Os motivos das guitarras amazonenses: diálogos culturais e invenções entre fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rafael Angelo dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2590093616762020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8258
Resumo: Na década de 1980, mediante os registros fonográficos da Gravasom e demais gravadoras nacionais, abriu-se uma oportunidade de compilar e salvaguardar a produção sonora de manifestações musicais amazonenses, hoje em dia, intituladas como música do “beiradão”. Esta expressão musical é permeada por uma diversidade de elementos estruturantes oriundos de um conjunto de possibilidades e trocas culturais que as fronteiras amazônicas entre o Caribe, Guianas e demais países circundantes proporcionam, assim como as referências presentes na produção músical nacional. Isto posto, buscou-se a problematização da poética musical dos guitarristas do beiradão, André Amazonas, Raimundo Magalhães e Ozeas Santos e as múltiplas relações culturais atreladas a esta produção artística, e para uma melhor compreensão deste cenário, realizou-se uma contextualização do ambiente em que os personagens da pesquisa começaram a desenvolver suas trajetórias no âmbito musical, nos festejos dos beiradões, cujo repertório sonoro era fortemente influenciado pela programação das rádios nacionais e estrangeiras segundo o relato dos colaboradores da pesquisa, e posteriormente a participação desses personagens no mercado fonográfico da década de 1980. O objetivo geral da pesquisa traduz-se em compreender as relações socioculturais e musicais presentes nas trajetórias de vida e produções musicais dos guitarristas do beiradão, e, especificamente, realizou-se a discussão sobre tais relações presentes no contexto em que se encontravam. Por meio do trabalho de campo, houve o registro via história oral dos relatos dos participantes da pesquisa, pessoas que participaram do circuito artístico da década de 1980, em diferentes posições do campo cultural. Por fim, realizou-se a compilação dos registros fonográficos que forneceram material para análise musical, baseada em uma literatura que envolve a teoria musical de Schoenberg e os estudos da música popular de Philip Tag. É fato que toda a produção realizada pelos três guitarristas, na década de 1980, no âmbito da indústria fonográfica, buscou apoio nas manifestações culturais que já estavam estabelecidas nos festejos das beiras dos rios amazonenses. Sendo assim, apontou-se um olhar reflexivo e analítico para essas práticas e seus registros com o intuito de esmiuçar seu caráter transformador, originado da experiência concreta de seus criadores, que podem ser vistos sob a ótica do conceito dos bricoleurs, de Lévi-Strauss, e do habitus, de Bourdieu. Um dos resultados obtidos ao longo do percurso do campo e das entrevistas deu-se pela citação do conceito da broca feita por Eliberto Barroncas - palavra que nomeia momentos de improviso, ornamentos e criações de temas que ocorriam durantes os festejos, assim como a ideia do sotaque amazonense presente na execução das composições. Dessa maneira, reconhecemos essa prática, a música dos beiradões, como resultado direto das ações dos sujeitos que as produzem, no que se refere ao lado prático do conhecimento e sua disposição para a realização das mudanças. Através do código musical e contexto histórico/social em que está inserida, desvelamos uma manifestação artística reflexo de uma Amazônia dinâmica, lugar fronteiriço e criador de novos signos.
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Isto posto, buscou-se a problematização da poética musical dos guitarristas do beiradão, André Amazonas, Raimundo Magalhães e Ozeas Santos e as múltiplas relações culturais atreladas a esta produção artística, e para uma melhor compreensão deste cenário, realizou-se uma contextualização do ambiente em que os personagens da pesquisa começaram a desenvolver suas trajetórias no âmbito musical, nos festejos dos beiradões, cujo repertório sonoro era fortemente influenciado pela programação das rádios nacionais e estrangeiras segundo o relato dos colaboradores da pesquisa, e posteriormente a participação desses personagens no mercado fonográfico da década de 1980. O objetivo geral da pesquisa traduz-se em compreender as relações socioculturais e musicais presentes nas trajetórias de vida e produções musicais dos guitarristas do beiradão, e, especificamente, realizou-se a discussão sobre tais relações presentes no contexto em que se encontravam. Por meio do trabalho de campo, houve o registro via história oral dos relatos dos participantes da pesquisa, pessoas que participaram do circuito artístico da década de 1980, em diferentes posições do campo cultural. Por fim, realizou-se a compilação dos registros fonográficos que forneceram material para análise musical, baseada em uma literatura que envolve a teoria musical de Schoenberg e os estudos da música popular de Philip Tag. É fato que toda a produção realizada pelos três guitarristas, na década de 1980, no âmbito da indústria fonográfica, buscou apoio nas manifestações culturais que já estavam estabelecidas nos festejos das beiras dos rios amazonenses. Sendo assim, apontou-se um olhar reflexivo e analítico para essas práticas e seus registros com o intuito de esmiuçar seu caráter transformador, originado da experiência concreta de seus criadores, que podem ser vistos sob a ótica do conceito dos bricoleurs, de Lévi-Strauss, e do habitus, de Bourdieu. Um dos resultados obtidos ao longo do percurso do campo e das entrevistas deu-se pela citação do conceito da broca feita por Eliberto Barroncas - palavra que nomeia momentos de improviso, ornamentos e criações de temas que ocorriam durantes os festejos, assim como a ideia do sotaque amazonense presente na execução das composições. Dessa maneira, reconhecemos essa prática, a música dos beiradões, como resultado direto das ações dos sujeitos que as produzem, no que se refere ao lado prático do conhecimento e sua disposição para a realização das mudanças. Através do código musical e contexto histórico/social em que está inserida, desvelamos uma manifestação artística reflexo de uma Amazônia dinâmica, lugar fronteiriço e criador de novos signos.In the 1980s, with the phonographic records of Gravasom, and other national record labels, an opportunity was opened to compile and safeguard the sound production of the Amazon musical movement nowadays called Beiradão. This musical movement is permeated by a variety of structural elements derived from a set of possibilities and cultural exchanges that the Amazonian border between the Caribbean, Guyana and other surrounding countries provide, as well as the references present in the national music production. Therefore, it sought to problematize the poetics of the guitarists from the Beira, André Amazonas, Raimundo Magalhães and Ozeas Santos, and for a better understanding of this scenario there was a search for a contextualization of the environment in which the characters of the research began to develop their trajectories in the musical scope, in the festivities of the beiradões, whose sound repertoire was strongly influenced by radio programming according to the report of the research collaborators. The general objective of the research is to understand the socio-cultural and musical relations present in the life trajectories and musical productions of the guitarists of the Beiradão, and specifically the discussion about the socio-cultural relations present in the context in which they found themselves, through the fieldwork there was a record of the reports of the research participants who followed the methodology of oral history. Finally, there was a compilation of phonographic records that provided material for musical analysis based on a literature that involves musical theory and studies of popular music. It is a fact that all the production performed by the three guitarists in the 1980s in the ambit of the phonographic industry sought support in the cultural manifestations that were already established in the festivities of the borders of the Amazon rivers. Therefore, a reflective and analytical view of these practices and their records is pointed out, with the aim of examining their transformative and iventive character, originated from the concrete experience of their creators, which can be seen from the perspective of the concept of Lévi-Strauss’s bricouleurs and Bourdieu's habitus. One of the results obtained along the course of the field and his interviews was given by the quote of the drill concept made by Eliberto Barroncas, a word that names moments of improvisation, ornaments and creations of themes that occurred during the celebrations, as well as the idea of the Amazonian accent present in the execution of the compositions. In this way, we recognize this practice, the music of the beiradões, as a direct result of the actions of the subjects who produce it, with regard to the practical side of knowledge and their willingness to make changes. Through the musical code and historical context / social in which it appears, we unveil one reflection artistic expression of a dynamic Amazon frontier place creator of new signs.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaBarros, Rosemara Staub dehttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876Mesquita, Bernardo Thiago Paivahttp://lattes.cnpq.br/0947565701907277Ribeiro, Odenei de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065Lima, Rafael Angelo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/25900936167620202021-05-07T22:16:25Z2020-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Rafael Angelo dos Santos. Os motivos das guitarras amazonenses: diálogos culturais e invenções entre fronteiras. 2020. 139 f. 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