A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Maria Alcione Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5146509074804294
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5051
Resumo: A Assistência Estudantil surge no âmbito do Ensino Superior brasileiro, a princípio como ajuda. Todavia, esse quadro muda em 2007 quando o tema entra na agenda do governo federal, a partir da criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, enquanto direito dos estudantes universitários do sistema público de Ensino Superior. Neste sentido, para conhecer as ações de assistência estudantil na Ufam, esta pesquisa analisou a implementação da política de Assistência Estudantil na visão dos atores envolvidos, a fim de identificar a efetivação ou não de direitos aos beneficiários. Para o alcance do objetivo maior foram traçados os seguintes objetivos específicos: caracterizar a Política de Assistência Estudantil da Ufam; verificar de que forma os programas, projetos e ações da Política de Assistência Estudantil vêm sendo implementados na efetivação dos direitos dos direitos dos estudantes; identificar a concepção dos gestores e técnicos administrativos sobre as ações desenvolvidas na área da Política de Assistência Estudantil da Ufam; conhecer a visão dos discentes – beneficiários – sobre a Política de Assistência Estudantil da Ufam. Para uma maior aproximação da realidade pesquisada a investigação adotou uma abordagem quanti- qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 16 atores da política de assistência estudantil, sendo 1 Pró-reitor, 2 diretores, 3 técnicos e 10 alunos. A técnica Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretação das falas, especificamente a análise temática. Os resultados mostraram que a Assistência Estudantil na Ufam vem acompanhando a realidade brasileira das políticas públicas adotadas ao longo do tempo, no que se refere à focalização de suas ações em grupos específicos. Inicialmente com ações voltadas para as necessidades básicas de alunos socioeconomicamente vulneráveis, por meio do Restaurante Universitário e Casa do Estudante. Posteriormente, com ações mais amplas, buscando atender as demandas estudantis na perspectiva do direito, principalmente na área de alimentação, transporte, moradia e apoio a eventos científicos com significativos avanços, nos últimos anos, em relação ao quantitativo de alunos atendidos e a criação de novos programas, tais como bolsas e auxílios oferecidos na capital e no interior. No que se refere à visão dos gestores e Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) sobre a implementação da política estudantil na instituição, as falas foram unânimes em apontar a importância do desenvolvimento de ações de assistência estudantil na perspectiva do direito (âmbito jurídico) que garantam a permanência dos alunos na instituição, bem como da necessidade de aprimoramento da política em pontos que são entraves para efetivação desses direitos. Quanto à visão dos alunos, a pesquisa concluiu que os benefícios recebidos são fundamentais, pois representam não somente uma ajuda financeira para a compra de materiais didáticos e alimentação, mas também a sobrevivência pessoal e a garantia de permanência na Universidade, sem a qual seria inviável a conclusão do curso de graduação.
id UFAM_17996f8ec0e7d06abc2eebaa42d6f3c9
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5051
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012Ensino superiorAssistência estudantilDesigualdade socialHigher EducationStudent assistanceSocial inequalityCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIALA Assistência Estudantil surge no âmbito do Ensino Superior brasileiro, a princípio como ajuda. Todavia, esse quadro muda em 2007 quando o tema entra na agenda do governo federal, a partir da criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, enquanto direito dos estudantes universitários do sistema público de Ensino Superior. Neste sentido, para conhecer as ações de assistência estudantil na Ufam, esta pesquisa analisou a implementação da política de Assistência Estudantil na visão dos atores envolvidos, a fim de identificar a efetivação ou não de direitos aos beneficiários. Para o alcance do objetivo maior foram traçados os seguintes objetivos específicos: caracterizar a Política de Assistência Estudantil da Ufam; verificar de que forma os programas, projetos e ações da Política de Assistência Estudantil vêm sendo implementados na efetivação dos direitos dos direitos dos estudantes; identificar a concepção dos gestores e técnicos administrativos sobre as ações desenvolvidas na área da Política de Assistência Estudantil da Ufam; conhecer a visão dos discentes – beneficiários – sobre a Política de Assistência Estudantil da Ufam. Para uma maior aproximação da realidade pesquisada a investigação adotou uma abordagem quanti- qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 16 atores da política de assistência estudantil, sendo 1 Pró-reitor, 2 diretores, 3 técnicos e 10 alunos. A técnica Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretação das falas, especificamente a análise temática. Os resultados mostraram que a Assistência Estudantil na Ufam vem acompanhando a realidade brasileira das políticas públicas adotadas ao longo do tempo, no que se refere à focalização de suas ações em grupos específicos. Inicialmente com ações voltadas para as necessidades básicas de alunos socioeconomicamente vulneráveis, por meio do Restaurante Universitário e Casa do Estudante. Posteriormente, com ações mais amplas, buscando atender as demandas estudantis na perspectiva do direito, principalmente na área de alimentação, transporte, moradia e apoio a eventos científicos com significativos avanços, nos últimos anos, em relação ao quantitativo de alunos atendidos e a criação de novos programas, tais como bolsas e auxílios oferecidos na capital e no interior. No que se refere à visão dos gestores e Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) sobre a implementação da política estudantil na instituição, as falas foram unânimes em apontar a importância do desenvolvimento de ações de assistência estudantil na perspectiva do direito (âmbito jurídico) que garantam a permanência dos alunos na instituição, bem como da necessidade de aprimoramento da política em pontos que são entraves para efetivação desses direitos. Quanto à visão dos alunos, a pesquisa concluiu que os benefícios recebidos são fundamentais, pois representam não somente uma ajuda financeira para a compra de materiais didáticos e alimentação, mas também a sobrevivência pessoal e a garantia de permanência na Universidade, sem a qual seria inviável a conclusão do curso de graduação.The Student Assistance comes in the Brazilian higher education, first as a help. However, this picture changes in 2007 when the subject enters the agenda of the federal government, from the creation of the National Plan of Student Assistance - PNAES, as a right of university students of higher education in the public system. In this sense, to know the student assistance actions in Ufam, this research examined the implementation of the Student Assistance policy in view of the actors involved in order to identify the effectiveness or not of rights to beneficiaries. To reach the highest goal were the following specific objectives set: to characterize the Student Assistance Policy Ufam; check how the programs, projects and actions of the Student Assistance Policy are being implemented in the realization of the rights of the rights of students; identify the design of administrative managers and technicians on the actions undertaken in the area of Student Assistance Policy Ufam; know the vision of the students - beneficiaries - about Student Assistance Policy Ufam. For a closer approximation of reality researched research adopted a quantitative and qualitative approach. Interviews were conducted with 16 actors of the student assistance policy, 1 Pro-rector, 2 officers, 3 technicians and 10 students. The content analysis technique was used for interpretation of the statements, specifically thematic analysis. The results showed that the Student Assistance in Ufam has been tracking the Brazilian reality of public policies adopted over time, with regard to focusing its actions on specific groups. Initially actions for the basic needs of socioeconomically vulnerable students through the University Restaurant and the Student House. Later, with broader actions, seeking to meet the student demands from the perspective of law, especially in the area of food, transportation, housing and support the scientific events with significant advances in recent years in relation to the quantity of students served and the creation of new programs, such as scholarships and grants offered in the capital and interior. With regard to the view of managers and technicians Educational Affairs (Taes) on the implementation of student politics in the institution, the lines were unanimous in pointing out the importance of the development of student assistance actions in the right perspective (legal framework) to ensure the permanence of students in the institution as well as the improvement of the political need for points that are obstacles to realization of these rights. As for the vision of the students, the research concluded that the benefits received are critical because they represent not only financial assistance for the purchase of educational materials and food, but also personal survival and the guarantee of permanence at the University, without which it would be infeasible the completion of the degree course.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialFernandez, Cristiane Bonfimhttp://lattes.cnpq.br/2022338716203801Teles, Maria Alcione Pereirahttp://lattes.cnpq.br/51465090748042942016-06-23T20:27:04Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTELES, Maria Alcione Pereira. A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-04-26T18:48:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-04-26T18:48:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
title A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
spellingShingle A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
Teles, Maria Alcione Pereira
Ensino superior
Assistência estudantil
Desigualdade social
Higher Education
Student assistance
Social inequality
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
title_short A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
title_full A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
title_fullStr A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
title_full_unstemmed A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
title_sort A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012
author Teles, Maria Alcione Pereira
author_facet Teles, Maria Alcione Pereira
http://lattes.cnpq.br/5146509074804294
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5146509074804294
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez, Cristiane Bonfim
http://lattes.cnpq.br/2022338716203801
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Maria Alcione Pereira
http://lattes.cnpq.br/5146509074804294
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Assistência estudantil
Desigualdade social
Higher Education
Student assistance
Social inequality
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
topic Ensino superior
Assistência estudantil
Desigualdade social
Higher Education
Student assistance
Social inequality
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
description A Assistência Estudantil surge no âmbito do Ensino Superior brasileiro, a princípio como ajuda. Todavia, esse quadro muda em 2007 quando o tema entra na agenda do governo federal, a partir da criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, enquanto direito dos estudantes universitários do sistema público de Ensino Superior. Neste sentido, para conhecer as ações de assistência estudantil na Ufam, esta pesquisa analisou a implementação da política de Assistência Estudantil na visão dos atores envolvidos, a fim de identificar a efetivação ou não de direitos aos beneficiários. Para o alcance do objetivo maior foram traçados os seguintes objetivos específicos: caracterizar a Política de Assistência Estudantil da Ufam; verificar de que forma os programas, projetos e ações da Política de Assistência Estudantil vêm sendo implementados na efetivação dos direitos dos direitos dos estudantes; identificar a concepção dos gestores e técnicos administrativos sobre as ações desenvolvidas na área da Política de Assistência Estudantil da Ufam; conhecer a visão dos discentes – beneficiários – sobre a Política de Assistência Estudantil da Ufam. Para uma maior aproximação da realidade pesquisada a investigação adotou uma abordagem quanti- qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 16 atores da política de assistência estudantil, sendo 1 Pró-reitor, 2 diretores, 3 técnicos e 10 alunos. A técnica Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretação das falas, especificamente a análise temática. Os resultados mostraram que a Assistência Estudantil na Ufam vem acompanhando a realidade brasileira das políticas públicas adotadas ao longo do tempo, no que se refere à focalização de suas ações em grupos específicos. Inicialmente com ações voltadas para as necessidades básicas de alunos socioeconomicamente vulneráveis, por meio do Restaurante Universitário e Casa do Estudante. Posteriormente, com ações mais amplas, buscando atender as demandas estudantis na perspectiva do direito, principalmente na área de alimentação, transporte, moradia e apoio a eventos científicos com significativos avanços, nos últimos anos, em relação ao quantitativo de alunos atendidos e a criação de novos programas, tais como bolsas e auxílios oferecidos na capital e no interior. No que se refere à visão dos gestores e Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) sobre a implementação da política estudantil na instituição, as falas foram unânimes em apontar a importância do desenvolvimento de ações de assistência estudantil na perspectiva do direito (âmbito jurídico) que garantam a permanência dos alunos na instituição, bem como da necessidade de aprimoramento da política em pontos que são entraves para efetivação desses direitos. Quanto à visão dos alunos, a pesquisa concluiu que os benefícios recebidos são fundamentais, pois representam não somente uma ajuda financeira para a compra de materiais didáticos e alimentação, mas também a sobrevivência pessoal e a garantia de permanência na Universidade, sem a qual seria inviável a conclusão do curso de graduação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
2016-06-23T20:27:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TELES, Maria Alcione Pereira. A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5051
identifier_str_mv TELES, Maria Alcione Pereira. A implementação da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Amazonas no período de 2007 a 2012. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732016792403968