As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Heloísa Geovanna Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
Resumo: This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child.
id UFAM-1_e2a7387359b2faa6724b2eabf3acc9da
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6915
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de ManausJogosBrincadeirasDesenvolvimentoBrincarEducação InfantilGamesPlayDevelopmentTo playChild educationCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação infantil - Manaus (AM)Professores de educação infantilJogos infantisJogos educativosBrincadeirasThis course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child.O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil, como indispensáveis para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. Teve como objetivo compreender que concepções sobre jogos e brincadeiras orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. Objetivou, ainda sistematizar as contribuições teóricas de autores que se dedicam aos jogos e brincadeiras como objeto de pesquisa, assim como identificar e averiguar as concepções das professoras da creche a respeito do papel de jogos e brincadeiras na formação das crianças. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem qualitativa, com trabalho de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com as professoras da creche. Os resultados demonstraram que as professoras da creche compreendem a relevância do brincar na primeira etapa da Educação Básica como imprescindível para a aprendizagem das habilidades e para o desenvolvimento integral da criança.1NãoBrasilFACED - Faculdade de EducaçãoManaus (AM)Pedagogia - Licenciatura - ManausBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Both, Ilaine Inêshttp://lattes.cnpq.br/6659627162111294https://orcid.org/0000-0002-2570-4392https://orcid.org/0000-0003-1673-5872Pinto, Heloísa Geovanna Martins2023-09-19T20:54:41Z2023-09-19T20:54:41Z2023-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-09-19T20:55:36Zoai:localhost:prefix/6915Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-09-19T20:55:36Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
spellingShingle As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
Pinto, Heloísa Geovanna Martins
Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Brincar
Educação Infantil
Games
Play
Development
To play
Child education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação infantil - Manaus (AM)
Professores de educação infantil
Jogos infantis
Jogos educativos
Brincadeiras
title_short As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_full As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_fullStr As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_full_unstemmed As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_sort As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
author Pinto, Heloísa Geovanna Martins
author_facet Pinto, Heloísa Geovanna Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bissoli, Michelle de Freitas
http://lattes.cnpq.br/8731672923902328
Both, Ilaine Inês
http://lattes.cnpq.br/6659627162111294
https://orcid.org/0000-0002-2570-4392
https://orcid.org/0000-0003-1673-5872
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Heloísa Geovanna Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Brincar
Educação Infantil
Games
Play
Development
To play
Child education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação infantil - Manaus (AM)
Professores de educação infantil
Jogos infantis
Jogos educativos
Brincadeiras
topic Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Brincar
Educação Infantil
Games
Play
Development
To play
Child education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação infantil - Manaus (AM)
Professores de educação infantil
Jogos infantis
Jogos educativos
Brincadeiras
description This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T20:54:41Z
2023-09-19T20:54:41Z
2023-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
identifier_str_mv PINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FACED - Faculdade de Educação
Manaus (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FACED - Faculdade de Educação
Manaus (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274322617237504