THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pollianna Pimentel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Canoa do Tempo (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5081
Resumo: Este trabalho busca analisar o movimento de construção da Educação Escolar Indígena no Brasil e no estado do Amapá, pondo em evidência as discussões antes da Constituição Federal de 1988 e após sua promulgação. Sua justificativa advém da necessidade de compreensão das bases históricas conceituais, organizacionais e legais por fundamentar e explicar a Educação Escolar Indígena no País. Tendo como questionamentos motivadores: as leis nacionais e os programas estaduais “constroem” uma Educação Escolar Indígena ou uma Educação Escolar para o indígena? As leis estão sendo respeitadas nas escolas das aldeias do estado do Amapá ou a escola implantada ainda segue os padrões da escola do não índio? Metodologicamente, o trabalho foi pautado na análise de documentos e teve como referência bibliografias basilares sobre a temática. A pesquisa apontou os ganhos educacionais, mas também confirmou as dificuldades encontradas pelas populações nativas para consolidar e fazer acontecer a Educação Escolar Intercultural.
id UFAM-2_8d936689de182ef40118da1b02f5072f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5081
network_acronym_str UFAM-2
network_name_str Canoa do Tempo (Online)
repository_id_str
spelling THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviationsO MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA NO BRASIL E SEU DESDOBRAMENTO NO AMAPÁ (1988-2002): CAMINHOS E DESCAMINHOSEducação Escolar IndígenaEducação Escolar InterculturalAmapáEste trabalho busca analisar o movimento de construção da Educação Escolar Indígena no Brasil e no estado do Amapá, pondo em evidência as discussões antes da Constituição Federal de 1988 e após sua promulgação. Sua justificativa advém da necessidade de compreensão das bases históricas conceituais, organizacionais e legais por fundamentar e explicar a Educação Escolar Indígena no País. Tendo como questionamentos motivadores: as leis nacionais e os programas estaduais “constroem” uma Educação Escolar Indígena ou uma Educação Escolar para o indígena? As leis estão sendo respeitadas nas escolas das aldeias do estado do Amapá ou a escola implantada ainda segue os padrões da escola do não índio? Metodologicamente, o trabalho foi pautado na análise de documentos e teve como referência bibliografias basilares sobre a temática. A pesquisa apontou os ganhos educacionais, mas também confirmou as dificuldades encontradas pelas populações nativas para consolidar e fazer acontecer a Educação Escolar Intercultural.Universidade Federal do Amazonas2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/508110.38047/rct.al1.pp.103.118Canoa do Tempo; v. 10 n. Nº 2 (2018); 119-1382594-81481982-075510.38047/rct.v102.202reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5081/4209Copyright (c) 2019 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Pollianna Pimentel2022-09-26T14:42:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5081Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-09-26T14:42:11Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
O MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA NO BRASIL E SEU DESDOBRAMENTO NO AMAPÁ (1988-2002): CAMINHOS E DESCAMINHOS
title THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
spellingShingle THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
Ferreira, Pollianna Pimentel
Educação Escolar Indígena
Educação Escolar Intercultural
Amapá
title_short THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
title_full THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
title_fullStr THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
title_full_unstemmed THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
title_sort THE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviations
author Ferreira, Pollianna Pimentel
author_facet Ferreira, Pollianna Pimentel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pollianna Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Educação Escolar Intercultural
Amapá
topic Educação Escolar Indígena
Educação Escolar Intercultural
Amapá
description Este trabalho busca analisar o movimento de construção da Educação Escolar Indígena no Brasil e no estado do Amapá, pondo em evidência as discussões antes da Constituição Federal de 1988 e após sua promulgação. Sua justificativa advém da necessidade de compreensão das bases históricas conceituais, organizacionais e legais por fundamentar e explicar a Educação Escolar Indígena no País. Tendo como questionamentos motivadores: as leis nacionais e os programas estaduais “constroem” uma Educação Escolar Indígena ou uma Educação Escolar para o indígena? As leis estão sendo respeitadas nas escolas das aldeias do estado do Amapá ou a escola implantada ainda segue os padrões da escola do não índio? Metodologicamente, o trabalho foi pautado na análise de documentos e teve como referência bibliografias basilares sobre a temática. A pesquisa apontou os ganhos educacionais, mas também confirmou as dificuldades encontradas pelas populações nativas para consolidar e fazer acontecer a Educação Escolar Intercultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5081
10.38047/rct.al1.pp.103.118
url https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5081
identifier_str_mv 10.38047/rct.al1.pp.103.118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5081/4209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Canoa do Tempo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Canoa do Tempo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Canoa do Tempo; v. 10 n. Nº 2 (2018); 119-138
2594-8148
1982-0755
10.38047/rct.v102.202
reponame:Canoa do Tempo (Online)
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Canoa do Tempo (Online)
collection Canoa do Tempo (Online)
repository.name.fl_str_mv Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv canoadotempo@gmail.com||
_version_ 1797069128081604608