Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Alessandro de Souza Amaral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5074
Resumo: Os fungos aquáticos na cadeia alimentar que são considerados os consumidores primários, participando da decomposição de substâncias orgânicas autóctones e alóctones, desempenhando papel importante atuando como sapróbios, por serem responsáveis, por grande parte da decomposição da matéria orgânica. Dentre esses grupos diversificados, os fungos zoospóricos se destacam. São caracterizados por apresentarem flagelos em suas estruturas de reprodução assexuada (zoósporos) e ou sexuada (gameta). Não são considerados em linhagem evolutiva um grupo monofilético, mas vem sendo utilizado de forma didática para alguns organismos heterotróficos flagelados, cuja diversidade estima-se em 1.988 espécies, amplamente distribuídas nos mais diversos ecossistemas aquáticos e terrestres. Trabalhos relacionados com micota zoospórica da região amazônica foram iniciados por Karling (1944 a 1947), encontrando muitos representantes de Chytridiomycota pertencentes a diversos gêneros. Visando contribuir com o conhecimento da diversidade dos fungos zoospóricos em corpos d água na cidade de Manaus, foi selecionado o Igarapé do Mindú que corre pelos bairros da cidade sofrendo modificação pela ação do homem. Os dados serão coletados em diversos locais de toda a extensão do Mindú, em Manaus, a fim corroborar e também de aumentar os conhecimentos sobre este grupo de organismos aquáticos, bem como uma associação com as condições da água e do solo, verificando espécies encontradas e o seu potencial adaptativo às condições ambientais a elas expressas. As amostras coletadas de água e solo serão preparadas conforme métodos preconizados por SPARROW (1960) e SCOTT (1961) in MILANEZ & BENEKE (1968) que consiste na iscagem múltipla com substratos celulósicos, queratinosos e quitinosos. Após análise do material obtido nas coletas, os fungos desenvolvidos serão identificados quando possível a nível especifico. Com base em informações anteriores de trabalhos realizados em outros ambientes é possível inferir que representantes do Filo Chytridiomycota (Reino Fungi) e do Filo Oomycota (Reino Stramenopila) deverão ser observados nesta pesquisa.
id UFAM-1_f82b18da571620262fd64dab79aac918
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5074
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do MinduZoospóricosÁguaSoloCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIAOs fungos aquáticos na cadeia alimentar que são considerados os consumidores primários, participando da decomposição de substâncias orgânicas autóctones e alóctones, desempenhando papel importante atuando como sapróbios, por serem responsáveis, por grande parte da decomposição da matéria orgânica. Dentre esses grupos diversificados, os fungos zoospóricos se destacam. São caracterizados por apresentarem flagelos em suas estruturas de reprodução assexuada (zoósporos) e ou sexuada (gameta). Não são considerados em linhagem evolutiva um grupo monofilético, mas vem sendo utilizado de forma didática para alguns organismos heterotróficos flagelados, cuja diversidade estima-se em 1.988 espécies, amplamente distribuídas nos mais diversos ecossistemas aquáticos e terrestres. Trabalhos relacionados com micota zoospórica da região amazônica foram iniciados por Karling (1944 a 1947), encontrando muitos representantes de Chytridiomycota pertencentes a diversos gêneros. Visando contribuir com o conhecimento da diversidade dos fungos zoospóricos em corpos d água na cidade de Manaus, foi selecionado o Igarapé do Mindú que corre pelos bairros da cidade sofrendo modificação pela ação do homem. Os dados serão coletados em diversos locais de toda a extensão do Mindú, em Manaus, a fim corroborar e também de aumentar os conhecimentos sobre este grupo de organismos aquáticos, bem como uma associação com as condições da água e do solo, verificando espécies encontradas e o seu potencial adaptativo às condições ambientais a elas expressas. As amostras coletadas de água e solo serão preparadas conforme métodos preconizados por SPARROW (1960) e SCOTT (1961) in MILANEZ & BENEKE (1968) que consiste na iscagem múltipla com substratos celulósicos, queratinosos e quitinosos. Após análise do material obtido nas coletas, os fungos desenvolvidos serão identificados quando possível a nível especifico. Com base em informações anteriores de trabalhos realizados em outros ambientes é possível inferir que representantes do Filo Chytridiomycota (Reino Fungi) e do Filo Oomycota (Reino Stramenopila) deverão ser observados nesta pesquisa.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilParasitologiaInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2015UFAMMaria Ivone Lopes da SilvaPaulo Alessandro de Souza Amaral2017-05-29T18:30:45Z2017-05-29T18:30:45Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5074application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T18:29:18Zoai:localhost:prefix/5074Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T18:29:18Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
title Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
spellingShingle Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
Paulo Alessandro de Souza Amaral
Zoospóricos
Água
Solo
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
title_short Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
title_full Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
title_fullStr Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
title_full_unstemmed Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
title_sort Avaliação da diversidade de fungos zoospóricos desenvolvidos no Igarapé do Mindu
author Paulo Alessandro de Souza Amaral
author_facet Paulo Alessandro de Souza Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Ivone Lopes da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Alessandro de Souza Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Zoospóricos
Água
Solo
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
topic Zoospóricos
Água
Solo
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
description Os fungos aquáticos na cadeia alimentar que são considerados os consumidores primários, participando da decomposição de substâncias orgânicas autóctones e alóctones, desempenhando papel importante atuando como sapróbios, por serem responsáveis, por grande parte da decomposição da matéria orgânica. Dentre esses grupos diversificados, os fungos zoospóricos se destacam. São caracterizados por apresentarem flagelos em suas estruturas de reprodução assexuada (zoósporos) e ou sexuada (gameta). Não são considerados em linhagem evolutiva um grupo monofilético, mas vem sendo utilizado de forma didática para alguns organismos heterotróficos flagelados, cuja diversidade estima-se em 1.988 espécies, amplamente distribuídas nos mais diversos ecossistemas aquáticos e terrestres. Trabalhos relacionados com micota zoospórica da região amazônica foram iniciados por Karling (1944 a 1947), encontrando muitos representantes de Chytridiomycota pertencentes a diversos gêneros. Visando contribuir com o conhecimento da diversidade dos fungos zoospóricos em corpos d água na cidade de Manaus, foi selecionado o Igarapé do Mindú que corre pelos bairros da cidade sofrendo modificação pela ação do homem. Os dados serão coletados em diversos locais de toda a extensão do Mindú, em Manaus, a fim corroborar e também de aumentar os conhecimentos sobre este grupo de organismos aquáticos, bem como uma associação com as condições da água e do solo, verificando espécies encontradas e o seu potencial adaptativo às condições ambientais a elas expressas. As amostras coletadas de água e solo serão preparadas conforme métodos preconizados por SPARROW (1960) e SCOTT (1961) in MILANEZ & BENEKE (1968) que consiste na iscagem múltipla com substratos celulósicos, queratinosos e quitinosos. Após análise do material obtido nas coletas, os fungos desenvolvidos serão identificados quando possível a nível especifico. Com base em informações anteriores de trabalhos realizados em outros ambientes é possível inferir que representantes do Filo Chytridiomycota (Reino Fungi) e do Filo Oomycota (Reino Stramenopila) deverão ser observados nesta pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:30:45Z
2017-05-29T18:30:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5074
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061052870524928