O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233256
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
id UFSC_a91bf13f772581971f40b6d418385520
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233256
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campoensino de ciênciaseducação do campociências da natureza e matemáticaformação inicial de professoresTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoNeste Trabalho de Conclusão de Curso trago para a discussão o Papel da Ciência na formação inicial dos professores da turma de Alfredo Wagner-SC. O curso de Educação do Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, me proporcionou a oportunidade de discutir e analisar as diferentes perspectivas epistemológicas a fim de compreender melhor o assunto. Neste sentido será abordado o papel da ciência enquanto objeto de estudo e aprendizagem, sendo analisado os diferentes contextos da educação e as possibilidades da discussão da ciência no currículo escolar a partir de um questionário que foi realizado com os estudantes egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, turma de Alfredo Wagner. Questionário realizado de forma online, garantindo a segurança das informações e também uma melhor organização, nele foram abordados os temas relacionados à ciência, seu papel na educação, relação entre saberes locais e conteúdos escolares entre outros assuntos relacionados ao tema. Com os resultados do questionário foi realizada uma discussão com os estudos bibliográficos.Florianópolis, SCCamillo, JulianoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Lucas da2022-03-28T19:17:37Z2022-03-28T19:17:37Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233256info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-28T19:17:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-28T19:17:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
title O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
spellingShingle O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
Silva, Lucas da
ensino de ciências
educação do campo
ciências da natureza e matemática
formação inicial de professores
title_short O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
title_full O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
title_fullStr O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
title_full_unstemmed O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
title_sort O papel da ciência na formação inicial dos professores do curso de licenciatura em educação do campo
author Silva, Lucas da
author_facet Silva, Lucas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camillo, Juliano
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de ciências
educação do campo
ciências da natureza e matemática
formação inicial de professores
topic ensino de ciências
educação do campo
ciências da natureza e matemática
formação inicial de professores
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
2022-03-28T19:17:37Z
2022-03-28T19:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233256
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652055971102720