Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Junio da Silva Medeiros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2184
Resumo: A esclerose múltipla é a doença desmielinizante mais comum do sistema nervoso central. As manifestações clínicas estão diretamente relacionadas à localização das lesões, que são distribuídas no tempo e no espaço. Alterações decorrentes da doença como depressão, distúrbios do sono e do movimento, dor neuropática, espasticidade, disfunção vesical e sexual e déficit cognitivo são responsáveis por elevada morbidade diminuindo significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A fadiga é uma manifestação comum na esclerose múltipla e de grande impacto sobre a doença, sendo passível de tratamento. Contudo, não existe em nossa região estudos que caracterizem a fadiga nos portadores de esclerose múltipla, o impacto sobre a qualidade de vida, nem fatores de riscos associados com o seu desenvolvimento. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo fazer a caracterização da fadiga nos pacientes com esclerose múltipla, fatores neurológicos e sócio-demográficos associados ao seu desenvolvimento e o impacto dessa condição sobre a qualidade de vida desses pacientes. Para isso será feita análise prospectiva no período de agosto de 2010 a maio de 2011, analisando-se a fadiga, a incapacidade neurológica e a qualidade de vida nos pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla em acompanhamento no Ambulatório Araújo Lima (AAL).
id UFAM-1_fbaf75cd941372071fe69aa9c818c188
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2184
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose MúltiplaEsclerose múltiplaFadigaQualidade de vidaCIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINAA esclerose múltipla é a doença desmielinizante mais comum do sistema nervoso central. As manifestações clínicas estão diretamente relacionadas à localização das lesões, que são distribuídas no tempo e no espaço. Alterações decorrentes da doença como depressão, distúrbios do sono e do movimento, dor neuropática, espasticidade, disfunção vesical e sexual e déficit cognitivo são responsáveis por elevada morbidade diminuindo significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A fadiga é uma manifestação comum na esclerose múltipla e de grande impacto sobre a doença, sendo passível de tratamento. Contudo, não existe em nossa região estudos que caracterizem a fadiga nos portadores de esclerose múltipla, o impacto sobre a qualidade de vida, nem fatores de riscos associados com o seu desenvolvimento. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo fazer a caracterização da fadiga nos pacientes com esclerose múltipla, fatores neurológicos e sócio-demográficos associados ao seu desenvolvimento e o impacto dessa condição sobre a qualidade de vida desses pacientes. Para isso será feita análise prospectiva no período de agosto de 2010 a maio de 2011, analisando-se a fadiga, a incapacidade neurológica e a qualidade de vida nos pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla em acompanhamento no Ambulatório Araújo Lima (AAL).FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilClínica CirúrgicaFaculdade de Ciências da SaúdePROGRAMA PIBIC 2010UFAMMassanobu TakataniKaren Chrystina Felizardo VasconcelosLeonardo Junio da Silva Medeiros2016-09-23T15:12:48Z2016-09-23T15:12:48Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2184application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-13T03:41:31Zoai:localhost:prefix/2184Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-13T03:41:31Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
title Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
spellingShingle Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
Leonardo Junio da Silva Medeiros
Esclerose múltipla
Fadiga
Qualidade de vida
CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
title_short Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
title_full Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
title_fullStr Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
title_full_unstemmed Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
title_sort Fadiga, qualidade de vida e incapacidade neurológica em pacientes com Esclerose Múltipla
author Leonardo Junio da Silva Medeiros
author_facet Leonardo Junio da Silva Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massanobu Takatani
Karen Chrystina Felizardo Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Junio da Silva Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Esclerose múltipla
Fadiga
Qualidade de vida
CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
topic Esclerose múltipla
Fadiga
Qualidade de vida
CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
description A esclerose múltipla é a doença desmielinizante mais comum do sistema nervoso central. As manifestações clínicas estão diretamente relacionadas à localização das lesões, que são distribuídas no tempo e no espaço. Alterações decorrentes da doença como depressão, distúrbios do sono e do movimento, dor neuropática, espasticidade, disfunção vesical e sexual e déficit cognitivo são responsáveis por elevada morbidade diminuindo significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A fadiga é uma manifestação comum na esclerose múltipla e de grande impacto sobre a doença, sendo passível de tratamento. Contudo, não existe em nossa região estudos que caracterizem a fadiga nos portadores de esclerose múltipla, o impacto sobre a qualidade de vida, nem fatores de riscos associados com o seu desenvolvimento. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo fazer a caracterização da fadiga nos pacientes com esclerose múltipla, fatores neurológicos e sócio-demográficos associados ao seu desenvolvimento e o impacto dessa condição sobre a qualidade de vida desses pacientes. Para isso será feita análise prospectiva no período de agosto de 2010 a maio de 2011, analisando-se a fadiga, a incapacidade neurológica e a qualidade de vida nos pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla em acompanhamento no Ambulatório Araújo Lima (AAL).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2016-09-23T15:12:48Z
2016-09-23T15:12:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2184
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274269330702336