Homossexualidade feminina e Serviço Social: análise da aproximação da temática na formação profissional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gabrielle Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11063
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar se ocorre na contemporaneidade uma aproximação da temática homossexualidade feminina na formação profissional, refletindo sobre as questões em torno do gênero e das sexualidades como prováveis campos de estudo para os assistentes sociais e frente aos dilemas presentes na formação compreendida aqui enquanto um processo permanente. A hipótese construída é que existe uma provável lacuna na formação profissional em torno de instrumentos teórico-conceituais e de orientação política para apreensão do debate sobre a homossexualidade feminina, e que esta lacuna se expressa em uma tímida abordagem sobre a questão na categoria profissional. Apresentamos a análise acerca dos currículos das universidades públicas do Estado do Rio de janeiro no que tange a disciplinas que expressam o debate gênero, sexualidade e homossexualidade, e um mapeamento dos grupos de pesquisa existentes em torno da temática a nível nacional. Destacamos que historicamente a sexualidade humana, e mesmo as relações sociais entre os sexos, não se configuram em um campo de estudos do Serviço Social, onde apenas em finais da década de 1980 e a partir da revisão curricular de 1996 (ABEPSS) tais questões emergem mais fortemente como pauta de debate para a categoria. Esta pesquisa visa contribuir com para a reflexão de uma nova sociabilidade em torno das relações sociais entre os sexos e das sexualidades e mesmo para a maior visibilidade das questões das mulheres lésbicas no seio da profissão.
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