Contradições da relação público-privada na gestão das escolas públicas da rede de ensino de Manaus-Am
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9470 |
Resumo: | A presente tese de doutorado em educação apresenta estudo realizado com/na gestão da rede de ensino da cidade de Manaus. Tem como objetivo principal analisar como é feita a implantação do modelo de gestão gerencial na rede de ensino de Manaus no recorte temporal de 2013 a 2020 alinhado com os interesses das políticas neoliberais. A questão movente que norteou a pesquisa consistiu em: Como a rede municipal de ensino de Manaus tem materializado através de políticas públicas a implantação de um modelo de gestão gerencial e como esta lógica é operacionalizada, tendo como referência as métricas das avaliações em larga escala? Defende-se a tese de que o crescimento do IDEB, na série histórica em estudo não significou a melhoria da aprendizagem dos alunos (as) da rede municipal de Manaus, visto que a pesquisa constatou por meio da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) que parcela significativa dos alunos (as) demonstraram não terem adquiridos os conhecidos básicos, o que contradiz com o alto índice de aprovação evidenciado pelos dados informados pela SEMED. O estudo foi realizado em uma zona distrital (Zona Norte) da Semed/Manaus e tomou como campo de pesquisa quatro escolas pertencentes à referida zona. A pesquisa se assenta em uma perspectiva crítica pelo viés do método Materialismo histórico dialético, articulando as categorias totalidade, contradição e mediação discutida por teóricos marxistas como Lucáks (2015), Kozik (1976), bem como outros autores que discutem a política educacional alinhados ao referido método, como Gadotti (2013), Frigotto (2006, 2010), Freitas (2004, 2018), Azevedo (2008), Peroni (2017, 2021), Adrião (2015, 2016, 2018), Mourão (2005) e outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que relacionada à pesquisa de campo traz como argumento principal que a qualidade da educação defendida pela lógica neoliberal está revestida de interesses empresariais que veem na educação um campo de alto valor para investimentos que gera exclusão e que contradiz o sentido de qualidade social, implicando diretamente no sentido de qualidade do ensino. Depreende-se que problematizar a lógica neoliberal inserida na gestão das escolas do ensino básico no campo pesquisado, pela via materialista histórica dialética, implica também operar na crítica ao processo de entrada de empresas privadas na rede de Manaus que passa a pensar e controlar o trabalho pedagógico e a gestão escolar, através e metodologias totalmente ligadas ao setor empresarial. Conclui-se por fim que a crítica presente no trabalho é importante e se junta a outras tantas críticas dentro do contexto amazônico em que os sinais da colonização europeia ainda estão muito presentes em forma de subordinação e para nós esta análise implica em um processo de resistência e luta constante que inicia com o desvelamento da realidade educacional que é apresentada com dados camuflados, causando um profundo caos com o real sentido da educação e sua qualidade, ancorado em princípios mercadológicos. |
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Contradições da relação público-privada na gestão das escolas públicas da rede de ensino de Manaus-AmEscolas públicas - Organização e administração - Manaus (AM)Planejamento educacionalCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOFundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasGestão democráticaQualidadePúblico privadoGerencialismoContradiçãoA presente tese de doutorado em educação apresenta estudo realizado com/na gestão da rede de ensino da cidade de Manaus. Tem como objetivo principal analisar como é feita a implantação do modelo de gestão gerencial na rede de ensino de Manaus no recorte temporal de 2013 a 2020 alinhado com os interesses das políticas neoliberais. A questão movente que norteou a pesquisa consistiu em: Como a rede municipal de ensino de Manaus tem materializado através de políticas públicas a implantação de um modelo de gestão gerencial e como esta lógica é operacionalizada, tendo como referência as métricas das avaliações em larga escala? Defende-se a tese de que o crescimento do IDEB, na série histórica em estudo não significou a melhoria da aprendizagem dos alunos (as) da rede municipal de Manaus, visto que a pesquisa constatou por meio da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) que parcela significativa dos alunos (as) demonstraram não terem adquiridos os conhecidos básicos, o que contradiz com o alto índice de aprovação evidenciado pelos dados informados pela SEMED. O estudo foi realizado em uma zona distrital (Zona Norte) da Semed/Manaus e tomou como campo de pesquisa quatro escolas pertencentes à referida zona. A pesquisa se assenta em uma perspectiva crítica pelo viés do método Materialismo histórico dialético, articulando as categorias totalidade, contradição e mediação discutida por teóricos marxistas como Lucáks (2015), Kozik (1976), bem como outros autores que discutem a política educacional alinhados ao referido método, como Gadotti (2013), Frigotto (2006, 2010), Freitas (2004, 2018), Azevedo (2008), Peroni (2017, 2021), Adrião (2015, 2016, 2018), Mourão (2005) e outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que relacionada à pesquisa de campo traz como argumento principal que a qualidade da educação defendida pela lógica neoliberal está revestida de interesses empresariais que veem na educação um campo de alto valor para investimentos que gera exclusão e que contradiz o sentido de qualidade social, implicando diretamente no sentido de qualidade do ensino. Depreende-se que problematizar a lógica neoliberal inserida na gestão das escolas do ensino básico no campo pesquisado, pela via materialista histórica dialética, implica também operar na crítica ao processo de entrada de empresas privadas na rede de Manaus que passa a pensar e controlar o trabalho pedagógico e a gestão escolar, através e metodologias totalmente ligadas ao setor empresarial. Conclui-se por fim que a crítica presente no trabalho é importante e se junta a outras tantas críticas dentro do contexto amazônico em que os sinais da colonização europeia ainda estão muito presentes em forma de subordinação e para nós esta análise implica em um processo de resistência e luta constante que inicia com o desvelamento da realidade educacional que é apresentada com dados camuflados, causando um profundo caos com o real sentido da educação e sua qualidade, ancorado em princípios mercadológicos.The present doctoral thesis in education presents a study conducted with/in the management of the teaching network of the city of Manaus. Its main objective is to analyze how the implementation of the management model in the Manaus education network is made in the time frame from 2013 to 2020 aligned with the interests of neoliberal policies. The moving question that led the research consisted of: How has manaus's municipal education network materialized through public policies the implementation of a management model and how this logic is operationalized, based on the metrics of large-scale evaluations? It is defended the thesis that the growth of IDEB, in the historical series under study did not mean the improvement of students' learning of the Manaus municipal network, since the research found through the Student Perfornance Assessment (ADE) that a significant portion ofthe students of monstraram did not have acquired the basic acquaintances, which contradicts the high approval rate evidenced by the data reported by SEMED. The study was carried out in a district area (North Zone) of Semed /Manaus and took as a field of research four schools belonging to that zone. The research is based on a critical perspective by the bias of the dialectical historical materialism method, articulating the categories totality, contradiction and mediation discussed by Marxist theorists such as Lucáks (2015), Kozik (1976), as well as other authors who discuss educational policy aligned with this method, such as Gadotti (2013), Frigotto (2006, 2010), Freitas (2004, 2018), Azevedo (2008), Peroni (2017, 2021), Adrião (2015, 2016, 2018) Mourão (2005) and others. This is a qualitative research that related to field research brings as the main argument that the quality of education defended by neoliberal logic is covered with business interests that see in education a field of high value for investments that generates exclusion and that contradicts the sense of social quality, directly implying in the sense of quality of teaching. It can be seen that problematizing the neoliberal logic inserted in the management of primary schools in the field researched, through the dialectical historical materialist way, also implies operating in the criticism of the process dand entry of private companies in the Manaus network that begins to think and control pedagogical work and school management, through methodologies totally linked to the business sector. Finally, it is believed that the criticism present in the work is important and joins many other criticisms within the Amazonian context in which the signs of European colonization are still very present in the form of subordination and for us this analysis implies a process of resistance and constant struggle that begins with the unsealing of the educational reality that is presented with camouflaged data, causing deep chaos with the real sense of education and its quality, anchored in marketing principles.FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasAgilidade e avaliações uniformizadasPrezados, iniciei o processo de submissão da tese no Ano passado, desde então não tenho obtidos resultados positivos, manifesto que as avaliações da biblioteca é fragmentada, uma vez que, todas as vezes solicitam encaminhamentos diferentes, a tese, já foi aprovada, passou pelos critérios de avaliação interno do PPGE. A última avaliação da biblioteca negativa sugeriu que usei imagem na ficha catalográfica, isso não é verdadeiro, uma vez que segui as orientações do sistema, baixei em PDF e inclui no documento principal da tese.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Rosas, RonaldoSilva, João Batista do CarmoAraújo, José Júlio César do NascimentoMoura, Edilberto Santoshttp://lattes.cnpq.br/97869212805910562023-07-11T14:52:50Z2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOURA, Edilberto Santos. Contradições da relação público-privada na gestão das escolas públicas da rede de ensino de Manaus-Am. 2022. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-12T05:04:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9470Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-12T05:04:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A presente tese de doutorado em educação apresenta estudo realizado com/na gestão da rede de ensino da cidade de Manaus. Tem como objetivo principal analisar como é feita a implantação do modelo de gestão gerencial na rede de ensino de Manaus no recorte temporal de 2013 a 2020 alinhado com os interesses das políticas neoliberais. A questão movente que norteou a pesquisa consistiu em: Como a rede municipal de ensino de Manaus tem materializado através de políticas públicas a implantação de um modelo de gestão gerencial e como esta lógica é operacionalizada, tendo como referência as métricas das avaliações em larga escala? Defende-se a tese de que o crescimento do IDEB, na série histórica em estudo não significou a melhoria da aprendizagem dos alunos (as) da rede municipal de Manaus, visto que a pesquisa constatou por meio da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) que parcela significativa dos alunos (as) demonstraram não terem adquiridos os conhecidos básicos, o que contradiz com o alto índice de aprovação evidenciado pelos dados informados pela SEMED. O estudo foi realizado em uma zona distrital (Zona Norte) da Semed/Manaus e tomou como campo de pesquisa quatro escolas pertencentes à referida zona. A pesquisa se assenta em uma perspectiva crítica pelo viés do método Materialismo histórico dialético, articulando as categorias totalidade, contradição e mediação discutida por teóricos marxistas como Lucáks (2015), Kozik (1976), bem como outros autores que discutem a política educacional alinhados ao referido método, como Gadotti (2013), Frigotto (2006, 2010), Freitas (2004, 2018), Azevedo (2008), Peroni (2017, 2021), Adrião (2015, 2016, 2018), Mourão (2005) e outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que relacionada à pesquisa de campo traz como argumento principal que a qualidade da educação defendida pela lógica neoliberal está revestida de interesses empresariais que veem na educação um campo de alto valor para investimentos que gera exclusão e que contradiz o sentido de qualidade social, implicando diretamente no sentido de qualidade do ensino. Depreende-se que problematizar a lógica neoliberal inserida na gestão das escolas do ensino básico no campo pesquisado, pela via materialista histórica dialética, implica também operar na crítica ao processo de entrada de empresas privadas na rede de Manaus que passa a pensar e controlar o trabalho pedagógico e a gestão escolar, através e metodologias totalmente ligadas ao setor empresarial. Conclui-se por fim que a crítica presente no trabalho é importante e se junta a outras tantas críticas dentro do contexto amazônico em que os sinais da colonização europeia ainda estão muito presentes em forma de subordinação e para nós esta análise implica em um processo de resistência e luta constante que inicia com o desvelamento da realidade educacional que é apresentada com dados camuflados, causando um profundo caos com o real sentido da educação e sua qualidade, ancorado em princípios mercadológicos. |
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