Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Lucas Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes, Lara de Souza, Santos, Letícia Rodrigues Vieira dos, Fernandes, Dayse Soares, Ferracioli, Marcela de Castro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57896
Resumo: Crianças com o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam atraso no desenvolvimento das habilidades motoras e, por isso, apresentam desempenho motor inferior ao esperado para a idade em atividades escolares e de vida diária. Normalmente, o desempenho motor de crianças com TDC é caracterizado como sendo mais lento, menos preciso e mais variável do que o de crianças com desenvolvimento típico (DT). Desta forma, a criança com dificuldade motora tende a desenvolver a problemas psicossociais, como baixa autoestima, angústia e ansiedade, acometendo ainda mais seu desempenho acadêmico e social. Assim, é importante identificar quais crianças apresentam tais dificuldades e programar intervenções específicas para elas para amenizar o impacto deste transtorno em suas vidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação motora de crianças. Para isso, 217 crianças, de ambos os sexos, de 8 a 10 anos de idade, matriculadas no ensino fundamental de escola municipal de Fortaleza/CE, foram avaliadas através da bateria de testes motores Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). Esta bateria permite atribuir à criança um escore global de acordo com seu desempenho em três tarefas de destreza manual, duas tarefas de habilidades com bola e três tarefas de equilíbrio estático e dinâmico. Os resultados mostraram que 10% das crianças avaliadas foram identificadas com TDC, 30% com Risco de apresentar TDC e 58% com DT. Em específico, os resultados das avaliações mostraram que os meninos apresentam desempenho superior ao das meninas nos três componentes de tarefas do MABC-2, principalmente no componente motor arremessar e receber. Os resultados sugerem que a identificação de crianças que apresentam dificuldades de coordenação motora se faz importante no ambiente escolar e que este atua como estimulador no desenvolvimento da coordenação motora.
id UFC-7_6c61bdb9641745f08efc5f48e7ad0c06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57896
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)Capacidade motora em criançasTranstornos das Habilidades MotorasCrianças - Saúde e higieneCrianças com o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam atraso no desenvolvimento das habilidades motoras e, por isso, apresentam desempenho motor inferior ao esperado para a idade em atividades escolares e de vida diária. Normalmente, o desempenho motor de crianças com TDC é caracterizado como sendo mais lento, menos preciso e mais variável do que o de crianças com desenvolvimento típico (DT). Desta forma, a criança com dificuldade motora tende a desenvolver a problemas psicossociais, como baixa autoestima, angústia e ansiedade, acometendo ainda mais seu desempenho acadêmico e social. Assim, é importante identificar quais crianças apresentam tais dificuldades e programar intervenções específicas para elas para amenizar o impacto deste transtorno em suas vidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação motora de crianças. Para isso, 217 crianças, de ambos os sexos, de 8 a 10 anos de idade, matriculadas no ensino fundamental de escola municipal de Fortaleza/CE, foram avaliadas através da bateria de testes motores Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). Esta bateria permite atribuir à criança um escore global de acordo com seu desempenho em três tarefas de destreza manual, duas tarefas de habilidades com bola e três tarefas de equilíbrio estático e dinâmico. Os resultados mostraram que 10% das crianças avaliadas foram identificadas com TDC, 30% com Risco de apresentar TDC e 58% com DT. Em específico, os resultados das avaliações mostraram que os meninos apresentam desempenho superior ao das meninas nos três componentes de tarefas do MABC-2, principalmente no componente motor arremessar e receber. Os resultados sugerem que a identificação de crianças que apresentam dificuldades de coordenação motora se faz importante no ambiente escolar e que este atua como estimulador no desenvolvimento da coordenação motora.Universidade Federal do Ceará2021-04-22T11:29:19Z2021-04-22T11:29:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfREIS, Lucas Oliveira; NUNES, Lara de Souza; SANTOS, Letícia Rodrigues Vieira dos; FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57896Reis, Lucas OliveiraNunes, Lara de SouzaSantos, Letícia Rodrigues Vieira dosFernandes, Dayse SoaresFerracioli, Marcela de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:44:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57896Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:40.713030Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
title Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
spellingShingle Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
Reis, Lucas Oliveira
Capacidade motora em crianças
Transtornos das Habilidades Motoras
Crianças - Saúde e higiene
title_short Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
title_full Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
title_fullStr Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
title_full_unstemmed Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
title_sort Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
author Reis, Lucas Oliveira
author_facet Reis, Lucas Oliveira
Nunes, Lara de Souza
Santos, Letícia Rodrigues Vieira dos
Fernandes, Dayse Soares
Ferracioli, Marcela de Castro
author_role author
author2 Nunes, Lara de Souza
Santos, Letícia Rodrigues Vieira dos
Fernandes, Dayse Soares
Ferracioli, Marcela de Castro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Lucas Oliveira
Nunes, Lara de Souza
Santos, Letícia Rodrigues Vieira dos
Fernandes, Dayse Soares
Ferracioli, Marcela de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora em crianças
Transtornos das Habilidades Motoras
Crianças - Saúde e higiene
topic Capacidade motora em crianças
Transtornos das Habilidades Motoras
Crianças - Saúde e higiene
description Crianças com o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam atraso no desenvolvimento das habilidades motoras e, por isso, apresentam desempenho motor inferior ao esperado para a idade em atividades escolares e de vida diária. Normalmente, o desempenho motor de crianças com TDC é caracterizado como sendo mais lento, menos preciso e mais variável do que o de crianças com desenvolvimento típico (DT). Desta forma, a criança com dificuldade motora tende a desenvolver a problemas psicossociais, como baixa autoestima, angústia e ansiedade, acometendo ainda mais seu desempenho acadêmico e social. Assim, é importante identificar quais crianças apresentam tais dificuldades e programar intervenções específicas para elas para amenizar o impacto deste transtorno em suas vidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação motora de crianças. Para isso, 217 crianças, de ambos os sexos, de 8 a 10 anos de idade, matriculadas no ensino fundamental de escola municipal de Fortaleza/CE, foram avaliadas através da bateria de testes motores Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). Esta bateria permite atribuir à criança um escore global de acordo com seu desempenho em três tarefas de destreza manual, duas tarefas de habilidades com bola e três tarefas de equilíbrio estático e dinâmico. Os resultados mostraram que 10% das crianças avaliadas foram identificadas com TDC, 30% com Risco de apresentar TDC e 58% com DT. Em específico, os resultados das avaliações mostraram que os meninos apresentam desempenho superior ao das meninas nos três componentes de tarefas do MABC-2, principalmente no componente motor arremessar e receber. Os resultados sugerem que a identificação de crianças que apresentam dificuldades de coordenação motora se faz importante no ambiente escolar e que este atua como estimulador no desenvolvimento da coordenação motora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-22T11:29:19Z
2021-04-22T11:29:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Lucas Oliveira; NUNES, Lara de Souza; SANTOS, Letícia Rodrigues Vieira dos; FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57896
identifier_str_mv REIS, Lucas Oliveira; NUNES, Lara de Souza; SANTOS, Letícia Rodrigues Vieira dos; FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028909279608832