Avaliação do nível de coordenação motora de escolares interioranos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5313 |
Resumo: | As primeiras evidências do desenvolvimento mental normal são vislumbradas por meio das manifestações motoras. No período da primeira infância, 0 a 3 anos, a inteligência é a função imediata do desenvolvimento neuromuscular. Gradativamente, inteligência e motricidade rompem sua simbiose e tornam-se independentes. Essa relação cognitiva motora revela que um quociente intelectual diminuído corresponde a um desempenho motor também deficiente (COSTALLAT, 1985). Na criança com transtorno motor o domínio gradativo de seus movimentos depende sensivelmente do processo de ensino e aprendizagem que recebe, pois, sem o devido auxílio ela dificilmente irá superar as crescentes demandas existentes no contexto da educação formal. Como afirmam Wright e Sugden (1996) os transtornos motores podem interferir nas atividades da vida diária que envolvam jogos de correr, saltar, saltitar, arremessar, equilibrar e nas da vida escolar, tais como escrever, desenhar, manipular e construir. Buscar o desenvolvimento ótimo de cada criança é uma tarefa que demanda um bom domínio dos procedimentos de ensino e aprendizagem que permitam atender, não somente suas possibilidades, mas, principalmente, suas necessidades. Por outro lado, a prática de atividades físicas e esportivas organizadas e monitoradas, tanto no contexto escolar quanto em outros contextos sociais, devem adequar-se ao nível de coordenação motora em que a criança se encontra. A participação nessas atividades é de fundamental importância para a promoção da saúde, do desenvolvimento da personalidade e da chance de ascensão e de integração social de crianças e adolescentes (LOPES, 1997) contribuindo para a aquisição, potencialização e o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e especializadas (MEMMERT, 2004; MEMMERT; ROTH, 2003). A coordenação motora é um dos principais focos de estudos de áreas científicas, tais como a aprendizagem motora, o controle motor e o desenvolvimento motor. Essas disciplinas focam os seus esforços no sentido de entender como as ações motoras se processam em diferentes níveis, buscando compreender a forma como são aprendidas, controladas e como se desenvolvem (LOPES et al., 2003). Nesse sentido, o presente estudo justifica-se na medida em que permitirá conhecer o nível da coordenação motora grossa de escolares e em extensão a identificação de crianças com transtornos motores e, nesse caso, possibilitará a orientação e o planejamento de intervenção visando a melhoria e a readaptação das crianças em seu contexto escolar. |
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Avaliação do nível de coordenação motora de escolares interioranosTranstorno do Habilidade MotoraCoordenação MotoraCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICAAs primeiras evidências do desenvolvimento mental normal são vislumbradas por meio das manifestações motoras. No período da primeira infância, 0 a 3 anos, a inteligência é a função imediata do desenvolvimento neuromuscular. Gradativamente, inteligência e motricidade rompem sua simbiose e tornam-se independentes. Essa relação cognitiva motora revela que um quociente intelectual diminuído corresponde a um desempenho motor também deficiente (COSTALLAT, 1985). Na criança com transtorno motor o domínio gradativo de seus movimentos depende sensivelmente do processo de ensino e aprendizagem que recebe, pois, sem o devido auxílio ela dificilmente irá superar as crescentes demandas existentes no contexto da educação formal. Como afirmam Wright e Sugden (1996) os transtornos motores podem interferir nas atividades da vida diária que envolvam jogos de correr, saltar, saltitar, arremessar, equilibrar e nas da vida escolar, tais como escrever, desenhar, manipular e construir. Buscar o desenvolvimento ótimo de cada criança é uma tarefa que demanda um bom domínio dos procedimentos de ensino e aprendizagem que permitam atender, não somente suas possibilidades, mas, principalmente, suas necessidades. Por outro lado, a prática de atividades físicas e esportivas organizadas e monitoradas, tanto no contexto escolar quanto em outros contextos sociais, devem adequar-se ao nível de coordenação motora em que a criança se encontra. A participação nessas atividades é de fundamental importância para a promoção da saúde, do desenvolvimento da personalidade e da chance de ascensão e de integração social de crianças e adolescentes (LOPES, 1997) contribuindo para a aquisição, potencialização e o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e especializadas (MEMMERT, 2004; MEMMERT; ROTH, 2003). A coordenação motora é um dos principais focos de estudos de áreas científicas, tais como a aprendizagem motora, o controle motor e o desenvolvimento motor. Essas disciplinas focam os seus esforços no sentido de entender como as ações motoras se processam em diferentes níveis, buscando compreender a forma como são aprendidas, controladas e como se desenvolvem (LOPES et al., 2003). Nesse sentido, o presente estudo justifica-se na medida em que permitirá conhecer o nível da coordenação motora grossa de escolares e em extensão a identificação de crianças com transtornos motores e, nesse caso, possibilitará a orientação e o planejamento de intervenção visando a melhoria e a readaptação das crianças em seu contexto escolar.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilFaculdade de Educação Física e FisioterapiaPROGRAMA PIBIC 2015UFAMLúcio Fernandes FerreiraRalinny Nascimento da Silva2017-05-29T18:47:19Z2017-05-29T18:47:19Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5313application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T22:52:56Zoai:localhost:prefix/5313Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T22:52:56Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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