Fotomontagem digital entre o real e o fictício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Samia Natividade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472
Resumo: This research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a practical research with a series of photographic experimentations, searching on fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes.
id UFAM-1_f264bf82ae4dcc1c41c7e1eb48314f72
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6472
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Fotomontagem digital entre o real e o fictícioPhotomontageDigitalSurrealismPoeticswater reflectionLINGUISTICA, LETRAS E ARTESFotomontagensThis research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a practical research with a series of photographic experimentations, searching on fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes.Esta pesquisa em artes visuais explora os aspectos criativos e poéticos da fotomontagem digital enquanto possibilitadora de criação de novos mundos entre o real e o fictício. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento da fotografia, da fotomontagem analógica à digital e da desconstrução da imagem fotográfica como referente do real. Foi feito um estudo das produções surrealistas em fotomontagens e de suas criações de mundos oníricos projetados por meio de edição de imagens. Paralelo à teoria, desenvolvi uma pesquisa prática com uma série de experimentações fotográficas, buscando na fragmentação e colagem, narrativas oníricas, que resultou em uma poética de confronto da realidade do sujeito com seus desejos subliminares projetados em espelho d’água, que refletem e o expõe oposição. Como apoio teórico para o estudo foi utilizada a metodologia de Sandra Rey para a pesquisa em processos artísticos.1NãoBRASILICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins - AMArtes Visuais - Licenciatura - ParintinsSouza, Idevan Almeidahttp://lattes.cnpq.br/9416244848697521Wielewicki, Fabiana Feronhahttp://lattes.cnpq.br/8251777650815237Silva, Marcelo Rodrigo dahttp://lattes.cnpq.br/0668594333072493Brasil, Samia Natividade2022-10-10T17:44:24Z2022-10-152022-10-10T17:44:24Z2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRASIL, Samia Natividade. Fotomontagem digital entre o real e o fictício. Monografia. 68 f. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Parintins: 2022.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472porABRAMOVIC; Mariana. A artista está presente. Museum of Modern Art, New York, 2010. AREAL, Leonor - O que é uma imagem? Cadernos PAR. N.º 5, p. 59-80. LEIRIA – PT: 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.8/566. Acessado em: 04 de abril de 2022. AUMOUNT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Papirus Editora. Campinas - SP, 2012. BERNARDINO, Paulo. Arte e tecnologia: Intersecções. ARS, v.8, n 16, São Paulo: 2012. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/s1678-53202010000200004/ BERNARDO; Juliana Ferreira. Colagem nos meios imagéticos contemporâneos. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. São Paulo, 2010. BOITO, Sofia. O ato fotográfico como ação performática. Dissertação. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo: 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002454434/. Acessado em: 21 de março de 2022. CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. CARVALHO, Mariana Tiso; CALEIRO, Maurício de Medeiros. Uma análise de aspectos dadá-surrealistas presentes no trabalho fotográfico de Man Ray. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo: 2011. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0273-1.pdf/. Acessado em: 30 de março de 2022. CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como “introdução à arte moderna”: visões moernistas sobre a fotografia e o surrealismo. Revista ARS São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.doi.org/10.1590/S1678-53202003000100007/ . FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. FABRIS; Annateresa. O artista como produtor: John Heartfild e a fotomontagem. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, CBHA – 2002. GIANSANTE; Cristiano, CASTRAL; Paulo Cesar. Fotomontagem, política e surrealismo: relações perceptivas em uma arte de transformação. Geometrias & Graphica, Florianópolis – SC, 2015. KOSSOY, Boris. Fotografia & Historia. 2 ed. São Paulo – SP: Ateliê editorial, 2001. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Editora Zahar. Rio de Janeiro, 2008. MACHADO, Arlindo. Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores. Revista EcoPós, v. 18, n. 1, p. 27-35. São Paulo – SP: 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/2392 . MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Companhia das Letras. São Paulo: 2001. NOVIKOFF, Cristina; VITORIO, Alvaro (org). Fotografia: diálogos interdisciplinares. Editora Pontocom. São Paulo: 2016. REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.) O meio como ponto zero : metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre : E. Universidade/UFRGS, 2002. p.123-140. SILVA, Rogério de Souza. Fotomontagem digital: a fotografia como resultado do processo metodológico do design gráfico. Belo Horizonte, 2016. 68 SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho de. A manipulação fotográfica como processo de representação do real: a reconstrução da realidade. Passages de Paris Édition Spéciale. p.193-203. Paris: 2009. Disponível em: https://www.sopcom.pt/publicacoes/201101191214- artigo_passages_de_paris__2009.pdf/. SOUZA, Idevan Almeida de. A presença das tecnologias digitais nos processos artísticos e um olhar aproximado sobre a produção do artista Josinaldo Matos. Universidade Federal do Amazonas, Parintins - AM, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-10T17:45:41Zoai:localhost:prefix/6472Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-10-10T17:45:41Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotomontagem digital entre o real e o fictício
title Fotomontagem digital entre o real e o fictício
spellingShingle Fotomontagem digital entre o real e o fictício
Brasil, Samia Natividade
Photomontage
Digital
Surrealism
Poetics
water reflection
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fotomontagens
title_short Fotomontagem digital entre o real e o fictício
title_full Fotomontagem digital entre o real e o fictício
title_fullStr Fotomontagem digital entre o real e o fictício
title_full_unstemmed Fotomontagem digital entre o real e o fictício
title_sort Fotomontagem digital entre o real e o fictício
author Brasil, Samia Natividade
author_facet Brasil, Samia Natividade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Idevan Almeida
http://lattes.cnpq.br/9416244848697521
Wielewicki, Fabiana Feronha
http://lattes.cnpq.br/8251777650815237
Silva, Marcelo Rodrigo da
http://lattes.cnpq.br/0668594333072493
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Samia Natividade
dc.subject.por.fl_str_mv Photomontage
Digital
Surrealism
Poetics
water reflection
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fotomontagens
topic Photomontage
Digital
Surrealism
Poetics
water reflection
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fotomontagens
description This research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a practical research with a series of photographic experimentations, searching on fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10T17:44:24Z
2022-10-15
2022-10-10T17:44:24Z
2022-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASIL, Samia Natividade. Fotomontagem digital entre o real e o fictício. Monografia. 68 f. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Parintins: 2022.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472
identifier_str_mv BRASIL, Samia Natividade. Fotomontagem digital entre o real e o fictício. Monografia. 68 f. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Parintins: 2022.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABRAMOVIC; Mariana. A artista está presente. Museum of Modern Art, New York, 2010. AREAL, Leonor - O que é uma imagem? Cadernos PAR. N.º 5, p. 59-80. LEIRIA – PT: 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.8/566. Acessado em: 04 de abril de 2022. AUMOUNT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Papirus Editora. Campinas - SP, 2012. BERNARDINO, Paulo. Arte e tecnologia: Intersecções. ARS, v.8, n 16, São Paulo: 2012. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/s1678-53202010000200004/ BERNARDO; Juliana Ferreira. Colagem nos meios imagéticos contemporâneos. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. São Paulo, 2010. BOITO, Sofia. O ato fotográfico como ação performática. Dissertação. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo: 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002454434/. Acessado em: 21 de março de 2022. CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. CARVALHO, Mariana Tiso; CALEIRO, Maurício de Medeiros. Uma análise de aspectos dadá-surrealistas presentes no trabalho fotográfico de Man Ray. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo: 2011. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0273-1.pdf/. Acessado em: 30 de março de 2022. CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como “introdução à arte moderna”: visões moernistas sobre a fotografia e o surrealismo. Revista ARS São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.doi.org/10.1590/S1678-53202003000100007/ . FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. FABRIS; Annateresa. O artista como produtor: John Heartfild e a fotomontagem. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, CBHA – 2002. GIANSANTE; Cristiano, CASTRAL; Paulo Cesar. Fotomontagem, política e surrealismo: relações perceptivas em uma arte de transformação. Geometrias & Graphica, Florianópolis – SC, 2015. KOSSOY, Boris. Fotografia & Historia. 2 ed. São Paulo – SP: Ateliê editorial, 2001. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Editora Zahar. Rio de Janeiro, 2008. MACHADO, Arlindo. Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores. Revista EcoPós, v. 18, n. 1, p. 27-35. São Paulo – SP: 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/2392 . MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Companhia das Letras. São Paulo: 2001. NOVIKOFF, Cristina; VITORIO, Alvaro (org). Fotografia: diálogos interdisciplinares. Editora Pontocom. São Paulo: 2016. REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.) O meio como ponto zero : metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre : E. Universidade/UFRGS, 2002. p.123-140. SILVA, Rogério de Souza. Fotomontagem digital: a fotografia como resultado do processo metodológico do design gráfico. Belo Horizonte, 2016. 68 SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho de. A manipulação fotográfica como processo de representação do real: a reconstrução da realidade. Passages de Paris Édition Spéciale. p.193-203. Paris: 2009. Disponível em: https://www.sopcom.pt/publicacoes/201101191214- artigo_passages_de_paris__2009.pdf/. SOUZA, Idevan Almeida de. A presença das tecnologias digitais nos processos artísticos e um olhar aproximado sobre a produção do artista Josinaldo Matos. Universidade Federal do Amazonas, Parintins - AM, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BRASIL
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins - AM
Artes Visuais - Licenciatura - Parintins
publisher.none.fl_str_mv BRASIL
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins - AM
Artes Visuais - Licenciatura - Parintins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061060082630656