Produção de sabão a partir do óleo residual: metodologia didática como forma de preservação do meio ambiente
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5929 |
Resumo: | This paper aims to show an experimental intervention project that recycled residual oil as a theoretical and practical teaching tool on soap production for environmental, social and entrepreneurial awareness of high school students. The activity was carried out in a public school in Coari city, Amazon. Thematic workshop was held in the environment week, with students from the 2nd and 3rd year of high school at night turn. The students could reflect on the consequences of inadequate disposal of waste oils in environment and thinking to use this soap homemade as economic possibity. In addition, the students were able to put into practice the theoretical concepts of Chemistry and contribute to the learning of the contents of stoichiometry and transformation of matter. |
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Produção de sabão a partir do óleo residual: metodologia didática como forma de preservação do meio ambienteProduction of soap from residual oil: didactic methodology as a way to preserve the environmentEnsino de QuímicaEducação AmbientalReciclagemÓleoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAÓleo de cozinhaSabão artesanalConscientização ambientalMeio ambienteThis paper aims to show an experimental intervention project that recycled residual oil as a theoretical and practical teaching tool on soap production for environmental, social and entrepreneurial awareness of high school students. The activity was carried out in a public school in Coari city, Amazon. Thematic workshop was held in the environment week, with students from the 2nd and 3rd year of high school at night turn. The students could reflect on the consequences of inadequate disposal of waste oils in environment and thinking to use this soap homemade as economic possibity. In addition, the students were able to put into practice the theoretical concepts of Chemistry and contribute to the learning of the contents of stoichiometry and transformation of matter.Este estudo refere-se a um projeto de intervenção experimental e teve como objetivo a utilização da reciclagem do óleo residual como ferramenta de ensino teórico-prática sobre produção de sabão como ferramenta para conscientização ambiental, social e empreendedora de alunos do Ensino Médio. A atividade foi realizada em uma escola pública no município de Coari, Amazonas, por meio de uma oficina temática na semana do meio ambiente, com alunos do 2° e 3° ano do turno noturno. Pode-se refletir sobre as consequências do descarte inadequado dos óleos residuais no meio ambiente e o papel social que a reciclagem apresenta, podendo se tornar uma fonte de renda para a população. Em acréscimo, os discentes puderam pôr em prática os conceitos teóricos de Química e contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de estequiometria e transformação da matéria.1Utilizar ilustraçõesNãoBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)Coari-AMCiências: Biologia e Química - Licenciatura - CoariYamaguchi, Klenicy Kazumy de Limahttp://lattes.cnpq.br/9935066425464773https://orcid.org/0000-0001-7998-410Xhttps://orcid.org/0000-0001-7998-410XCleto, Raina Queiroz2021-07-29T21:51:45Z2021-07-302021-07-29T21:51:45Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisYAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; SILVA, Alessandra Barbosa; CLETO, Raina Queiroz. PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL. Revista Científica Faema, [S.L.], v. 12, n. 1, p. 71-80, 15 abr. 2021. Revista FAEMA. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v12i1.881.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5929por1. Morsch MRS, Mascaro JJ, Pandolfo A. Sustentabilidade urbana: recuperação dos rios como um dos princípios da infraestrutura verde. Ambient. constr., 2017;17(4): 305-321. https://doi.org/10.1590/s1678-86212017000400199. 2. Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Conceitos de Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-deeducacao-ambiental>. Acesso em: 10 março de 2021. 3. Dias GF. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. 4. Jacobi P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesqui.2003; 118(1):189-206.https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008. 5. Rodrigues, DG, Saheb D. A educação ambiental na educação infantil segundo os saberes de Morin. Rev. Bras. Estud. Pedagog.2018;99(253): 573-588. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3607.6. Amaral VA, Chaud MV, Reigota MAS. Alternativas políticas e pedagógicas da produção de sabão artesanal: um diálogo com a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA).2019;14(3):50-74. 7. Fernandes, T; Mendes Junior, JMM; SÁ, AFC; OLIVEIRAS, VR. Fabricação artesanal de sabão caseiro a partir do reúso do óleo de cozinha como forma de renda extra e incentivo a formação de empreendimentos familiares. Raízes e Rumos.2019; 7(1):37-48. 8. Yamaguchi KKLY, Araújo EA. uso do modelo POE (previsão-observação– explicação) aplicando as disciplinas de química e matemática em favor do meio ambiente. Revista REAMEC.2020;8(1):96-111. 9. Leff E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder.Petrópolis-RJ: Vozes, 2001. 10. Silva LNA, Braz CO, Pinheiro ASF. Confecção de sabão caseiro a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha como ferramenta de Educação Ambiental em escolas de Santarém-Pará.VII Congresso Brasileiro de Gestão AmbientalConGeA, CampoGrande/MS, 2017 12. Severino, AJ. Metodologia do Trabalho Científico. 24. Ed, São Paulo: Cortez, 2016. 14. Fischer ML, Cunha TR, Lummertz TB, Martins GZ. Caminho do diálogo II: ampliando a experiência bioética para o ensino médio. Rev. Bioét.2020; 28(1):47- 57. https://doi.org/10.1590/1983-80422020281366. 15. Schott Filho O. et al. Projeto Estiva: Uma iniciativa de gestão de resíduos sólidos urbanos em comunidades de baixa renda. Revista ELO-Diálogos em Extensão.2017;6(3):1-10. 16. Cardoso BSBYBA, Marcelino AS, Louise MJ, Ferreira Teixeira A, Fernandes ML. Projeto Sabão Ecológico: uma estratégia educacional para a reciclagem do óleo de cozinha no município de Viçosa. ELO.2020;6(3). Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1225 17. Costa AO, Carneiro BH, Almeida BG. Educação ambiental: conscientização que não pode faltar no âmbito escolar. Revista Eletrônica das Licenciaturas/EUL.2013; 1(5): 81-94.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-01T18:49:24Zoai:localhost:prefix/5929Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-01T18:49:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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