O MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA NO BRASIL E SEU DESDOBRAMENTO NO AMAPÁ (1988-2002): CAMINHOS E DESCAMINHOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5081 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar o movimento de construção da Educação Escolar Indígena no Brasil e no estado do Amapá, pondo em evidência as discussões antes da Constituição Federal de 1988 e após sua promulgação. Sua justificativa advém da necessidade de compreensão das bases históricas conceituais, organizacionais e legais por fundamentar e explicar a Educação Escolar Indígena no País. Tendo como questionamentos motivadores: as leis nacionais e os programas estaduais “constroem” uma Educação Escolar Indígena ou uma Educação Escolar para o indígena? As leis estão sendo respeitadas nas escolas das aldeias do estado do Amapá ou a escola implantada ainda segue os padrões da escola do não índio? Metodologicamente, o trabalho foi pautado na análise de documentos e teve como referência bibliografias basilares sobre a temática. A pesquisa apontou os ganhos educacionais, mas também confirmou as dificuldades encontradas pelas populações nativas para consolidar e fazer acontecer a Educação Escolar Intercultural. |
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O MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA NO BRASIL E SEU DESDOBRAMENTO NO AMAPÁ (1988-2002): CAMINHOS E DESCAMINHOSTHE INDIGENOUS EDUCATIONAL MOVEMENT IN BRAZIL AND ITS DEVELOPMENT IN AMAPÁ (1988-2002): ways and deviationsEducação Escolar IndígenaEducação Escolar InterculturalAmapáEste trabalho busca analisar o movimento de construção da Educação Escolar Indígena no Brasil e no estado do Amapá, pondo em evidência as discussões antes da Constituição Federal de 1988 e após sua promulgação. Sua justificativa advém da necessidade de compreensão das bases históricas conceituais, organizacionais e legais por fundamentar e explicar a Educação Escolar Indígena no País. Tendo como questionamentos motivadores: as leis nacionais e os programas estaduais “constroem” uma Educação Escolar Indígena ou uma Educação Escolar para o indígena? As leis estão sendo respeitadas nas escolas das aldeias do estado do Amapá ou a escola implantada ainda segue os padrões da escola do não índio? Metodologicamente, o trabalho foi pautado na análise de documentos e teve como referência bibliografias basilares sobre a temática. A pesquisa apontou os ganhos educacionais, mas também confirmou as dificuldades encontradas pelas populações nativas para consolidar e fazer acontecer a Educação Escolar Intercultural.Universidade Federal do Amazonas2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/508110.38047/rct.al1.pp.103.118Canoa do Tempo; v. 10 n. Nº 2 (2018): Experiências Missionárias em espaços africanos e amazônicos: perspectivas em diálogos contemporâneos; 119-1382594-81481982-075510.38047/rct.v102.202reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5081/4209Copyright (c) 2019 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Pollianna Pimentel2021-04-22T11:52:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5081Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/indexPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oai2594-81481982-0755opendoar:2021-04-22 11:52:33.354Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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