"BEAUTIFUL GIRLS, CINNAMON OR RIPE JABUTICABA COLORED...": BLACK BEAUTY CONTESTS AT THE BLACK EXPERIMENTAL THEATER
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/6666 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar e discutir os concursos de beleza negra “Rainha das Mulatas” e “Boneca de Pixe” realizados pelo Teatro Experimental do Negro entre 1947 e 1950. A partir dos concursos destinados às mulheres negras da cidade do Rio de Janeiro, pretendemos analisar quais seriam os objetivos dos concursos, quem eram as candidatas, quais diferenças separavam os dois concursos. Destacamos também a importância de apontar as especificidades dos concursos, devido a organização dos mesmos pertencer a um espaço expressivo de afirmação da identidade negra e luta contra racismo durante as décadas de 40 e 50 no Brasil. Dentro deste contexto, as questões ligadas ao intercruzamento de raça, classe e gênero contribuem para conhecermos as “rainhas” e “bonecas negras” do Teatro Experimental do Negro. |
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"BEAUTIFUL GIRLS, CINNAMON OR RIPE JABUTICABA COLORED...": BLACK BEAUTY CONTESTS AT THE BLACK EXPERIMENTAL THEATER“GAROTAS BONITAS, DE COR DE CANELA OU DE JABUTICABA MADURA...”: Os concursos de beleza negra no Teatro Experimental do NegroConcursosBeleza negrafeminismo negroGêneroO presente artigo tem por objetivo analisar e discutir os concursos de beleza negra “Rainha das Mulatas” e “Boneca de Pixe” realizados pelo Teatro Experimental do Negro entre 1947 e 1950. A partir dos concursos destinados às mulheres negras da cidade do Rio de Janeiro, pretendemos analisar quais seriam os objetivos dos concursos, quem eram as candidatas, quais diferenças separavam os dois concursos. Destacamos também a importância de apontar as especificidades dos concursos, devido a organização dos mesmos pertencer a um espaço expressivo de afirmação da identidade negra e luta contra racismo durante as décadas de 40 e 50 no Brasil. Dentro deste contexto, as questões ligadas ao intercruzamento de raça, classe e gênero contribuem para conhecermos as “rainhas” e “bonecas negras” do Teatro Experimental do Negro.Universidade Federal do Amazonas2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/666610.38047/rct.v12.n01.2020.al3.p.288.316Canoa do Tempo; v. 12 n. 01 (2020): História Oral e Pública: escutas sensíveis em tempos desafiadores.; 288-3162594-81481982-075510.38047/rct.v12.n01.2020reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/6666/5850Copyright (c) 2020 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maybel Sulamita2021-04-22T11:52:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6666Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/indexPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oai2594-81481982-0755opendoar:2021-04-22 11:52:33.703Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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