Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadny Maciel Dantas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4856
Resumo: Este projeto de pesquisa é continuação do projeto de PIBIC-Jr 2013-2014 envolvendo introdução à Teoria do Grafos (projeto PIBJR-E0001, sobre Grafos Geométricos, algoritmos e aplicações, do qual a presente aluna é atualmente bolsista), que motivou o ingresso da referida aluna no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Este projeto, portanto, visa a investigação de uma variação do problema clássico de coloração de vértices em grafos, conhecido por problema da lista coloração, envolvendo seus algoritmos e complexidade computacional para classes específicas de grafos, bem como explorando as propriedades de f-selecionabilidade e k-selecionailidade (do inglês, f e k-choosability). Um grafo é um par ordenado G=(V,E), onde V é um conjunto de n elementos denominados de vértices, e E é um conjunto de m pares não-ordenados de elementos de V, denominados de arestas. O problema clássico de coloração de vértices de um grafo, envolve a determinação de uma coloração própria dos vértices deste grafos, onde vértices adjacentes tenham cores distintas, usando o menor número de cores possíveis. Uma k-coloração é uma coloração de um grafo com k cores, e um grafo é k-colorível se tem uma k-coloração. O inteiro positivo mínimo k para o qual um grafo G é k-colorível é seu número cromático [BONDY e MURTY, 2008] [DIESTEL, 2000]. Existem inúmeras variações do problema clássico de coloração de vértices em grafos, um deles é o problema da lista coloração. Neste caso, dado um grafo G=(V,E), existe um conjunto associado L(v) de cores permitidas para cada vértice v de V(G), que consiste na lista de cores disponíveis para se colorir o vértice v, onde tal vértice só pode ser colorido por uma das cores de sua lista de cores L(v). Sendo assim, uma Lista Coloração (do inglês, List Coloring) de G é uma coloração própria de G tal que a cor c(v) atribuída ao vértice v, deve pertencer a lista de cores L(v), para cada vértice do grafo.
id UFAM-1_f40fdc60dd121fed7aa74da140a617fc
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4856
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Sobre o Problema da Lista Coloração em GrafosAlgoritmosLista coloraçãoTeoria dos grafosOtimizaçãoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOEste projeto de pesquisa é continuação do projeto de PIBIC-Jr 2013-2014 envolvendo introdução à Teoria do Grafos (projeto PIBJR-E0001, sobre Grafos Geométricos, algoritmos e aplicações, do qual a presente aluna é atualmente bolsista), que motivou o ingresso da referida aluna no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Este projeto, portanto, visa a investigação de uma variação do problema clássico de coloração de vértices em grafos, conhecido por problema da lista coloração, envolvendo seus algoritmos e complexidade computacional para classes específicas de grafos, bem como explorando as propriedades de f-selecionabilidade e k-selecionailidade (do inglês, f e k-choosability). Um grafo é um par ordenado G=(V,E), onde V é um conjunto de n elementos denominados de vértices, e E é um conjunto de m pares não-ordenados de elementos de V, denominados de arestas. O problema clássico de coloração de vértices de um grafo, envolve a determinação de uma coloração própria dos vértices deste grafos, onde vértices adjacentes tenham cores distintas, usando o menor número de cores possíveis. Uma k-coloração é uma coloração de um grafo com k cores, e um grafo é k-colorível se tem uma k-coloração. O inteiro positivo mínimo k para o qual um grafo G é k-colorível é seu número cromático [BONDY e MURTY, 2008] [DIESTEL, 2000]. Existem inúmeras variações do problema clássico de coloração de vértices em grafos, um deles é o problema da lista coloração. Neste caso, dado um grafo G=(V,E), existe um conjunto associado L(v) de cores permitidas para cada vértice v de V(G), que consiste na lista de cores disponíveis para se colorir o vértice v, onde tal vértice só pode ser colorido por uma das cores de sua lista de cores L(v). Sendo assim, uma Lista Coloração (do inglês, List Coloring) de G é uma coloração própria de G tal que a cor c(v) atribuída ao vértice v, deve pertencer a lista de cores L(v), para cada vértice do grafo.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências da ComputaçãoInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMRosiane de Freitas RodriguesNadny Maciel Dantas2016-09-23T15:54:57Z2016-09-23T15:54:57Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4856application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T03:54:23Zoai:localhost:prefix/4856Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T03:54:23Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
title Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
spellingShingle Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
Nadny Maciel Dantas
Algoritmos
Lista coloração
Teoria dos grafos
Otimização
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
title_full Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
title_fullStr Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
title_full_unstemmed Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
title_sort Sobre o Problema da Lista Coloração em Grafos
author Nadny Maciel Dantas
author_facet Nadny Maciel Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosiane de Freitas Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadny Maciel Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos
Lista coloração
Teoria dos grafos
Otimização
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Algoritmos
Lista coloração
Teoria dos grafos
Otimização
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description Este projeto de pesquisa é continuação do projeto de PIBIC-Jr 2013-2014 envolvendo introdução à Teoria do Grafos (projeto PIBJR-E0001, sobre Grafos Geométricos, algoritmos e aplicações, do qual a presente aluna é atualmente bolsista), que motivou o ingresso da referida aluna no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Este projeto, portanto, visa a investigação de uma variação do problema clássico de coloração de vértices em grafos, conhecido por problema da lista coloração, envolvendo seus algoritmos e complexidade computacional para classes específicas de grafos, bem como explorando as propriedades de f-selecionabilidade e k-selecionailidade (do inglês, f e k-choosability). Um grafo é um par ordenado G=(V,E), onde V é um conjunto de n elementos denominados de vértices, e E é um conjunto de m pares não-ordenados de elementos de V, denominados de arestas. O problema clássico de coloração de vértices de um grafo, envolve a determinação de uma coloração própria dos vértices deste grafos, onde vértices adjacentes tenham cores distintas, usando o menor número de cores possíveis. Uma k-coloração é uma coloração de um grafo com k cores, e um grafo é k-colorível se tem uma k-coloração. O inteiro positivo mínimo k para o qual um grafo G é k-colorível é seu número cromático [BONDY e MURTY, 2008] [DIESTEL, 2000]. Existem inúmeras variações do problema clássico de coloração de vértices em grafos, um deles é o problema da lista coloração. Neste caso, dado um grafo G=(V,E), existe um conjunto associado L(v) de cores permitidas para cada vértice v de V(G), que consiste na lista de cores disponíveis para se colorir o vértice v, onde tal vértice só pode ser colorido por uma das cores de sua lista de cores L(v). Sendo assim, uma Lista Coloração (do inglês, List Coloring) de G é uma coloração própria de G tal que a cor c(v) atribuída ao vértice v, deve pertencer a lista de cores L(v), para cada vértice do grafo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:54:57Z
2016-09-23T15:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4856
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências da Computação
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências da Computação
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274297611845632