As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915 |
Resumo: | This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child. |
id |
UFAM-1_e2a7387359b2faa6724b2eabf3acc9da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6915 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de ManausJogosBrincadeirasDesenvolvimentoBrincarEducação InfantilGamesPlayDevelopmentTo playChild educationCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação infantil - Manaus (AM)Professores de educação infantilJogos infantisJogos educativosBrincadeirasThis course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child.O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil, como indispensáveis para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. Teve como objetivo compreender que concepções sobre jogos e brincadeiras orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. Objetivou, ainda sistematizar as contribuições teóricas de autores que se dedicam aos jogos e brincadeiras como objeto de pesquisa, assim como identificar e averiguar as concepções das professoras da creche a respeito do papel de jogos e brincadeiras na formação das crianças. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem qualitativa, com trabalho de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com as professoras da creche. Os resultados demonstraram que as professoras da creche compreendem a relevância do brincar na primeira etapa da Educação Básica como imprescindível para a aprendizagem das habilidades e para o desenvolvimento integral da criança.1NãoBrasilFACED - Faculdade de EducaçãoManaus (AM)Pedagogia - Licenciatura - ManausBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Both, Ilaine Inêshttp://lattes.cnpq.br/6659627162111294https://orcid.org/0000-0002-2570-4392https://orcid.org/0000-0003-1673-5872Pinto, Heloísa Geovanna Martins2023-09-19T20:54:41Z2023-09-19T20:54:41Z2023-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-09-19T20:55:36Zoai:localhost:prefix/6915Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-09-19T20:55:36Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
title |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
spellingShingle |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus Pinto, Heloísa Geovanna Martins Jogos Brincadeiras Desenvolvimento Brincar Educação Infantil Games Play Development To play Child education CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação infantil - Manaus (AM) Professores de educação infantil Jogos infantis Jogos educativos Brincadeiras |
title_short |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
title_full |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
title_fullStr |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
title_full_unstemmed |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
title_sort |
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
author |
Pinto, Heloísa Geovanna Martins |
author_facet |
Pinto, Heloísa Geovanna Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bissoli, Michelle de Freitas http://lattes.cnpq.br/8731672923902328 Both, Ilaine Inês http://lattes.cnpq.br/6659627162111294 https://orcid.org/0000-0002-2570-4392 https://orcid.org/0000-0003-1673-5872 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Heloísa Geovanna Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Brincadeiras Desenvolvimento Brincar Educação Infantil Games Play Development To play Child education CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação infantil - Manaus (AM) Professores de educação infantil Jogos infantis Jogos educativos Brincadeiras |
topic |
Jogos Brincadeiras Desenvolvimento Brincar Educação Infantil Games Play Development To play Child education CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação infantil - Manaus (AM) Professores de educação infantil Jogos infantis Jogos educativos Brincadeiras |
description |
This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19T20:54:41Z 2023-09-19T20:54:41Z 2023-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915 |
identifier_str_mv |
PINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274322617237504 |