spellingShingle |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda Pereira, Geane Gonçalves Alfabetização Cantigas de roda Gamificação |
title_short |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda |
title_full |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda |
title_fullStr |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda |
title_full_unstemmed |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda |
title_sort |
Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda |
author |
Pereira, Geane Gonçalves |
author_facet |
Pereira, Geane Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Juliana G. da https://lattes.cnpq.br/0157866181005145 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Geane Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Cantigas de roda Gamificação |
topic |
Alfabetização Cantigas de roda Gamificação |
description |
A alfabetização e o letramento é a base primordial na vida escolar da criança, pois não apenas abrem portas para a compreensão do conhecimento, como também capacitam os indivíduos a participarem plenamente da sociedade. Diante disso, é necessário desenvolver estratégias para se chegar à alfabetização e ao letramento pleno. Nesse caso, optou-se pelas cantigas de roda como conteúdo a ser trabalhado no processo pedagógico por ser importante na construção do saber na sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa em questão apresenta um relato de experiência em que integra cantigas de roda e gamificação, a fim de desenvolver a alfabetização e o letramento. Nesse processo de aprendizagem, destaca-se que a gamificação favorece e contribui com o ensino ao aprimorar habilidades como formar sílabas e palavras, ler e escrever. Esta pesquisa está embasada nos seguintes teóricos: Ferreira e Teberosky (1986), Freire (1991), Kishimoto (2005), Berbel (2011), Zabala (1998), Bonamino; Coscarelli; Franco (2002), os quais abordam temáticas como alfabetização e letramento, cantigas de roda e gamificação, além do uso e da aplicação de sequências didáticas. Para a realização das atividades, foram usados recursos tecnológicos como os computadores Chromebooks que foram vistos pelos alunos como uma nova possibilidade de aprendizagem prazerosa e divertida. Nessa experiência, destacou-se a relevância da sequência didática na organização do trabalho pedagógico. Ficou evidente que a gamificação com cantigas de roda não só facilita a compreensão dos conteúdos, como também os motivam a resolver e solucionar problemas de leitura e escrita. Assim, foi possível constatar que a articulação de estratégias pedagógicas torna o processo educativo significativo e contribui para o engajamento e o sucesso da aprendizagem do aluno na fase de alfabetização. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-04T17:53:33Z 2024-03-04T17:53:33Z 2024-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1174 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448123305984 |