Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ária Maria Mendes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0500192337787510
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4170
Resumo: A formação profissional em Serviço Social na realidade de Manaus apresenta demasiados desafios, entre eles o de proporcionar a efetiva compreensão acerca das demandas sociais que serão apresentadas na prática profissional. Entre os assuntos debatidos, encontra-se a temática da família, que apresenta sua relevância por ser debatida como viés central das Políticas Sociais no Brasil, mas que ainda sofre as resistências pela construção cultural ao se basear apenas na formação nuclear, de tradicionais alicerces históricos. Apesar dos desafios, a família encontra-se envolvida na prática profissional cotidiana do Assistente Social, o que demanda reflexões sobre o preparo dos referidos profissionais no que tange ao encaminhamento e atendimento das famílias no âmbito das expressões da Questão Social. Para tecer as considerações necessárias, a pesquisa objetivou analisar como os significados de família são concebidos pelos docentes e discentes, no processo de formação e prática profissional em duas IES (Instituições de Ensino Superior) de Manaus. Com procedimentos metodológicos que envolveram a realização de grupo focal com os discentes e entrevistas com docentes, a pesquisa desvelou os conceitos de família trazidos pelos sujeitos. Os resultados apontaram que, apesar das discussões acerca da pluralidade de significados que a família apresenta, a compreensão dos conceitos cerra-se nas análises tradicionais, permeadas de preconceitos e ausência de conhecimentos específicos no trato da temática, o que reflete no aumento dos desafios que as IES têm no que tange às reflexões de conteúdos que envolvem diretamente a formação profissional e o devido preparo docente e discente para os enfrentamentos das diversidades de expressões da Questão Social.
id UFAM_0c06c4b5399a6531e7f61cd4c232051f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4170
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AMFamíliaFormação ProfissionalServiço SocialFamilyVocational TrainingSocial ServiceCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIALA formação profissional em Serviço Social na realidade de Manaus apresenta demasiados desafios, entre eles o de proporcionar a efetiva compreensão acerca das demandas sociais que serão apresentadas na prática profissional. Entre os assuntos debatidos, encontra-se a temática da família, que apresenta sua relevância por ser debatida como viés central das Políticas Sociais no Brasil, mas que ainda sofre as resistências pela construção cultural ao se basear apenas na formação nuclear, de tradicionais alicerces históricos. Apesar dos desafios, a família encontra-se envolvida na prática profissional cotidiana do Assistente Social, o que demanda reflexões sobre o preparo dos referidos profissionais no que tange ao encaminhamento e atendimento das famílias no âmbito das expressões da Questão Social. Para tecer as considerações necessárias, a pesquisa objetivou analisar como os significados de família são concebidos pelos docentes e discentes, no processo de formação e prática profissional em duas IES (Instituições de Ensino Superior) de Manaus. Com procedimentos metodológicos que envolveram a realização de grupo focal com os discentes e entrevistas com docentes, a pesquisa desvelou os conceitos de família trazidos pelos sujeitos. Os resultados apontaram que, apesar das discussões acerca da pluralidade de significados que a família apresenta, a compreensão dos conceitos cerra-se nas análises tradicionais, permeadas de preconceitos e ausência de conhecimentos específicos no trato da temática, o que reflete no aumento dos desafios que as IES têm no que tange às reflexões de conteúdos que envolvem diretamente a formação profissional e o devido preparo docente e discente para os enfrentamentos das diversidades de expressões da Questão Social.The training actually Manaus presents too many challenges, among them to provide effective understanding of social demands to be presented in professional practice. Among the issues discussed, is the theme of family, which has relevance to be debated as central bias of Social Policies in Brazil, but still suffers resistances for cultural building to be based only on nuclear training, traditional historical foundations. Despite the challenges, the family is involved in everyday professional practice of Social Work, which requires reflections on the preparation of the professionals mentioned regarding the referral and care of families within the expressions of Social Issues. To weave the necessary considerations, the paper analyzes how the meanings of family are designed by teachers and students in the training and professional practice in two HEIs (Higher Education Institutions) Manaus process. With methodological procedures that involved conducting focus groups with students and interviews with faculty, research unveiled the concepts of family brought by the subjects. The results showed that, despite the discussions about the plurality of meanings that the family presents, understanding the concepts clenches up in the traditional analyzes, permeated with prejudice and lack of expertise in dealing with the issue, which reflects the increasing challenges HEIs have with respect to the reflections of content that directly involve the training and the proper teaching and student preparation for the confrontation of the diversity of expressions of Social Issues.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialOliveira, Simone Eneida Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/2030914124797140Carvalho, Ária Maria Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/05001923377875102015-06-25T19:23:05Z2014-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Ária Maria Mendes de. Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-30T12:49:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4170Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-30T12:49:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
title Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
spellingShingle Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
Carvalho, Ária Maria Mendes de
Família
Formação Profissional
Serviço Social
Family
Vocational Training
Social Service
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
title_short Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
title_full Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
title_fullStr Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
title_full_unstemmed Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
title_sort Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM
author Carvalho, Ária Maria Mendes de
author_facet Carvalho, Ária Maria Mendes de
http://lattes.cnpq.br/0500192337787510
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0500192337787510
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Simone Eneida Baçal de
http://lattes.cnpq.br/2030914124797140
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ária Maria Mendes de
http://lattes.cnpq.br/0500192337787510
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Formação Profissional
Serviço Social
Family
Vocational Training
Social Service
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
topic Família
Formação Profissional
Serviço Social
Family
Vocational Training
Social Service
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
description A formação profissional em Serviço Social na realidade de Manaus apresenta demasiados desafios, entre eles o de proporcionar a efetiva compreensão acerca das demandas sociais que serão apresentadas na prática profissional. Entre os assuntos debatidos, encontra-se a temática da família, que apresenta sua relevância por ser debatida como viés central das Políticas Sociais no Brasil, mas que ainda sofre as resistências pela construção cultural ao se basear apenas na formação nuclear, de tradicionais alicerces históricos. Apesar dos desafios, a família encontra-se envolvida na prática profissional cotidiana do Assistente Social, o que demanda reflexões sobre o preparo dos referidos profissionais no que tange ao encaminhamento e atendimento das famílias no âmbito das expressões da Questão Social. Para tecer as considerações necessárias, a pesquisa objetivou analisar como os significados de família são concebidos pelos docentes e discentes, no processo de formação e prática profissional em duas IES (Instituições de Ensino Superior) de Manaus. Com procedimentos metodológicos que envolveram a realização de grupo focal com os discentes e entrevistas com docentes, a pesquisa desvelou os conceitos de família trazidos pelos sujeitos. Os resultados apontaram que, apesar das discussões acerca da pluralidade de significados que a família apresenta, a compreensão dos conceitos cerra-se nas análises tradicionais, permeadas de preconceitos e ausência de conhecimentos específicos no trato da temática, o que reflete no aumento dos desafios que as IES têm no que tange às reflexões de conteúdos que envolvem diretamente a formação profissional e o devido preparo docente e discente para os enfrentamentos das diversidades de expressões da Questão Social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-28
2015-06-25T19:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Ária Maria Mendes de. Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4170
identifier_str_mv CARVALHO, Ária Maria Mendes de. Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732011120656384