PRESENTATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto Pinheiro, Luís Balkar Sá
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Canoa do Tempo (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8650
Resumo: Em tempos sombrios como o que estamos vivenciando e em meio a tantas perdas humanas que nos inundam de consternação, medos e incertezas, damos à luz mais um número de nossa Canoa do Tempo, empreendimento editorial que vem se consolidando dia a dia no seio da comunidade acadêmica voltada para a história e, em especial, para os temas Amazônicos. Não tem sido um empreendimento dos mais fáceis. Como a imensa maioria dos periódicos científicos do país, o trabalho de editoração acadêmica tem sido feito entre nós em meio a carências de toda ordem, acrescidas da já tradicional falta de incentivos e aportes financeiros. Mesmo assim, não há porque recuar. Mais que nunca, o que nos cabe é avançar com convicção, na certeza de que, em meio ao obscurantismo anticientífico que grassa nas mídias e redes sociais deste país à deriva, publicar é resistir. Pensar a Amazônia de dentro, traduzi-la ao mundo pelas informações iluminadas pela pesquisa científica tocada com afinco ao longo de meses e até de anos, traduz-se numa responsabilidade grandiosa para os editores e organizadores deste número; mais ainda quando se quer também traduzi-la em sentimentos. Sentimentos encarnados nas agruras das vivências populares, nas feridas ainda abertas nas lutas diárias pela sobrevivência, mas também e sobretudo nas muitas histórias ribeirinhas de resistências, de vitórias e de superação. Que esta seja nossa inspiração e nossa bandeira.
id UFAM-2_7e0abc55ea4f7274ac2dda9c84f7ebb9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8650
network_acronym_str UFAM-2
network_name_str Canoa do Tempo (Online)
spelling PRESENTATIONAPRESENTAÇÃOApresentaçãoNegacionismoResistênciaEm tempos sombrios como o que estamos vivenciando e em meio a tantas perdas humanas que nos inundam de consternação, medos e incertezas, damos à luz mais um número de nossa Canoa do Tempo, empreendimento editorial que vem se consolidando dia a dia no seio da comunidade acadêmica voltada para a história e, em especial, para os temas Amazônicos. Não tem sido um empreendimento dos mais fáceis. Como a imensa maioria dos periódicos científicos do país, o trabalho de editoração acadêmica tem sido feito entre nós em meio a carências de toda ordem, acrescidas da já tradicional falta de incentivos e aportes financeiros. Mesmo assim, não há porque recuar. Mais que nunca, o que nos cabe é avançar com convicção, na certeza de que, em meio ao obscurantismo anticientífico que grassa nas mídias e redes sociais deste país à deriva, publicar é resistir. Pensar a Amazônia de dentro, traduzi-la ao mundo pelas informações iluminadas pela pesquisa científica tocada com afinco ao longo de meses e até de anos, traduz-se numa responsabilidade grandiosa para os editores e organizadores deste número; mais ainda quando se quer também traduzi-la em sentimentos. Sentimentos encarnados nas agruras das vivências populares, nas feridas ainda abertas nas lutas diárias pela sobrevivência, mas também e sobretudo nas muitas histórias ribeirinhas de resistências, de vitórias e de superação. Que esta seja nossa inspiração e nossa bandeira.Universidade Federal do Amazonas2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/865010.38047/rct.v12.n02.2020.apCanoa do Tempo; v. 12 n. 2 (2020): O Complexo Madeira: diálogos interdisciplinares sobre região, fronteiras e diversidades; 1-42594-81481982-075510.38047/rct.v12.n02.2020reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8650/6236Copyright (c) 2021 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto Pinheiro, Luís Balkar Sá 2021-04-22T11:52:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8650Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/indexPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oai2594-81481982-0755opendoar:2021-04-22 11:52:34.363Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv PRESENTATION
APRESENTAÇÃO
title PRESENTATION
spellingShingle PRESENTATION
Peixoto Pinheiro, Luís Balkar Sá
Apresentação
Negacionismo
Resistência
title_short PRESENTATION
title_full PRESENTATION
title_fullStr PRESENTATION
title_full_unstemmed PRESENTATION
title_sort PRESENTATION
author Peixoto Pinheiro, Luís Balkar Sá
author_facet Peixoto Pinheiro, Luís Balkar Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto Pinheiro, Luís Balkar Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Apresentação
Negacionismo
Resistência
topic Apresentação
Negacionismo
Resistência
dc.description.none.fl_txt_mv Em tempos sombrios como o que estamos vivenciando e em meio a tantas perdas humanas que nos inundam de consternação, medos e incertezas, damos à luz mais um número de nossa Canoa do Tempo, empreendimento editorial que vem se consolidando dia a dia no seio da comunidade acadêmica voltada para a história e, em especial, para os temas Amazônicos. Não tem sido um empreendimento dos mais fáceis. Como a imensa maioria dos periódicos científicos do país, o trabalho de editoração acadêmica tem sido feito entre nós em meio a carências de toda ordem, acrescidas da já tradicional falta de incentivos e aportes financeiros. Mesmo assim, não há porque recuar. Mais que nunca, o que nos cabe é avançar com convicção, na certeza de que, em meio ao obscurantismo anticientífico que grassa nas mídias e redes sociais deste país à deriva, publicar é resistir. Pensar a Amazônia de dentro, traduzi-la ao mundo pelas informações iluminadas pela pesquisa científica tocada com afinco ao longo de meses e até de anos, traduz-se numa responsabilidade grandiosa para os editores e organizadores deste número; mais ainda quando se quer também traduzi-la em sentimentos. Sentimentos encarnados nas agruras das vivências populares, nas feridas ainda abertas nas lutas diárias pela sobrevivência, mas também e sobretudo nas muitas histórias ribeirinhas de resistências, de vitórias e de superação. Que esta seja nossa inspiração e nossa bandeira.
description Em tempos sombrios como o que estamos vivenciando e em meio a tantas perdas humanas que nos inundam de consternação, medos e incertezas, damos à luz mais um número de nossa Canoa do Tempo, empreendimento editorial que vem se consolidando dia a dia no seio da comunidade acadêmica voltada para a história e, em especial, para os temas Amazônicos. Não tem sido um empreendimento dos mais fáceis. Como a imensa maioria dos periódicos científicos do país, o trabalho de editoração acadêmica tem sido feito entre nós em meio a carências de toda ordem, acrescidas da já tradicional falta de incentivos e aportes financeiros. Mesmo assim, não há porque recuar. Mais que nunca, o que nos cabe é avançar com convicção, na certeza de que, em meio ao obscurantismo anticientífico que grassa nas mídias e redes sociais deste país à deriva, publicar é resistir. Pensar a Amazônia de dentro, traduzi-la ao mundo pelas informações iluminadas pela pesquisa científica tocada com afinco ao longo de meses e até de anos, traduz-se numa responsabilidade grandiosa para os editores e organizadores deste número; mais ainda quando se quer também traduzi-la em sentimentos. Sentimentos encarnados nas agruras das vivências populares, nas feridas ainda abertas nas lutas diárias pela sobrevivência, mas também e sobretudo nas muitas histórias ribeirinhas de resistências, de vitórias e de superação. Que esta seja nossa inspiração e nossa bandeira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8650
10.38047/rct.v12.n02.2020.ap
url https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8650
identifier_str_mv 10.38047/rct.v12.n02.2020.ap
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8650/6236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Canoa do Tempo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Canoa do Tempo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Canoa do Tempo; v. 12 n. 2 (2020): O Complexo Madeira: diálogos interdisciplinares sobre região, fronteiras e diversidades; 1-4
2594-8148
1982-0755
10.38047/rct.v12.n02.2020
reponame:Canoa do Tempo (Online)
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
reponame_str Canoa do Tempo (Online)
collection Canoa do Tempo (Online)
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
repository.name.fl_str_mv Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697754545379082240