As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Ludmila Portela
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cyntrão, Sylvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33968
Resumo: Reconhecer o lugar das toadas de bumba-meu-boi dentro do conjunto que envolve os discursos literários é entendê-las como gênero híbrido que faz cruzar sistemas semióticos relativos a som, ritmo e palavra. Tal como as canções, gênero que compreende a junção entre letra e melodia, as toadas têm seus alicerces na palavra que funciona como veículo de intervenção numa sociedade descentralizada e plural, como a atual sociedade de consumo. Este trabalho visa refletir sobre o lugar dessas expressões artísticas dentro do contexto da pós-modernidade e entender as projeções do sujeito cantador, que pela voz poética e pela performance constrói imagens. Recorremos aos estudos de Fredric Jameson para compreender as inserções desse poeta no conjunto das múltiplas dimensões da atual realidade, além das leituras de Paul Zumthor sobre a literatura oral, para entender as imagens manifestadas pela performance. As análises literárias de objetos discursivo-literários desta natureza abrem possibilidades que libertam os pontos de vista convencionais e dominantes para novos olhares que permitem mais relativizações e compreensões de ordens diferentes no mundo.
id UNB_761db4523e5e26ceb5905b39dfef02d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33968
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidadeBumba-meu-boiToadasPós-modernidadePerformanceReconhecer o lugar das toadas de bumba-meu-boi dentro do conjunto que envolve os discursos literários é entendê-las como gênero híbrido que faz cruzar sistemas semióticos relativos a som, ritmo e palavra. Tal como as canções, gênero que compreende a junção entre letra e melodia, as toadas têm seus alicerces na palavra que funciona como veículo de intervenção numa sociedade descentralizada e plural, como a atual sociedade de consumo. Este trabalho visa refletir sobre o lugar dessas expressões artísticas dentro do contexto da pós-modernidade e entender as projeções do sujeito cantador, que pela voz poética e pela performance constrói imagens. Recorremos aos estudos de Fredric Jameson para compreender as inserções desse poeta no conjunto das múltiplas dimensões da atual realidade, além das leituras de Paul Zumthor sobre a literatura oral, para entender as imagens manifestadas pela performance. As análises literárias de objetos discursivo-literários desta natureza abrem possibilidades que libertam os pontos de vista convencionais e dominantes para novos olhares que permitem mais relativizações e compreensões de ordens diferentes no mundo.Knowing the place of the tunes of the kind “bumba-meu-boi” within the set of literary discourses is a matter of understanding it as a hybrid genre that crosses semiotic systems related to sound, rhythm and word. In the same way as the song – a genre that joins melody and lyrics – these tunes have their ground in the word, which plays the role of a vehicle of intervention in a decentralized and plural society, such as the current consumption society. This work intends to reflect on the place of such art expressions within the postmodern context, and to understand the projections of the singing subject that contructs images by means of her poetic voice and by her performance. We are going to fall back on the Fredric Jameson's studies to understand the insertion of this singing poet into the multiple dimensions of the present days, and on the Paul Zumthor's readings about oral literature to understand images projected by performance. Such literary analysis opens possibilities that release conventional, mainstream points of view to new looks that allow even more relativizations and understandings of different world orders.Universidade Estadual de Londrina2019-02-07T11:08:24Z2019-02-07T11:08:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade. Boitatá, Londrina, n. 21, p. 257-267, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31267/21949. Acesso em: 07 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33968Boitatá - Declaração de Direito Autoral Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 07 fev. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessGondim, Ludmila PortelaCyntrão, Sylvia Helenaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:34:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/33968Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:34:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
title As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
spellingShingle As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
Gondim, Ludmila Portela
Bumba-meu-boi
Toadas
Pós-modernidade
Performance
title_short As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
title_full As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
title_fullStr As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
title_full_unstemmed As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
title_sort As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade
author Gondim, Ludmila Portela
author_facet Gondim, Ludmila Portela
Cyntrão, Sylvia Helena
author_role author
author2 Cyntrão, Sylvia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Ludmila Portela
Cyntrão, Sylvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Bumba-meu-boi
Toadas
Pós-modernidade
Performance
topic Bumba-meu-boi
Toadas
Pós-modernidade
Performance
description Reconhecer o lugar das toadas de bumba-meu-boi dentro do conjunto que envolve os discursos literários é entendê-las como gênero híbrido que faz cruzar sistemas semióticos relativos a som, ritmo e palavra. Tal como as canções, gênero que compreende a junção entre letra e melodia, as toadas têm seus alicerces na palavra que funciona como veículo de intervenção numa sociedade descentralizada e plural, como a atual sociedade de consumo. Este trabalho visa refletir sobre o lugar dessas expressões artísticas dentro do contexto da pós-modernidade e entender as projeções do sujeito cantador, que pela voz poética e pela performance constrói imagens. Recorremos aos estudos de Fredric Jameson para compreender as inserções desse poeta no conjunto das múltiplas dimensões da atual realidade, além das leituras de Paul Zumthor sobre a literatura oral, para entender as imagens manifestadas pela performance. As análises literárias de objetos discursivo-literários desta natureza abrem possibilidades que libertam os pontos de vista convencionais e dominantes para novos olhares que permitem mais relativizações e compreensões de ordens diferentes no mundo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-02-07T11:08:24Z
2019-02-07T11:08:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade. Boitatá, Londrina, n. 21, p. 257-267, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31267/21949. Acesso em: 07 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33968
identifier_str_mv GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. As toadas de Bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade. Boitatá, Londrina, n. 21, p. 257-267, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31267/21949. Acesso em: 07 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580841774972928