Políticas de formação inicial de professores do campo em Parintins: contextos e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5176094890954618
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6084
Resumo: Esta pesquisa emergiu de inquietações da experiência vivida enquanto egressa do Programa Especial de Formação Docente (PEFD), como professora da rede municipal de ensino, da experiência vivenciada na formação dos professores dos programas Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e ainda, na condição de professora substituta dos cursos de Licenciatura do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM) e de professora concursada dos cursos de Licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Tem como objeto de investigação as Políticas de Formação Inicial de Professores do Campo. A inquietação central consistiu em saber se as políticas de formação de professores atendem as singularidades da educação do campo no contexto sociopolítico, econômico, cultural e territorial do município de Parintins. Como desdobramento desta elaborou-se os seguintes objetivos específicos: 1) Contextualizar o Município de Parintins e conhecer a realidade da educação que se processa em território camponês do referido município; 2) Discutir as tendências que fundamentam as diretrizes políticas de formação de professores no Brasil; 3) Identificar as políticas contra hegemônicas de formação inicial de professores do campo no Brasil, legitimadas pela luta dos movimentos sociais e; 4) Analisar as políticas de formação de professores que trabalham com a educação que se processa em territórios do campo no contexto de Parintins. O percurso metodológico teve como fundamento o materialismo histórico-dialético. Foram utilizadas como técnicas de pesquisa: a Pesquisa Documental, o Questionário, a Entrevista, Conversa Informal e anotações no Caderno de Campo. O lócus de realização da pesquisa foi 01 (uma) escola do campo, de um total de 118 (cento e dezoito) escolas do Município de Parintins. Os sujeitos foram 14 (quatorze) moradores/trabalhadores das comunidades de Santo Antônio do Tracajá, São Mateus/Uaicurapá e Nossa Senhora de Fátima/Igarapé Açu/Tracajá, e ainda15 (quinze) professores da Educação Básica, dos quais 01 (um) assume a função de Gestor e 01(uma) encontra-se aposentada, num universo de 947 (novecentos e quarenta e sete) professores totalizando 29 (vinte e nove) participantes. Defende a tese de que as políticas de formação de professores oferecidas por meio de programas, quando institucionalizadas, não dão conta de uma política global de formação docente articulada às singularidades das escolas do campo, pois há profundas contradições entre o discurso das políticas e sua concreta implementação, ao desconsiderar e inviabilizar o protagonismo dos professores e as necessidades demandadas de seus contextos. Reconhece-se que a resolução de tal problemática é complexa e não se reduz somente ao papel do professor, pelo que envolve questões de ordens diversas, como financiamento adequado para esta finalidade. Exige-se a organização e fortalecimento da categoria dos professores, enquanto lutadores e protagonistas no enfrentamento da luta por uma formação global de professores, ancorada em bases sólidas e articulada às singularidades das escolas do campo como uma das possibilidades de contribuir para uma educação fortalecida, seja no campo ou na cidade.
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spelling Políticas de formação inicial de professores do campo em Parintins: contextos e contradiçõesPolíticas PúblicasFormação InicialFormação de ProfessoresEducação do CampoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEsta pesquisa emergiu de inquietações da experiência vivida enquanto egressa do Programa Especial de Formação Docente (PEFD), como professora da rede municipal de ensino, da experiência vivenciada na formação dos professores dos programas Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e ainda, na condição de professora substituta dos cursos de Licenciatura do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM) e de professora concursada dos cursos de Licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Tem como objeto de investigação as Políticas de Formação Inicial de Professores do Campo. A inquietação central consistiu em saber se as políticas de formação de professores atendem as singularidades da educação do campo no contexto sociopolítico, econômico, cultural e territorial do município de Parintins. Como desdobramento desta elaborou-se os seguintes objetivos específicos: 1) Contextualizar o Município de Parintins e conhecer a realidade da educação que se processa em território camponês do referido município; 2) Discutir as tendências que fundamentam as diretrizes políticas de formação de professores no Brasil; 3) Identificar as políticas contra hegemônicas de formação inicial de professores do campo no Brasil, legitimadas pela luta dos movimentos sociais e; 4) Analisar as políticas de formação de professores que trabalham com a educação que se processa em territórios do campo no contexto de Parintins. O percurso metodológico teve como fundamento o materialismo histórico-dialético. Foram utilizadas como técnicas de pesquisa: a Pesquisa Documental, o Questionário, a Entrevista, Conversa Informal e anotações no Caderno de Campo. O lócus de realização da pesquisa foi 01 (uma) escola do campo, de um total de 118 (cento e dezoito) escolas do Município de Parintins. Os sujeitos foram 14 (quatorze) moradores/trabalhadores das comunidades de Santo Antônio do Tracajá, São Mateus/Uaicurapá e Nossa Senhora de Fátima/Igarapé Açu/Tracajá, e ainda15 (quinze) professores da Educação Básica, dos quais 01 (um) assume a função de Gestor e 01(uma) encontra-se aposentada, num universo de 947 (novecentos e quarenta e sete) professores totalizando 29 (vinte e nove) participantes. Defende a tese de que as políticas de formação de professores oferecidas por meio de programas, quando institucionalizadas, não dão conta de uma política global de formação docente articulada às singularidades das escolas do campo, pois há profundas contradições entre o discurso das políticas e sua concreta implementação, ao desconsiderar e inviabilizar o protagonismo dos professores e as necessidades demandadas de seus contextos. Reconhece-se que a resolução de tal problemática é complexa e não se reduz somente ao papel do professor, pelo que envolve questões de ordens diversas, como financiamento adequado para esta finalidade. Exige-se a organização e fortalecimento da categoria dos professores, enquanto lutadores e protagonistas no enfrentamento da luta por uma formação global de professores, ancorada em bases sólidas e articulada às singularidades das escolas do campo como uma das possibilidades de contribuir para uma educação fortalecida, seja no campo ou na cidade.This research emerged from the experiences of the Special Teacher Education Program (PEFD), as teacher of the municipal education system, from the experience teacher’ formation in the Teacher Education Program (PROFORMAÇÃO) and the National Plan for the Teacher Education for Basic Education (PARFOR) and also as a substitute professor of the degree courses of the Institute of Social Sciences, Education and Zootechnics of the Federal University of Amazonas (ICSEZ/UFAM) and teacher of the Center for Higher Studies of Parintins of the State University of Amazonas (CESP/UEA). It has as object of investigation the Initial Formation Policy of Countryside Teachers. The central concern was to know if teacher education policies meet the singularities of rural education in the socio-political, economic, cultural and territorial context of the municipality of Parintins. As a result of this development the following specific objectives were elaborated: 1) Contextualize the Municipality of Parintins and know the reality of the education that takes place in the peasant territory of said municipality; 2) Discuss the trends that underlie the political guidelines of teacher education in Brazil; 3) Identify the counter-hegemonic’policy of the Initial Formation of Countryside Teachers in Brazil, legitimized by the struggle of social movements and; 4) Analyze the policies of teacher education working with education that takes place in countryside territories in the context of Parintins. The methodological course is based on historical-dialectical materialism, understood as an instrument for capturing social facts, reality as a praxis and interpretation that enables the transformative intervention of reality. Used as research techniques: Documentary Research, Interview, Questionnaire, Informal Conversation and Notes in the Notebook. The locus of research was 01 (one) countryside school, out of a total of 118 (one hundred and eighteen) schools in the Municipality of Parintins. The subjects were 14 (fourteen) residents of the communities of Santo Antônio do Tracajá, São Mateus/Uaicurapá and Nossa Senhora de Fátima/Igarapé Açu/Tracajá, and 15 (fifteen) teachers of Basic Education, of whom 01 (one) assumes the function of Manager and 01 (one) is retired, in a universe of 947 (nine hundred and forty-seven) teachers totaling 29 (twenty-nine) participants. It defends the thesis that the policies of teacher education offered through programs, when institutionalized, do not account for a global policy of teacher education articulated to the singularities of countryside schools, as there are deep contradictions between the discourse of policies and their concrete implementation, by disregarding and making unfeasible the protagonism of teachers and the demanded needs of their contexts. It is recognized that solving such a problem is complex and not limited to the role of the teacher, so it involves questions of various orders, as appropriate funding for this purpose. It is necessary to organize and strengthen the category of teachers as fighters and protagonists in facing the struggle for a global teacher education, anchored in solid foundations and articulated to the singularities of the countryside schools as one of the possibilities to contribute to a strengthened education, whether in the country or in the city.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Silva, Simone Souzahttp://lattes.cnpq.br/51760948909546182017-12-26T15:07:54Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Simone Souza. Políticas de formação inicial de professores do campo em Parintins: contextos e contradições. 2017. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6084porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-12-27T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-12-27T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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