O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Gisele de Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2034234223332957, https://orcid.0rg/0000000266104959
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9356
Resumo: A História nos mostra através das lendas, da literatura, da etnologia e das obras científicas, que desde a antiguidade a questão da velhice é percebida tanto pelo indivíduo quanto pela sociedade de forma diversa e muitas vezes ambígua ou contraditória, independentemente do tempo e do espaço. Não apenas as sociedades, mas, também, os próprios indivíduos velhos enxergam a velhice ora como incômoda e inútil, ora como útil e detentora de honra e sabedoria, e que esta é muito mais penosa para os pobres e para as mulheres em função da falta de recursos para o cuidado e a manutenção de sua saúde, de sua vida, assim como de sua aparência. A questão do cuidado e da educação das pessoas envelhecidas ou integrantes da Terceira Idade, cuja criação por Pierre Vellas ocorreu em 1973, com o objetivo de contribuir para melhorar a condição da velhice nas sociedades e a solidariedade entre as gerações. No Brasil o primeiro Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), foi criado em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No Amazonas, o pioneirismo da implementação de ações e atividades educacionais voltadas para a Terceira Idade, recai sobre a Universidade Federal do Amazonas, através do projeto de extensão denominado “Idoso Feliz Participa Sempre”, iniciado em 1993 sob a Coordenação da Professora Doutora Rita Puga. Com essa mesma preocupação, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) criou em 2007 a UnATI, hoje FUnATI, idealizada e dirigida, até o momento, pelo Dr. Euler Esteves Ribeiro, com atuação multidimensional: ensino, pesquisa, extensão e assistência, de modo que atinja uma parte significativa do universo da população envelhecida de Manaus, e a partir de 2021, de Itacoatiara e Parintins.
id UFAM_12a79079eaa980c62fbd5280ec1027bf
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9356
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do AmazonasIdosos - FormaçãoQualidade de vidaInteração social na velhiceCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEnvelhecimentoIdosoEducaçãoFUnATI,FormaçãoA História nos mostra através das lendas, da literatura, da etnologia e das obras científicas, que desde a antiguidade a questão da velhice é percebida tanto pelo indivíduo quanto pela sociedade de forma diversa e muitas vezes ambígua ou contraditória, independentemente do tempo e do espaço. Não apenas as sociedades, mas, também, os próprios indivíduos velhos enxergam a velhice ora como incômoda e inútil, ora como útil e detentora de honra e sabedoria, e que esta é muito mais penosa para os pobres e para as mulheres em função da falta de recursos para o cuidado e a manutenção de sua saúde, de sua vida, assim como de sua aparência. A questão do cuidado e da educação das pessoas envelhecidas ou integrantes da Terceira Idade, cuja criação por Pierre Vellas ocorreu em 1973, com o objetivo de contribuir para melhorar a condição da velhice nas sociedades e a solidariedade entre as gerações. No Brasil o primeiro Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), foi criado em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No Amazonas, o pioneirismo da implementação de ações e atividades educacionais voltadas para a Terceira Idade, recai sobre a Universidade Federal do Amazonas, através do projeto de extensão denominado “Idoso Feliz Participa Sempre”, iniciado em 1993 sob a Coordenação da Professora Doutora Rita Puga. Com essa mesma preocupação, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) criou em 2007 a UnATI, hoje FUnATI, idealizada e dirigida, até o momento, pelo Dr. Euler Esteves Ribeiro, com atuação multidimensional: ensino, pesquisa, extensão e assistência, de modo que atinja uma parte significativa do universo da população envelhecida de Manaus, e a partir de 2021, de Itacoatiara e Parintins.History shows us through legends, literature, ethnology and scientific works, that since antiquity the question of old age is perceived both by the individual and by society, in a diverse and often ambiguous or contradictory way, regardless of time and space. Not only societies, but also, old individuals themselves see old age now as uncomfortable and useless, or as useful and possessing honor and wisdom and that it is much more painful for the poor and for women due to the lack of resources for the care and maintenance of their health, of his life, as well as of his appearance. The issue of care and education of aged people or members of the Third Age, whose creation by Pierre Vellas occurred in 1973, with the aim of contributing to improve the condition of old age in societies and solidarity between generations. In Brazil the first Center for The Study of the Third Age (NETI), was created in 1982 by the Pontifical Catholic University of Campinas. In the Amazon, the pioneering implementation of educational actions and activities aimed at the Third Age falls on the Federal University of Amazonas, through the extension project called "Idoso Feliz Participa Sempre", started in 1993 under the coordination of Professor Rita Puga. With this same concern, the State University of Amazonas (UEA) created in 2007 unati, today FUnATI, idealized and directed, to date, by Dr. Euler Esteves Ribeiro, with multidimensional action: teaching, research, extension and assistance, leading to reaching a significant part of the universe of the population aged from Manaus, and from 2021, Itacoatiara and Parintins. Keywords: Aging. Elderly. Education. FUnATI.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Ribeiro, Euler EstevesMourão, Arminda Rachel BotelhoSilva, Terezinha Lima daBraga, Gisele de Britohttp://lattes.cnpq.br/2034234223332957https://orcid.0rg/00000002661049592023-05-25T13:38:29Z2022-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesistext/htmlapplication/pdfBRAGA, Gisele de Brito. O despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas, 2022. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9356porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-05-26T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-05-26T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
title O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
spellingShingle O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
Braga, Gisele de Brito
Idosos - Formação
Qualidade de vida
Interação social na velhice
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Envelhecimento
Idoso
Educação
FUnATI,
Formação
title_short O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
title_full O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
title_fullStr O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
title_full_unstemmed O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
title_sort O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
author Braga, Gisele de Brito
author_facet Braga, Gisele de Brito
http://lattes.cnpq.br/2034234223332957
https://orcid.0rg/0000000266104959
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2034234223332957
https://orcid.0rg/0000000266104959
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Ribeiro, Euler Esteves
Mourão, Arminda Rachel Botelho
Silva, Terezinha Lima da
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Gisele de Brito
http://lattes.cnpq.br/2034234223332957
https://orcid.0rg/0000000266104959
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos - Formação
Qualidade de vida
Interação social na velhice
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Envelhecimento
Idoso
Educação
FUnATI,
Formação
topic Idosos - Formação
Qualidade de vida
Interação social na velhice
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Envelhecimento
Idoso
Educação
FUnATI,
Formação
description A História nos mostra através das lendas, da literatura, da etnologia e das obras científicas, que desde a antiguidade a questão da velhice é percebida tanto pelo indivíduo quanto pela sociedade de forma diversa e muitas vezes ambígua ou contraditória, independentemente do tempo e do espaço. Não apenas as sociedades, mas, também, os próprios indivíduos velhos enxergam a velhice ora como incômoda e inútil, ora como útil e detentora de honra e sabedoria, e que esta é muito mais penosa para os pobres e para as mulheres em função da falta de recursos para o cuidado e a manutenção de sua saúde, de sua vida, assim como de sua aparência. A questão do cuidado e da educação das pessoas envelhecidas ou integrantes da Terceira Idade, cuja criação por Pierre Vellas ocorreu em 1973, com o objetivo de contribuir para melhorar a condição da velhice nas sociedades e a solidariedade entre as gerações. No Brasil o primeiro Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), foi criado em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No Amazonas, o pioneirismo da implementação de ações e atividades educacionais voltadas para a Terceira Idade, recai sobre a Universidade Federal do Amazonas, através do projeto de extensão denominado “Idoso Feliz Participa Sempre”, iniciado em 1993 sob a Coordenação da Professora Doutora Rita Puga. Com essa mesma preocupação, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) criou em 2007 a UnATI, hoje FUnATI, idealizada e dirigida, até o momento, pelo Dr. Euler Esteves Ribeiro, com atuação multidimensional: ensino, pesquisa, extensão e assistência, de modo que atinja uma parte significativa do universo da população envelhecida de Manaus, e a partir de 2021, de Itacoatiara e Parintins.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-20
2023-05-25T13:38:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Gisele de Brito. O despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas, 2022. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9356
identifier_str_mv BRAGA, Gisele de Brito. O despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas, 2022. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732048971104256