WaiWai Yana Komo: Rotas de transformações Ameríndias. Um estudo de caso na região das Guianas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7790 |
Resumo: | WaiWai é um coletivo ameríndio complexo, com a maioria de falantes da família linguística Karib, que até os anos de 1950 vivia espalhado em casas coletivas/Umana localizadas entre os dois lados da Serra do Acaraí, divisa do Brasil com a Guiana. Este coletivo, a partir do convívio com missionários, decidiu se unir e viver em grandes aglomerados denomidos comunidades WaiWai. Por isso considero que somos um povo misturado. E, com essa afirmação, argumeto que na atualidade os chamados WaiWai correspondem àquelas pessoas que se conhecem há muito tempo, fazem visitas e estabelecem trocas milenares e hoje quando questionam sobre sua origem dizem que são os WaiWai. Diferente daqueles que viviam no século passado, antes do convívio nos aglomerados, quando essa questão não fazia parte de suas preocupações e mantinham as diferenças entre si, hoje todos sabem reconhecer suas semelhanças e diferenças. Hoje é muito comum ouvir o discurso que antes dos missionários os WaiWai eram “puros” e depois que passaram a viver todos juntos em grandes comunidades eles foram se “misturando”. Os jovens acreditam que ainda existem WaiWai “puros”e dizem que eles estão na Guiana. Essa questão já foi abordada por muitos outros antropólogos que trabalharam com os WaiWai e agora ela também passa a ser o foco da minha pesquisa. Para tratar desse assunto, realizei um estudo buscando saber o que os outros antropólogos disseram e também tive a oportunidade de conversar com minha avó Ahmori e com o velho líder dos Karapauyana Pararaka. Ele foi o líder dos últimos moradores de uma casa coletiva atraídos para viver nos aglomerados WaiWai em meados dos anos de 1980 por Ewka, meu avô paterno. |
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WaiWai Yana Komo: Rotas de transformações Ameríndias. Um estudo de caso na região das GuianasComunidades WaiWaiPovos ameríndiosLíngua KaribEtnologia indígenaGuiana Inglesa - BrasilCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAEtnologia indígenaOrganização socialWaiWaiPovos misturadosWaiWai é um coletivo ameríndio complexo, com a maioria de falantes da família linguística Karib, que até os anos de 1950 vivia espalhado em casas coletivas/Umana localizadas entre os dois lados da Serra do Acaraí, divisa do Brasil com a Guiana. Este coletivo, a partir do convívio com missionários, decidiu se unir e viver em grandes aglomerados denomidos comunidades WaiWai. Por isso considero que somos um povo misturado. E, com essa afirmação, argumeto que na atualidade os chamados WaiWai correspondem àquelas pessoas que se conhecem há muito tempo, fazem visitas e estabelecem trocas milenares e hoje quando questionam sobre sua origem dizem que são os WaiWai. Diferente daqueles que viviam no século passado, antes do convívio nos aglomerados, quando essa questão não fazia parte de suas preocupações e mantinham as diferenças entre si, hoje todos sabem reconhecer suas semelhanças e diferenças. Hoje é muito comum ouvir o discurso que antes dos missionários os WaiWai eram “puros” e depois que passaram a viver todos juntos em grandes comunidades eles foram se “misturando”. Os jovens acreditam que ainda existem WaiWai “puros”e dizem que eles estão na Guiana. Essa questão já foi abordada por muitos outros antropólogos que trabalharam com os WaiWai e agora ela também passa a ser o foco da minha pesquisa. Para tratar desse assunto, realizei um estudo buscando saber o que os outros antropólogos disseram e também tive a oportunidade de conversar com minha avó Ahmori e com o velho líder dos Karapauyana Pararaka. Ele foi o líder dos últimos moradores de uma casa coletiva atraídos para viver nos aglomerados WaiWai em meados dos anos de 1980 por Ewka, meu avô paterno.WaiWai is a complex Amerindian collective, with most speakers of the Karib language family, who until the 1950s lived in collective Uumana houses located between the two sides of the Acaraí Mountains, Brazil's border with Guyana. This collective, from the contact with missionaries, decided to unite and live in large agglomerations called WaiWai communities. That is why I consider that we are a mixed people. And with this statement, I wonder what the so-called WaiWai today correspond to those people who have known each other for a long time, make visits and establish millennial exchanges, and today, when they question their origin, they say they are the WaiWai. Unlike those who lived in the last century, before living in the conglomerations, when this question was not part of their concerns and kept differences between them, today everyone knows how to recognize their similarities and differences. Today it is very common to hear the speech that before the missionaries the WaiWai were "pure" and after that they began to live all together in great communities they were "mixing". The young people believe that there are still "pure" WaiWai and say they are in Guyana. This issue has already been addressed by many other anthropologists who have worked with the WaiWai and now it also becomes the focus of my research. To address this issue, I conducted a study to find out what the other anthropologists said and also had the opportunity to talk to the old leader of the Karapau yana, Pararaka. He was the leader of the last residents of a Collective House drawn to living in the WaiWai clusters in the mid-1980s by Ewka, my paternal grandfather.Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialDias Junior, Carlos Machadohttp://lattes.cnpq.br/0447520659399425Santos, Gilton Mendes doshttp://lattes.cnpq.br/8884263402852992Pinto, Márnio Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/2226412364277514Souza, Alexandre Anicetohttp://lattes.cnpq.br/72169133841138542020-05-19T17:56:54Z2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Alexandre Aniceto. WaiWai Yana Komo: Rotas de transformações Ameríndias. Um estudo de caso na região das Guianas. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7790porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-05-20T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7790Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-05-20T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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