Fotomontagem digital entre o real e o fictício
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472 |
Resumo: | This research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a practical research with a series of photographic experimentations, searching on fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes. |
id |
UFAM-1_f264bf82ae4dcc1c41c7e1eb48314f72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6472 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotomontagem digital entre o real e o fictícioPhotomontageDigitalSurrealismPoeticswater reflectionLINGUISTICA, LETRAS E ARTESFotomontagensThis research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a practical research with a series of photographic experimentations, searching on fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes.Esta pesquisa em artes visuais explora os aspectos criativos e poéticos da fotomontagem digital enquanto possibilitadora de criação de novos mundos entre o real e o fictício. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento da fotografia, da fotomontagem analógica à digital e da desconstrução da imagem fotográfica como referente do real. Foi feito um estudo das produções surrealistas em fotomontagens e de suas criações de mundos oníricos projetados por meio de edição de imagens. Paralelo à teoria, desenvolvi uma pesquisa prática com uma série de experimentações fotográficas, buscando na fragmentação e colagem, narrativas oníricas, que resultou em uma poética de confronto da realidade do sujeito com seus desejos subliminares projetados em espelho d’água, que refletem e o expõe oposição. Como apoio teórico para o estudo foi utilizada a metodologia de Sandra Rey para a pesquisa em processos artísticos.1NãoBRASILICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins - AMArtes Visuais - Licenciatura - ParintinsSouza, Idevan Almeidahttp://lattes.cnpq.br/9416244848697521Wielewicki, Fabiana Feronhahttp://lattes.cnpq.br/8251777650815237Silva, Marcelo Rodrigo dahttp://lattes.cnpq.br/0668594333072493Brasil, Samia Natividade2022-10-10T17:44:24Z2022-10-152022-10-10T17:44:24Z2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRASIL, Samia Natividade. Fotomontagem digital entre o real e o fictício. Monografia. 68 f. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Parintins: 2022.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472porABRAMOVIC; Mariana. A artista está presente. Museum of Modern Art, New York, 2010. AREAL, Leonor - O que é uma imagem? Cadernos PAR. N.º 5, p. 59-80. LEIRIA – PT: 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.8/566. Acessado em: 04 de abril de 2022. AUMOUNT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Papirus Editora. Campinas - SP, 2012. BERNARDINO, Paulo. Arte e tecnologia: Intersecções. ARS, v.8, n 16, São Paulo: 2012. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/s1678-53202010000200004/ BERNARDO; Juliana Ferreira. Colagem nos meios imagéticos contemporâneos. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. São Paulo, 2010. BOITO, Sofia. O ato fotográfico como ação performática. Dissertação. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo: 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002454434/. Acessado em: 21 de março de 2022. CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. CARVALHO, Mariana Tiso; CALEIRO, Maurício de Medeiros. Uma análise de aspectos dadá-surrealistas presentes no trabalho fotográfico de Man Ray. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo: 2011. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0273-1.pdf/. Acessado em: 30 de março de 2022. CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como “introdução à arte moderna”: visões moernistas sobre a fotografia e o surrealismo. Revista ARS São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.doi.org/10.1590/S1678-53202003000100007/ . FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. FABRIS; Annateresa. O artista como produtor: John Heartfild e a fotomontagem. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, CBHA – 2002. GIANSANTE; Cristiano, CASTRAL; Paulo Cesar. Fotomontagem, política e surrealismo: relações perceptivas em uma arte de transformação. Geometrias & Graphica, Florianópolis – SC, 2015. KOSSOY, Boris. Fotografia & Historia. 2 ed. São Paulo – SP: Ateliê editorial, 2001. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Editora Zahar. Rio de Janeiro, 2008. MACHADO, Arlindo. Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores. Revista EcoPós, v. 18, n. 1, p. 27-35. São Paulo – SP: 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/2392 . MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Companhia das Letras. São Paulo: 2001. NOVIKOFF, Cristina; VITORIO, Alvaro (org). Fotografia: diálogos interdisciplinares. Editora Pontocom. São Paulo: 2016. REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.) O meio como ponto zero : metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre : E. Universidade/UFRGS, 2002. p.123-140. SILVA, Rogério de Souza. Fotomontagem digital: a fotografia como resultado do processo metodológico do design gráfico. Belo Horizonte, 2016. 68 SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho de. A manipulação fotográfica como processo de representação do real: a reconstrução da realidade. Passages de Paris Édition Spéciale. p.193-203. Paris: 2009. Disponível em: https://www.sopcom.pt/publicacoes/201101191214- artigo_passages_de_paris__2009.pdf/. SOUZA, Idevan Almeida de. A presença das tecnologias digitais nos processos artísticos e um olhar aproximado sobre a produção do artista Josinaldo Matos. Universidade Federal do Amazonas, Parintins - AM, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-10T17:45:41Zoai:localhost:prefix/6472Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-10-10T17:45:41Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
spellingShingle |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício Brasil, Samia Natividade Photomontage Digital Surrealism Poetics water reflection LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotomontagens |
title_short |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_full |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_fullStr |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_full_unstemmed |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
title_sort |
Fotomontagem digital entre o real e o fictício |
author |
Brasil, Samia Natividade |
author_facet |
Brasil, Samia Natividade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Idevan Almeida http://lattes.cnpq.br/9416244848697521 Wielewicki, Fabiana Feronha http://lattes.cnpq.br/8251777650815237 Silva, Marcelo Rodrigo da http://lattes.cnpq.br/0668594333072493 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Samia Natividade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Photomontage Digital Surrealism Poetics water reflection LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotomontagens |
topic |
Photomontage Digital Surrealism Poetics water reflection LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotomontagens |
description |
This research in arts explore the aspects creative and poetic of digital photomontage as a way to create new worlds, between real and fictional. To this end, a literature review was conducted on the development of photography, from analog to digital photomontage, and the deconstruction of the photographic image as a referent to the real. I also studied surrealist productions in photomontages and their creations of oneiric worlds projected through image editing. Parallel to the theory, I developed a practical research with a series of photographic experimentations, searching on fragmentation and collage, oneiric narratives, which resulted in a poetics of confrontation of the subject's reality with his subliminal desires, projected in water reflection, which reflect and expose oppositions. As theoretical support for the study, I used Sandra Rey's methodology for research in artistic processes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10T17:44:24Z 2022-10-15 2022-10-10T17:44:24Z 2022-09-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRASIL, Samia Natividade. Fotomontagem digital entre o real e o fictício. Monografia. 68 f. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Parintins: 2022. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472 |
identifier_str_mv |
BRASIL, Samia Natividade. Fotomontagem digital entre o real e o fictício. Monografia. 68 f. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Parintins: 2022. |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ABRAMOVIC; Mariana. A artista está presente. Museum of Modern Art, New York, 2010. AREAL, Leonor - O que é uma imagem? Cadernos PAR. N.º 5, p. 59-80. LEIRIA – PT: 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.8/566. Acessado em: 04 de abril de 2022. AUMOUNT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Papirus Editora. Campinas - SP, 2012. BERNARDINO, Paulo. Arte e tecnologia: Intersecções. ARS, v.8, n 16, São Paulo: 2012. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/s1678-53202010000200004/ BERNARDO; Juliana Ferreira. Colagem nos meios imagéticos contemporâneos. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. São Paulo, 2010. BOITO, Sofia. O ato fotográfico como ação performática. Dissertação. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo: 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002454434/. Acessado em: 21 de março de 2022. CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. CARVALHO, Mariana Tiso; CALEIRO, Maurício de Medeiros. Uma análise de aspectos dadá-surrealistas presentes no trabalho fotográfico de Man Ray. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo: 2011. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0273-1.pdf/. Acessado em: 30 de março de 2022. CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como “introdução à arte moderna”: visões moernistas sobre a fotografia e o surrealismo. Revista ARS São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.doi.org/10.1590/S1678-53202003000100007/ . FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. FABRIS; Annateresa. O artista como produtor: John Heartfild e a fotomontagem. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, CBHA – 2002. GIANSANTE; Cristiano, CASTRAL; Paulo Cesar. Fotomontagem, política e surrealismo: relações perceptivas em uma arte de transformação. Geometrias & Graphica, Florianópolis – SC, 2015. KOSSOY, Boris. Fotografia & Historia. 2 ed. São Paulo – SP: Ateliê editorial, 2001. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Editora Zahar. Rio de Janeiro, 2008. MACHADO, Arlindo. Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores. Revista EcoPós, v. 18, n. 1, p. 27-35. São Paulo – SP: 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/2392 . MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Companhia das Letras. São Paulo: 2001. NOVIKOFF, Cristina; VITORIO, Alvaro (org). Fotografia: diálogos interdisciplinares. Editora Pontocom. São Paulo: 2016. REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.) O meio como ponto zero : metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre : E. Universidade/UFRGS, 2002. p.123-140. SILVA, Rogério de Souza. Fotomontagem digital: a fotografia como resultado do processo metodológico do design gráfico. Belo Horizonte, 2016. 68 SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho de. A manipulação fotográfica como processo de representação do real: a reconstrução da realidade. Passages de Paris Édition Spéciale. p.193-203. Paris: 2009. Disponível em: https://www.sopcom.pt/publicacoes/201101191214- artigo_passages_de_paris__2009.pdf/. SOUZA, Idevan Almeida de. A presença das tecnologias digitais nos processos artísticos e um olhar aproximado sobre a produção do artista Josinaldo Matos. Universidade Federal do Amazonas, Parintins - AM, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BRASIL ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins - AM Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
publisher.none.fl_str_mv |
BRASIL ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins - AM Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061060082630656 |