Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Maria da Conceição Queiroz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7981539413406178
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta.
id UFAM_09b21bc96fc443cbc97f3b31660ed00c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3974
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lêEnsino de aprendizagem de línguasAbordagem ComunicativaCrençasProfessorAlunoLanguage teaching - learningCommunicative ApproachBeliefsTeacherStudentLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASEste trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta.The objectiv e of this study is to investigate teacher’ s teaching beliefs x students ` learning beliefs about En glish as a Foreign Language ( EFL ) in a public s chool setting and contrast those beliefs to events in the EFL classroom, in order to identify convergences and discrepancies between speech and action of teacher s and students . The theoretical basis of this study is the sociocultural perspective in spired by the work of Lev Vygot sky (1987) and the contextual appr oach proposed by Barcelos (2006) . A case study (Johnso n, 1992) is presented with e thnographic characteristics , (André, 1995). The data were collected using a semi - structured interview technique and classroom observation in a public schoo l in the city of Manaus . The research result showed that in the school ob served, specifically in the EFL classroom, teac her and students share basically the same beliefs and that t hese beliefs likely influence their behavior in the classroom . The sociocultural perspective , which is the perspective adopted in this work , allows u s to situate and understand classroom events as a collaborative en deavor in which students and teachers participate in the construction of knowledge. Finally , in the current state of the research on beliefs, in the field of the Foreign Language teaching - le arning, it is clear that it is not yet possible to establish a direct causal relationship between beliefs on one side and behaviors/actions on the other side, raising the hypothesis that this relationship i s indirect .FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasFerreira, Herbert Luiz Bragahttp://lattes.cnpq.br/4035461749959129Souza, Sérgio Augusto Freire deCavalheiro, Juciane dos SantosVale, Maria da Conceição Queirozhttp://lattes.cnpq.br/79815394134061782015-06-02T17:49:52Z2014-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVALE, Maria da Conceição Queiroz Vale. Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-31T11:57:21Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-31T11:57:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
spellingShingle Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
Vale, Maria da Conceição Queiroz
Ensino de aprendizagem de línguas
Abordagem Comunicativa
Crenças
Professor
Aluno
Language teaching - learning
Communicative Approach
Beliefs
Teacher
Student
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
title_short Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_full Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_fullStr Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_full_unstemmed Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_sort Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
author Vale, Maria da Conceição Queiroz
author_facet Vale, Maria da Conceição Queiroz
http://lattes.cnpq.br/7981539413406178
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7981539413406178
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Herbert Luiz Braga
http://lattes.cnpq.br/4035461749959129
Souza, Sérgio Augusto Freire de
Cavalheiro, Juciane dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Maria da Conceição Queiroz
http://lattes.cnpq.br/7981539413406178
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de aprendizagem de línguas
Abordagem Comunicativa
Crenças
Professor
Aluno
Language teaching - learning
Communicative Approach
Beliefs
Teacher
Student
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
topic Ensino de aprendizagem de línguas
Abordagem Comunicativa
Crenças
Professor
Aluno
Language teaching - learning
Communicative Approach
Beliefs
Teacher
Student
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
description Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
2015-06-02T17:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALE, Maria da Conceição Queiroz Vale. Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
identifier_str_mv VALE, Maria da Conceição Queiroz Vale. Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732009774284800