Uma estratégia para o ensino de função afim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jhonison Alves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883
Resumo: This work presents a teaching strategy that uses mathematical modeling to teach the affine function in the context of fueling Flex cars. The objective of the strategy is to develop a teaching method that allows students to understand the affine function in the context of fueling Flex car in a meaningful way. For this, a case study was carried out involving 21 students of the 2nd year of high school at a State School in Itacoatiara/AM. The teaching proposal consisted of an experimental class lasting 200 minutes, in which students were encouraged to mathematically model, represent and analyze the cost of fueling Flex car. The results obtained indicated that the teaching strategy was effective in promoting the understanding of the idea of an affine function and some of its properties, in addition to arousing students' interest in this learning process.
id UFAM-1_de0dc2fec387eac199b6b847418a193d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6883
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Uma estratégia para o ensino de função afimModelagem matemáticaFunção afimAbastecimento de carro FlexCiências exatas e da TerraAnálise matemáticaCapacidade matemática - TestesThis work presents a teaching strategy that uses mathematical modeling to teach the affine function in the context of fueling Flex cars. The objective of the strategy is to develop a teaching method that allows students to understand the affine function in the context of fueling Flex car in a meaningful way. For this, a case study was carried out involving 21 students of the 2nd year of high school at a State School in Itacoatiara/AM. The teaching proposal consisted of an experimental class lasting 200 minutes, in which students were encouraged to mathematically model, represent and analyze the cost of fueling Flex car. The results obtained indicated that the teaching strategy was effective in promoting the understanding of the idea of an affine function and some of its properties, in addition to arousing students' interest in this learning process.Este trabalho apresenta uma estratégia de ensino que utiliza a modelagem matemática para ensinar a função afim no contexto do abastecimento de carros Flex. O objetivo da estratégia é desenvolver um método de ensino que permita aos alunos compreenderem a função afim no contexto do abastecimento de carro Flex de maneira significativa. Para isso, foi realizado um estudo de caso envolvendo 21 alunos do 2º ano do ensino médio de uma Escola Estadual em Itacoatiara/AM. A proposta de ensino consistiu em uma aula experimental com duração de 200 minutos, na qual os alunos foram estimulados a modelar matematicamente, representar e analisar o custo do abastecimento de carro Flex. Os resultados obtidos indicaram que a estratégia de ensino foi eficaz para promover a compreensão da ideia de função afim e de algumas das suas propriedades, além de despertar o interesse dos alunos nesse processo de aprendizagem.2NãoBrasilICE - Instituto de Ciências ExatasItacoatiara (AM)Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - ItacoatiaraSantos, Maria Rosilene Barroso doshttp://lattes.cnpq.br/5772735504029374Oliveira, Disney Douglas de LimaSilva, Roberto Cristóvão MesquitaSilva, Jhonison Alves da2023-08-24T13:40:06Z2023-08-24T13:40:06Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Jhonison Alves da. Uma estratégia para o ensino de função afim. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-24T13:40:38Zoai:localhost:prefix/6883Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T13:40:38Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estratégia para o ensino de função afim
title Uma estratégia para o ensino de função afim
spellingShingle Uma estratégia para o ensino de função afim
Silva, Jhonison Alves da
Modelagem matemática
Função afim
Abastecimento de carro Flex
Ciências exatas e da Terra
Análise matemática
Capacidade matemática - Testes
title_short Uma estratégia para o ensino de função afim
title_full Uma estratégia para o ensino de função afim
title_fullStr Uma estratégia para o ensino de função afim
title_full_unstemmed Uma estratégia para o ensino de função afim
title_sort Uma estratégia para o ensino de função afim
author Silva, Jhonison Alves da
author_facet Silva, Jhonison Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Rosilene Barroso dos
http://lattes.cnpq.br/5772735504029374
Oliveira, Disney Douglas de Lima
Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jhonison Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Função afim
Abastecimento de carro Flex
Ciências exatas e da Terra
Análise matemática
Capacidade matemática - Testes
topic Modelagem matemática
Função afim
Abastecimento de carro Flex
Ciências exatas e da Terra
Análise matemática
Capacidade matemática - Testes
description This work presents a teaching strategy that uses mathematical modeling to teach the affine function in the context of fueling Flex cars. The objective of the strategy is to develop a teaching method that allows students to understand the affine function in the context of fueling Flex car in a meaningful way. For this, a case study was carried out involving 21 students of the 2nd year of high school at a State School in Itacoatiara/AM. The teaching proposal consisted of an experimental class lasting 200 minutes, in which students were encouraged to mathematically model, represent and analyze the cost of fueling Flex car. The results obtained indicated that the teaching strategy was effective in promoting the understanding of the idea of an affine function and some of its properties, in addition to arousing students' interest in this learning process.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-24T13:40:06Z
2023-08-24T13:40:06Z
2023-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Jhonison Alves da. Uma estratégia para o ensino de função afim. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883
identifier_str_mv SILVA, Jhonison Alves da. Uma estratégia para o ensino de função afim. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICE - Instituto de Ciências Exatas
Itacoatiara (AM)
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICE - Instituto de Ciências Exatas
Itacoatiara (AM)
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061062215434240