Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_42cf16110d8c097eb541106edd370f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/23898 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.Teoria dos Registros de Representação SemióticasModelagem MatemáticaFunção AfimCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, da Educação Matemática Crítica e dos Registros de Representação Semióticas. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que durante dezesseis encontros realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas, pautou-se na possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes a teoria de Raymond Duval. Diante dos registros apresentados foi evidenciado que em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim), apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica mediante aos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro, e que, para a primeira faixa de consumo, o individuo que obteve um menor consumo real, paga a mesma quantia daquele que consumiu mais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaBoiago, Carlos Eduardo Petronilhohttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006Pires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157Marim, Vlademirhttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477Silva, Homero Ghiotihttp://lattes.cnpq.br/1349352064493469Costa, Cássia Silva2019-01-16T13:03:16Z2019-01-16T13:03:16Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-01-16T13:07:59Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23898Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-16T13:07:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
title |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
spellingShingle |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. Costa, Cássia Silva Teoria dos Registros de Representação Semióticas Modelagem Matemática Função Afim CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
title_full |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
title_fullStr |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
title_sort |
Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
author |
Costa, Cássia Silva |
author_facet |
Costa, Cássia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boiago, Carlos Eduardo Petronilho http://lattes.cnpq.br/0435820906050006 Pires, Rogério Fernando http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 Marim, Vlademir http://lattes.cnpq.br/8618346653372477 Silva, Homero Ghioti http://lattes.cnpq.br/1349352064493469 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cássia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria dos Registros de Representação Semióticas Modelagem Matemática Função Afim CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
Teoria dos Registros de Representação Semióticas Modelagem Matemática Função Afim CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 2019-01-16T13:03:16Z 2019-01-16T13:03:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898 |
identifier_str_mv |
Costa, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569680497180672 |