Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROZA, Ithyara Meneses.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem.
id UFCG_3e8bc1ce7f36f1727da01ba12e22976a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17956
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).Teachers' beliefs about the Communicative Approach (CA).Crenças de professoresAbordagem comunicativaEnsino de língua inglesaLinguística aplicadaTeachers' beliefsCommunicative approachEnglish language teachingApplied LinguisticsLetras.O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem.This research aims to analyze the most recurrent English teachers' beliefs in a language school located in Campina Grande, regarding the Communicative Approach and considering the teaching learning process of English, by relating these beliefs to the teachers' techniques and strategies of teaching. The Communicative Approach has been the object of study of a variety of academic projects since it has come up as an approach. By being an approach and not a method, unlike the forms of teaching that preceded it, the Communicative Approach has a number of principles which need to be recognized so that it can be used properly. This research is classified as descriptive because it was performed through a questionnaire applied to the teachers that was created to verify the most relevant teachers' beliefs who took part as volunteers about the AC. In order to enable a better understanding of what the Communicative Approach is, this work presents the theoretical assumptions and the main features of this approach, along with a brief description about beliefs in the context of Applied Linguistics. While doing this research, it was possible to notice that the beliefs related to the Communicative Approach, as well as the techniques and teaching strategies adopted by professors involved in this work to a great extent are in tune with the theoretical assumptions of this approach.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA, Normando Brito de.ALMEIDA, N. B.http://lattes.cnpq.br/7086998010231073BRANCO, Sinara de Oliveira.SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.PEDROZA, Ithyara Meneses.20152021-04-06T21:48:49Z2021-04-062021-04-06T21:48:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-22T23:05:50Zoai:localhost:riufcg/17956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-22T23:05:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
Teachers' beliefs about the Communicative Approach (CA).
title Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
spellingShingle Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
PEDROZA, Ithyara Meneses.
Crenças de professores
Abordagem comunicativa
Ensino de língua inglesa
Linguística aplicada
Teachers' beliefs
Communicative approach
English language teaching
Applied Linguistics
Letras.
title_short Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
title_full Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
title_fullStr Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
title_full_unstemmed Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
title_sort Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
author PEDROZA, Ithyara Meneses.
author_facet PEDROZA, Ithyara Meneses.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Normando Brito de.
ALMEIDA, N. B.
http://lattes.cnpq.br/7086998010231073
BRANCO, Sinara de Oliveira.
SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDROZA, Ithyara Meneses.
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças de professores
Abordagem comunicativa
Ensino de língua inglesa
Linguística aplicada
Teachers' beliefs
Communicative approach
English language teaching
Applied Linguistics
Letras.
topic Crenças de professores
Abordagem comunicativa
Ensino de língua inglesa
Linguística aplicada
Teachers' beliefs
Communicative approach
English language teaching
Applied Linguistics
Letras.
description O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-04-06T21:48:49Z
2021-04-06
2021-04-06T21:48:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956
PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956
identifier_str_mv PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744484483727360