Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem. |
id |
UFCG_3e8bc1ce7f36f1727da01ba12e22976a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17956 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).Teachers' beliefs about the Communicative Approach (CA).Crenças de professoresAbordagem comunicativaEnsino de língua inglesaLinguística aplicadaTeachers' beliefsCommunicative approachEnglish language teachingApplied LinguisticsLetras.O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem.This research aims to analyze the most recurrent English teachers' beliefs in a language school located in Campina Grande, regarding the Communicative Approach and considering the teaching learning process of English, by relating these beliefs to the teachers' techniques and strategies of teaching. The Communicative Approach has been the object of study of a variety of academic projects since it has come up as an approach. By being an approach and not a method, unlike the forms of teaching that preceded it, the Communicative Approach has a number of principles which need to be recognized so that it can be used properly. This research is classified as descriptive because it was performed through a questionnaire applied to the teachers that was created to verify the most relevant teachers' beliefs who took part as volunteers about the AC. In order to enable a better understanding of what the Communicative Approach is, this work presents the theoretical assumptions and the main features of this approach, along with a brief description about beliefs in the context of Applied Linguistics. While doing this research, it was possible to notice that the beliefs related to the Communicative Approach, as well as the techniques and teaching strategies adopted by professors involved in this work to a great extent are in tune with the theoretical assumptions of this approach.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA, Normando Brito de.ALMEIDA, N. B.http://lattes.cnpq.br/7086998010231073BRANCO, Sinara de Oliveira.SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.PEDROZA, Ithyara Meneses.20152021-04-06T21:48:49Z2021-04-062021-04-06T21:48:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-22T23:05:50Zoai:localhost:riufcg/17956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-22T23:05:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). Teachers' beliefs about the Communicative Approach (CA). |
title |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). |
spellingShingle |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças de professores Abordagem comunicativa Ensino de língua inglesa Linguística aplicada Teachers' beliefs Communicative approach English language teaching Applied Linguistics Letras. |
title_short |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). |
title_full |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). |
title_fullStr |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). |
title_full_unstemmed |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). |
title_sort |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). |
author |
PEDROZA, Ithyara Meneses. |
author_facet |
PEDROZA, Ithyara Meneses. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Normando Brito de. ALMEIDA, N. B. http://lattes.cnpq.br/7086998010231073 BRANCO, Sinara de Oliveira. SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEDROZA, Ithyara Meneses. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças de professores Abordagem comunicativa Ensino de língua inglesa Linguística aplicada Teachers' beliefs Communicative approach English language teaching Applied Linguistics Letras. |
topic |
Crenças de professores Abordagem comunicativa Ensino de língua inglesa Linguística aplicada Teachers' beliefs Communicative approach English language teaching Applied Linguistics Letras. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2021-04-06T21:48:49Z 2021-04-06 2021-04-06T21:48:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 |
identifier_str_mv |
PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744484483727360 |