A representação do indígena Sateré Mawé nas toadas de Boi-bumbá de Parintins-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Adriano Pinto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2855473676452835
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8298
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto as toadas de Boi-Bumbá do Festival Folclórico de Parintins-AM que representam os indígenas Sateré Mawé. Nosso objetivo geral foi compreender como os indígenas Sateré Mawé são representados nas toadas a partir de uma perspectiva descolonizadora. A pergunta que presidiu a investigação concentrou-se na seguinte indagação: sobre quais recomendações, a partir de quais enquadramentos teórico-metodológicos os compositores de toadas de Boi-Bumbá representaram os indígenas Sateré Mawé? Para dar conta da resposta, foi necessário lançar mão de ferramentas metodológicas e arcabouços teóricos de várias áreas das Ciências Sociais, tais como: a Sociologia, Antropologia, Literatura, História e Artes, entre outras. A metodologia assumiu a perspectiva da abordagem qualitativa e como método utilizou-se a análise de conteúdo. O método compreendeu o recolhimento e análise das toadas que representam os Sateré Mawé com base em categorias estabelecidas, e que levaram em conta os princípios da descolonização. Também fizemos o uso de entrevistas com o intuito de ampliar o espectro analítico para além da mensagem (toadas), focalizamos o processo comunicacional de forma mais ampla, incluímos o estudo das fontes, dos emissores (compositores). Aliamos os resultados da análise de conteúdo com as informações obtidas nas entrevistas, com isso conseguimos resgatar o protagonismo dos indígenas Sateré Mawé, produzir conhecimento heterogêneo, pesquisar as raízes histórias e promover a desconstrução de uma imagem pré-concebida dos indígenas. Acreditamos ser possível afirmar que as toadas propagam uma perspectiva descolonizadora dos indígenas Sateré Mawé, uma vez que se propuseram a divulgar e informar eficientemente seu público sobre a diversidade indígena no Brasil.
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spelling A representação do indígena Sateré Mawé nas toadas de Boi-bumbá de Parintins-AMThe representation of the Sateré Mawé indigenous in the Boi-bumbá toadas from Parintins-AMDescolonização - Parintins (AM)Índios MawéBumba-meu-boi - Parinstins (AM)CIENCIAS HUMANASDescolonizaçãoBoi-BumbáToadasSateré MawéEsta pesquisa tem como objeto as toadas de Boi-Bumbá do Festival Folclórico de Parintins-AM que representam os indígenas Sateré Mawé. Nosso objetivo geral foi compreender como os indígenas Sateré Mawé são representados nas toadas a partir de uma perspectiva descolonizadora. A pergunta que presidiu a investigação concentrou-se na seguinte indagação: sobre quais recomendações, a partir de quais enquadramentos teórico-metodológicos os compositores de toadas de Boi-Bumbá representaram os indígenas Sateré Mawé? Para dar conta da resposta, foi necessário lançar mão de ferramentas metodológicas e arcabouços teóricos de várias áreas das Ciências Sociais, tais como: a Sociologia, Antropologia, Literatura, História e Artes, entre outras. A metodologia assumiu a perspectiva da abordagem qualitativa e como método utilizou-se a análise de conteúdo. O método compreendeu o recolhimento e análise das toadas que representam os Sateré Mawé com base em categorias estabelecidas, e que levaram em conta os princípios da descolonização. Também fizemos o uso de entrevistas com o intuito de ampliar o espectro analítico para além da mensagem (toadas), focalizamos o processo comunicacional de forma mais ampla, incluímos o estudo das fontes, dos emissores (compositores). Aliamos os resultados da análise de conteúdo com as informações obtidas nas entrevistas, com isso conseguimos resgatar o protagonismo dos indígenas Sateré Mawé, produzir conhecimento heterogêneo, pesquisar as raízes histórias e promover a desconstrução de uma imagem pré-concebida dos indígenas. Acreditamos ser possível afirmar que as toadas propagam uma perspectiva descolonizadora dos indígenas Sateré Mawé, uma vez que se propuseram a divulgar e informar eficientemente seu público sobre a diversidade indígena no Brasil.This research has as studying object the Boi-Bumbá toadas from the Parintins' Folklore Festival which representing the Sateré Mawé indigenous people. Trough a decolonizing perspective, Our general objective was to understand how the Sateré Mawé indigenous people has been represented in the Boi-Bumbá toadas. The question that presided over the investigation focused on the following question: Through which theoretical and methodological orientations have the Boi-Bumbá toadas composers represented the Sateré Mawé indigenous people? To answer that question, it was necessary using methodological tools and theoretical guidelines from different areas of Social Sciences, such as: Sociology, Anthropology, Literature, History and Arts, and so on. The methodology took the qualitative approach perspective and also as a method, It was used the content analysis. Based on established categories which took the decolonization principles, the method comprised the collection and the analysis of the toadas which represent the Sateré Mawé indigenous people. We also used interviews in order to increase the analytical spectrum beyond the message (toadas), we broadly focused on the communication process, we included the study of the sources, the emitters (composers). We allied the results of the content analysis with the information obtained in the interviews, and with that we were able to rescue the Sateré Mawé indigenous people protagonism, we produced heterogeneous knowledge, we researched their historical origins and also we promoted the deconstruction of the Sateré Mawé indigenous people' preconceived image. We believe it is possible to affirm that the Boi-Bumba toadas spreads a decolonizing perspective of the Sateré Mawé indigenous people, given the fact that they have had the porpose to disseminate and they efficiently have informed about indigenous diversity in Brazil.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaRodrigues, Allan Soljenítsin Barretohttp://lattes.cnpq.br/6064689318678257Fernando, Adelson da Costahttp://lattes.cnpq.br/4220610766970297Rodrigues, Renan Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772Marinho, Adriano Pintohttp://lattes.cnpq.br/28554736764528352021-06-08T17:03:11Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Adriano Pinto. A representação do indígena Sateré Mawé nas toadas de Boi-bumbá de Parintins-AM. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8298porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-06-09T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-06-09T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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