Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deborah da Silva Braz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1417
Resumo: A família Lauraceae destaca-se pela predominância na composição florística de grande parte dos ecossistemas florestais do país e pelo seu potencial aromático, madeireiro e medicinal. Estudos mostram que estas espécies são compostas quimicamente por alcalóides, neolignanas, sesquiterpernos, fenilpropanóides, flavonóides e taninos, classes de metabólicos especiais que têm mostrado muita atividade biológica, tais como vermífugas, antibacterianas, inseticidas e antioxidantes. A procura de substâncias naturais, biologicamente ativas, tem encorajado a utilização de substâncias como agentes antioxidantes em alimentos e em medicamento à base de plantas. Espécies reativas de oxigênio (EROs) são formadas e degradadas por organismos aeróbicos, sendo sua formação conduzida a concentrações fisiológicas, requeridas para a função celular normal, ou quantidades excessivas que levam ao aumento do estresse oxidativo , o que tem levado a fisiopatologia de várias doenças crônicas, tais como arteriosclerose, câncer, e doenças degenerativas. Dessa forma, a descoberta de novas substâncias com capacidade antioxidante pode ser de grande relevância na prevenção e terapêutica de doenças relacionadas com o aumento do estresse oxidativo. O objetivo deste trabalho é avaliar a atividade antioxidante dos extratos etanólicos de espécies pouco conhecidas da família Lauraceae através dos ensaios espectrofotométrico com o radical 2,2 difenil-1-picril-hidrazil (DPPH ), o radical 2,2 -azinobis-(3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) (ABTS +), com os fenóis totais e com superóxido, determinando assim a capacidade e o potencial de novas espécies vegetais na captura de radicais livres.
id UFAM-1_e53dc47163e9d2a8accc9bc919d362b5
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1417
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família LauraceaeLauraceaeAnti-oxidantesAlcalóidesCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAISA família Lauraceae destaca-se pela predominância na composição florística de grande parte dos ecossistemas florestais do país e pelo seu potencial aromático, madeireiro e medicinal. Estudos mostram que estas espécies são compostas quimicamente por alcalóides, neolignanas, sesquiterpernos, fenilpropanóides, flavonóides e taninos, classes de metabólicos especiais que têm mostrado muita atividade biológica, tais como vermífugas, antibacterianas, inseticidas e antioxidantes. A procura de substâncias naturais, biologicamente ativas, tem encorajado a utilização de substâncias como agentes antioxidantes em alimentos e em medicamento à base de plantas. Espécies reativas de oxigênio (EROs) são formadas e degradadas por organismos aeróbicos, sendo sua formação conduzida a concentrações fisiológicas, requeridas para a função celular normal, ou quantidades excessivas que levam ao aumento do estresse oxidativo , o que tem levado a fisiopatologia de várias doenças crônicas, tais como arteriosclerose, câncer, e doenças degenerativas. Dessa forma, a descoberta de novas substâncias com capacidade antioxidante pode ser de grande relevância na prevenção e terapêutica de doenças relacionadas com o aumento do estresse oxidativo. O objetivo deste trabalho é avaliar a atividade antioxidante dos extratos etanólicos de espécies pouco conhecidas da família Lauraceae através dos ensaios espectrofotométrico com o radical 2,2 difenil-1-picril-hidrazil (DPPH ), o radical 2,2 -azinobis-(3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) (ABTS +), com os fenóis totais e com superóxido, determinando assim a capacidade e o potencial de novas espécies vegetais na captura de radicais livres.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPrograma PIBIC 2008UFAMValdir Florêncio da Veiga JuniorDeborah da Silva Braz2016-09-23T14:09:14Z2016-09-23T14:09:14Z2009-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1417application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T03:56:09Zoai:localhost:prefix/1417Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T03:56:09Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
title Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
spellingShingle Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
Deborah da Silva Braz
Lauraceae
Anti-oxidantes
Alcalóides
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
title_short Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
title_full Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
title_fullStr Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
title_full_unstemmed Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
title_sort Avaliação das Atividades Antioxidantes de Espécies Amazônicas da Família Lauraceae
author Deborah da Silva Braz
author_facet Deborah da Silva Braz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valdir Florêncio da Veiga Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Deborah da Silva Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Lauraceae
Anti-oxidantes
Alcalóides
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
topic Lauraceae
Anti-oxidantes
Alcalóides
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
description A família Lauraceae destaca-se pela predominância na composição florística de grande parte dos ecossistemas florestais do país e pelo seu potencial aromático, madeireiro e medicinal. Estudos mostram que estas espécies são compostas quimicamente por alcalóides, neolignanas, sesquiterpernos, fenilpropanóides, flavonóides e taninos, classes de metabólicos especiais que têm mostrado muita atividade biológica, tais como vermífugas, antibacterianas, inseticidas e antioxidantes. A procura de substâncias naturais, biologicamente ativas, tem encorajado a utilização de substâncias como agentes antioxidantes em alimentos e em medicamento à base de plantas. Espécies reativas de oxigênio (EROs) são formadas e degradadas por organismos aeróbicos, sendo sua formação conduzida a concentrações fisiológicas, requeridas para a função celular normal, ou quantidades excessivas que levam ao aumento do estresse oxidativo , o que tem levado a fisiopatologia de várias doenças crônicas, tais como arteriosclerose, câncer, e doenças degenerativas. Dessa forma, a descoberta de novas substâncias com capacidade antioxidante pode ser de grande relevância na prevenção e terapêutica de doenças relacionadas com o aumento do estresse oxidativo. O objetivo deste trabalho é avaliar a atividade antioxidante dos extratos etanólicos de espécies pouco conhecidas da família Lauraceae através dos ensaios espectrofotométrico com o radical 2,2 difenil-1-picril-hidrazil (DPPH ), o radical 2,2 -azinobis-(3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) (ABTS +), com os fenóis totais e com superóxido, determinando assim a capacidade e o potencial de novas espécies vegetais na captura de radicais livres.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-25
2016-09-23T14:09:14Z
2016-09-23T14:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1417
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
Programa PIBIC 2008
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
Programa PIBIC 2008
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274260636958720