A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iff, Ana Raquel de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28876
Resumo: A presente monografia busca, através do diálogo com registros de campo, compreender as potencialidades encontradas no brincar e nas brincadeiras dentro do cotidiano da Educação Infantil. Sabendo das conquistas apresentadas na atual legislação brasileira para a educação das crianças parte-se de uma breve análise deste documento. Posteriormente, traz-se estudos teóricos sobre o brincar e as brincadeiras que apresentam sua relevância para o desenvolvimento e aprendizagem juvenil, assim como sua inserção no mundo da cultura. O presente estudo também apresenta experiências em contextos nos quais a brincadeira não era tratada como eixo estruturante das práticas pedagógicas e suas consequências. Por fim, demonstra-se o campo no qual foi possível compreender e vivenciar a brincadeira na centralidade do cotidiano das crianças, analisando-se na perspectiva teórico-prática o papel do professor, sua perspectiva observadora e o registro como prática pedagógica. Ao final desta pesquisa conclui-se que, quando adotada uma postura comprometida com a infância, as crianças são protagonistas de suas aprendizagens através e com o brincar.
id UFF-2_d2ed027000b0d77fbdfdb662f8415744
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28876
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFFBrincadeirasBrincarEducação InfantilProfessora brincanteBrincadeiraEducação infantilGamesPlayEarly Childhood EducationPlaying teacherA presente monografia busca, através do diálogo com registros de campo, compreender as potencialidades encontradas no brincar e nas brincadeiras dentro do cotidiano da Educação Infantil. Sabendo das conquistas apresentadas na atual legislação brasileira para a educação das crianças parte-se de uma breve análise deste documento. Posteriormente, traz-se estudos teóricos sobre o brincar e as brincadeiras que apresentam sua relevância para o desenvolvimento e aprendizagem juvenil, assim como sua inserção no mundo da cultura. O presente estudo também apresenta experiências em contextos nos quais a brincadeira não era tratada como eixo estruturante das práticas pedagógicas e suas consequências. Por fim, demonstra-se o campo no qual foi possível compreender e vivenciar a brincadeira na centralidade do cotidiano das crianças, analisando-se na perspectiva teórico-prática o papel do professor, sua perspectiva observadora e o registro como prática pedagógica. Ao final desta pesquisa conclui-se que, quando adotada uma postura comprometida com a infância, as crianças são protagonistas de suas aprendizagens através e com o brincar.The present research aims to understand the potentialities found in games and playing within the daily routine of Early Childhood Education, based on dialogue and field records. Knowing the achievements presented in the current Brazilian legislation for the education of children, the present work starts with a brief analysis of this document. Subsequently, it brings theoretical studies on games and play that present their relevance to youth development and learning, as well as their insertion into the world of culture. This study also presents experiences in contexts where the games and play were not treated as a structuring axis of pedagogical practices and their consequences. Finally, it is shown the field in which it was possible to understand and experience the centrality of play in the daily life of children, analysing in the theoretical- practical perspective the role of the teacher, its observer perspective and the record as pedagogical practice. At the end of this research it was concluded that, when a posture committed to childhood is adopted, children are the protagonists of their learning through and with playing.60 f.Maia, Marta Nidia Varella GomesOstetto, Luciana EsmeraldaIff, Ana Raquel de Carvalho2023-05-17T14:18:46Z2023-05-17T14:18:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfIFF, Ana Raquel de Carvalho. A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28876CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-17T14:18:50Zoai:app.uff.br:1/28876Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-17T14:18:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
title A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
spellingShingle A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
Iff, Ana Raquel de Carvalho
Brincadeiras
Brincar
Educação Infantil
Professora brincante
Brincadeira
Educação infantil
Games
Play
Early Childhood Education
Playing teacher
title_short A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
title_full A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
title_fullStr A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
title_full_unstemmed A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
title_sort A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
author Iff, Ana Raquel de Carvalho
author_facet Iff, Ana Raquel de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Marta Nidia Varella Gomes
Ostetto, Luciana Esmeralda
dc.contributor.author.fl_str_mv Iff, Ana Raquel de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Brincar
Educação Infantil
Professora brincante
Brincadeira
Educação infantil
Games
Play
Early Childhood Education
Playing teacher
topic Brincadeiras
Brincar
Educação Infantil
Professora brincante
Brincadeira
Educação infantil
Games
Play
Early Childhood Education
Playing teacher
description A presente monografia busca, através do diálogo com registros de campo, compreender as potencialidades encontradas no brincar e nas brincadeiras dentro do cotidiano da Educação Infantil. Sabendo das conquistas apresentadas na atual legislação brasileira para a educação das crianças parte-se de uma breve análise deste documento. Posteriormente, traz-se estudos teóricos sobre o brincar e as brincadeiras que apresentam sua relevância para o desenvolvimento e aprendizagem juvenil, assim como sua inserção no mundo da cultura. O presente estudo também apresenta experiências em contextos nos quais a brincadeira não era tratada como eixo estruturante das práticas pedagógicas e suas consequências. Por fim, demonstra-se o campo no qual foi possível compreender e vivenciar a brincadeira na centralidade do cotidiano das crianças, analisando-se na perspectiva teórico-prática o papel do professor, sua perspectiva observadora e o registro como prática pedagógica. Ao final desta pesquisa conclui-se que, quando adotada uma postura comprometida com a infância, as crianças são protagonistas de suas aprendizagens através e com o brincar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17T14:18:46Z
2023-05-17T14:18:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IFF, Ana Raquel de Carvalho. A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28876
identifier_str_mv IFF, Ana Raquel de Carvalho. A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838851750690816