Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis restaurados com revestimento asfáltico para região de Urucu (Coari-AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Fábio Cortezão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8301373457175167
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7340
Resumo: O trabalho em pauta apresenta uma metodologia de avaliação de desempenho funcional e estrutural de um trecho da Estrada Tronco Principal (ETP), buscando manter e até mesmo prolongar a vida do pavimento. O trecho da ETP, foi dividido em sete subtrechos, para melhor avaliação e controle da coleta de dados de campo. O desempenho de um pavimento é função de sua capacidade para atender ao tráfego durante um período de tempo, os desempenhos funcionais e estruturais do pavimento podem ser geralmente definidos como a mudança na sua condição ou função em relação à idade. O desempenho funcional é a disposição do pavimento de atender sua principal função, que é a de fornecer uma superfície com serventia adequada. O desempenho estrutural é a condição de um pavimento em manter sua integridade estrutural, sem apresentar falhas significativas, pois os efeitos das cargas de tráfego atuantes no pavimento, geram deformações plásticas e elásticas. A avaliação funcional baseou-se em levantamentos normatizados e bastante difundidos no país. A base fundamental do levantamento para analisar a superfície do pavimento, foi a caracterização do tipo e frequência das ocorrências de patologias, associado ao levantamento continuo das condições do estado do revestimento asfáltico, e medição da macrotextura da superfície. Fundamentando-se nesses dados foram determinados os índices avaliativos (IGI, IGG, ICPF, IGGE, IES e Hs). Para a avaliação estrutural, existe no mercado diversos equipamentos (FWD), para o estudo em questão, foi baseado em levantamento de dados de campo, realizando ensaio não destrutivo, por meio da determinação dos valores dos deslocamentos verticais (levantamento deflectométrico) ocorridos na superfície de um pavimento quando submetido a um carregamento e medido com auxílio de uma viga Benkelman. Os dados resultantes, deflexão máximo recuperável (D0), raio de curvatura (R), bacia deflectométrica, foram analisados e relacionados entre si, buscando parâmetros que indicassem a condição estrutural dos subtrechos estudos. Ao fim desses levantamentos, os índices e valores encontrados foram compilados, buscando subsidiar a tomada de decisão para melhorar o plano de controle e manutenção, que resultarão em indicações mais precisas e consequentemente um direcionamento melhor dos recursos para futuras intervenções e até mesmo executar a restauração da estrada.
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O desempenho estrutural é a condição de um pavimento em manter sua integridade estrutural, sem apresentar falhas significativas, pois os efeitos das cargas de tráfego atuantes no pavimento, geram deformações plásticas e elásticas. A avaliação funcional baseou-se em levantamentos normatizados e bastante difundidos no país. A base fundamental do levantamento para analisar a superfície do pavimento, foi a caracterização do tipo e frequência das ocorrências de patologias, associado ao levantamento continuo das condições do estado do revestimento asfáltico, e medição da macrotextura da superfície. Fundamentando-se nesses dados foram determinados os índices avaliativos (IGI, IGG, ICPF, IGGE, IES e Hs). Para a avaliação estrutural, existe no mercado diversos equipamentos (FWD), para o estudo em questão, foi baseado em levantamento de dados de campo, realizando ensaio não destrutivo, por meio da determinação dos valores dos deslocamentos verticais (levantamento deflectométrico) ocorridos na superfície de um pavimento quando submetido a um carregamento e medido com auxílio de uma viga Benkelman. Os dados resultantes, deflexão máximo recuperável (D0), raio de curvatura (R), bacia deflectométrica, foram analisados e relacionados entre si, buscando parâmetros que indicassem a condição estrutural dos subtrechos estudos. Ao fim desses levantamentos, os índices e valores encontrados foram compilados, buscando subsidiar a tomada de decisão para melhorar o plano de controle e manutenção, que resultarão em indicações mais precisas e consequentemente um direcionamento melhor dos recursos para futuras intervenções e até mesmo executar a restauração da estrada.The work in question presents a methodology for evaluating the functional and structural performance of a section of the Main Trunk Road (ETP), seeking to maintain and even prolong the life of the pavement. The ETP section was divided into seven sub-groups, for better evaluation and control of field data collection. The performance of a pavement is a function of its ability to serve traffic over a period of time, the functional and structural performances of the pavement can generally be defined as the change in its condition or function with respect to age. The functional performance is the provision of the floor to meet its main function, which is to provide a surface with suitable service. Structural performance is the condition of a pavement in maintaining its structural integrity, without presenting significant failures, as the effects of the traffic loads acting on the pavement, generate plastic and elastic deformations. The functional evaluation was based on normative and widely disseminated surveys in the country. The fundamental basis of the survey to analyze the surface of the pavement was the characterization of the type and frequency of occurrences of pathologies, associated to the continuous survey of the state of the asphalt coating, and measurement of the surface macrotexture. Based on these data the evaluation indices (IGI, IGG, ICPF, IGGE, IES and Hs) were determined. For the structural evaluation, there are several equipment (FWD) in the market for the study in question, based on field data collection, performing a non destructive test, by means of determination of vertical displacement values (deflectometric survey) occurring on the surface of a floor when subjected to loading and measured with the aid of a Benkelman beam. The resulting data, maximum recoverable deflection (D0), radius of curvature (R), deflectometric basin, were analyzed and related to each other, searching parameters that indicated the structural condition of the sub-studies. At the end of these surveys, the indices and values found were compiled, seeking to subsidize decision making to improve the control and maintenance plan, which will result in more precise indications and consequently a better targeting of resources for future interventions and even to perform the restoration of the road.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de MateriaisFrota, Consuelo Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4200047916528088Brito Júnior, Jorge de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/3423176906589920Trichês, Daniela Menegonhttp://lattes.cnpq.br/8037054732461325Carvalho, Carlos Fábio Cortezãohttp://lattes.cnpq.br/83013734571751672019-08-29T15:00:27Z2019-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Carlos Fábio Cortezão. Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis restaurados com revestimento asfáltico para região de Urucu (Coari-AM). 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-06T18:56:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-06T18:56:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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