A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Bianca Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5931
Resumo: This work aims using of elaboration of handmade soap from residual oils as a tool for science teaching. The activity was carried out with students from the 8th and 9th grade of elementary school, in Coari city, Amazon. Homemade soap and liquid soap (detergent) were produced in experimental class. impact of improper disposal of cooking oil on the environment and the transformation of matter were explored. Students presented the result of the activity in a cultural project by the school on the environment. The students presented the product made by them followed by a short explanation. The results demonstrate an evolution in the students' perspective related to the care for the environment and a greater understanding of alternatives for the disposal and reuse of cooking oil.
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The results demonstrate an evolution in the students' perspective related to the care for the environment and a greater understanding of alternatives for the disposal and reuse of cooking oil.Este trabalho objetiva apresentar a utilização de uma oficina de elaboração de sabão artesanal a partir de óleos residuais como ferramenta para o ensino de Ciências. A proposta didática foi realizada com alunos do 8º e 9° ano do Ensino Fundamental, em uma cidade no interior do Amazonas, Coari. Por meio de atividade experimental foi produzido sabão caseiro em barra e sabão líquido (detergente), onde se explorou os conceitos e valores relacionados ao impacto do descarte inadequado do óleo de cozinha para o meio ambiente e as transformações da matéria. Posteriormente os discentes apresentaram o resultado da atividade em uma feira cultural realizada pela escola sobre o meio ambiente. Os alunos apresentaram o produto feito por eles seguido de uma pequena explicação. Os resultados demonstram uma evolução na perspectiva dos discentes relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e uma maior compreensão sobre alternativas para o descarte e reutilização do óleo de cozinha.5SimBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)Coari-AMCiências: Biologia e Química - Licenciatura - CoariYamaguchi, Klenicy Kazumy de Limahttp://lattes.cnpq.br/3160515302550822https://orcid.org/0000-0001-7998-410Xhttps://orcid.org/0000-0001-7998-410XNeves, Bianca Ferreira2021-08-01T21:52:20Z2021-08-032021-08-01T21:52:20Z2021-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5931porAMARAL, V. A.; CHAUD, M. V.; REIGOTA, M. A. DOS S. Alternativas políticas e pedagógicas da produção de sabão artesanal: um diálogo com a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 3, p. 50-74, 2019.BALDASSO, E.; PARADELA, A. L.; Reaproveitamento de óleo de fritura na fabricação de sabão. 2010. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/engenhariaambiental/include/getdoc.php?id=1059&article=462&mod e=pdf. Acesso em: 8 ago. 2019. BNCC, Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapaensino-medio. Acesso em: 4 fev. 2020. BRASIL, R. M. Oficina de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 16., 2012, Santa Maria. Anais…, Santa Maria, 2012, p.1–7. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/6173.pdf. Acesso em: 7 mar. 2020. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, 2003. JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, v. 118, n. 1, p. 189-206, 2003. LEITE, D. M. N. Práticas pedagógicas para o ensino de ciências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. MONTE, E. F.; FAGUNDES, T. C.; XIMENENS, A. F.; MOURA, F. S.; COSTA, A. R. S. Impacto ambiental causado pelo descarte de óleo; Estudo de caso da percepção dos moradores de Maranguape I, Paulista–PE. Revista Geama, v. 1, n. 2, p. 205-219, 2015. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. SILVA, A. J.; SANTOS, W. L. P. Conhecimento popular e a Educação CTS em oficinas de sabão caseiro.Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1931–1946, 2016. SILVA, C. S. et al. Oficina de produção de sabão com óleo usado de cozinha: Conscientização Ambiental no interior de Goiás. Tecnia, v. 1, n. 1, p. 119-130, 2016. SILVA, L. N. A.; BRAZ, C. O.; PINHEIRO, A. S.F. 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