A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lílian
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182457
Resumo: As mudanças contemporâneas na Política Educacional Brasileira, especialmente no tocante à ampliação do acesso de segmentos de baixa renda nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES vêm provocando uma intervenção sistemática de ações que possibilitam a permanência desses estudantes nas universidades e institutos federais. Entre essas ações, destaca-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil ‒ PNAES. O estudo em questão tem como objetivo principal analisar a política de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal de Goiás ‒ UFG, a partir do PNAES. No que tange aos objetivos específicos, ressaltam-se as políticas públicas, com ênfase na política educacional a partir da década de 1990; a construção de um panorama histórico da UFG, com recorte entre os anos 2006 e 2016, intentando depreender os desafios, as possibilidades e os avanços da política de assistência estudantil implementada pela UFG. Quanto à metodologia, a pesquisa está pautada pela abordagem qualiquantitativa, na qual inicialmente foi apresentado o estudo exploratório, por meio da revisão bibliográfica, viabilizada pelo diálogo com [ALTAFIN (2010); BEHRING e BOSCHETTI (2006); IAMAMOTO (2007, 2014, 2015); KLAUS (2000); LIBÂNEO (2009) e SHIROMA (2011)], com pesquisas acerca das temáticas: Políticas Públicas e Educacionais; Educação; Ações Afirmativas e Serviço Social, buscando desvelar a realidade estudada. Na análise documental foram utilizados dados referentes à UFG, por meio do seu acervo e de suas respectivas regulamentações [Resolução CONSUNI nº 44/2017; relatórios de gestão da UFG (2014-2016); relatórios de distribuição orçamentária (2014- 2016); história da UFG (https://www.ufg.br/p/6405-historia.); portais da UFG: (https://www.ufg.br. e https://www.prograd.ufg.br/p/12107-cursos-de-graduacao]; dados estatísticos: CCOM Regional Catalão e Regional Goiás, CSS/PROCOM Regional Goiânia e CACOM Regional Jataí (2014 a 2016); UFG: 2006-2013 (http://secom.ufg.br/up/84/o/Livro_UFG_2006-2013.pdf?1398694667) e relatório da Coordenação de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária ‒ CSS/PROCOM/UFG (2010). Os resultados do estudo concernem às políticas públicas no contexto educacional a partir da década de 1990, contemplando a universidade pública e as formas de acessá-la, sobremodo mediante as políticas de ações afirmativas, bem como a importância do PNAES, enquanto direito social. Almeja-se contribuir com os estudos dedicados à implementação das políticas públicas educacionais nas IFES, assim como com os esforços envidados pela instituição envolvida, e suas respectivas regionais, na busca pela melhoria das ações voltadas a concretizar a política de assistência estudantil.
id UNSP_2d981531dd9b2a5ec43c4b68290830bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182457
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFGThe student assistance policy at the Federal University of Goias – UFGAssistência estudantilEducação superiorPermanênciaStudent assistanceHigher educationPermanenceAs mudanças contemporâneas na Política Educacional Brasileira, especialmente no tocante à ampliação do acesso de segmentos de baixa renda nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES vêm provocando uma intervenção sistemática de ações que possibilitam a permanência desses estudantes nas universidades e institutos federais. Entre essas ações, destaca-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil ‒ PNAES. O estudo em questão tem como objetivo principal analisar a política de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal de Goiás ‒ UFG, a partir do PNAES. No que tange aos objetivos específicos, ressaltam-se as políticas públicas, com ênfase na política educacional a partir da década de 1990; a construção de um panorama histórico da UFG, com recorte entre os anos 2006 e 2016, intentando depreender os desafios, as possibilidades e os avanços da política de assistência estudantil implementada pela UFG. Quanto à metodologia, a pesquisa está pautada pela abordagem qualiquantitativa, na qual inicialmente foi apresentado o estudo exploratório, por meio da revisão bibliográfica, viabilizada pelo diálogo com [ALTAFIN (2010); BEHRING e BOSCHETTI (2006); IAMAMOTO (2007, 2014, 2015); KLAUS (2000); LIBÂNEO (2009) e SHIROMA (2011)], com pesquisas acerca das temáticas: Políticas Públicas e Educacionais; Educação; Ações Afirmativas e Serviço Social, buscando desvelar a realidade estudada. Na análise documental foram utilizados dados referentes à UFG, por meio do seu acervo e de suas respectivas regulamentações [Resolução CONSUNI nº 44/2017; relatórios de gestão da UFG (2014-2016); relatórios de distribuição orçamentária (2014- 2016); história da UFG (https://www.ufg.br/p/6405-historia.); portais da UFG: (https://www.ufg.br. e https://www.prograd.ufg.br/p/12107-cursos-de-graduacao]; dados estatísticos: CCOM Regional Catalão e Regional Goiás, CSS/PROCOM Regional Goiânia e CACOM Regional Jataí (2014 a 2016); UFG: 2006-2013 (http://secom.ufg.br/up/84/o/Livro_UFG_2006-2013.pdf?1398694667) e relatório da Coordenação de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária ‒ CSS/PROCOM/UFG (2010). Os resultados do estudo concernem às políticas públicas no contexto educacional a partir da década de 1990, contemplando a universidade pública e as formas de acessá-la, sobremodo mediante as políticas de ações afirmativas, bem como a importância do PNAES, enquanto direito social. Almeja-se contribuir com os estudos dedicados à implementação das políticas públicas educacionais nas IFES, assim como com os esforços envidados pela instituição envolvida, e suas respectivas regionais, na busca pela melhoria das ações voltadas a concretizar a política de assistência estudantil.The contemporary changes in the Brazilian Educational Policy, especially regarding the increase of access of low income segments in the Federal Institutions of Higher Education - IFES, have provoked a systematic intervention of actions that allow the permanence of these students in the universities and federal institutes. Among these actions, the National Student Assistance Program (PNAES) stands out. The main objective of this study is to analyze the student assistance policy at the Federal University of Goiás (UFG), based on the PNAES. With regard to the specific objectives, the emphasis is on public policies, with emphasis on educational policy from the 1990s; the construction of a historical panorama of the UFG, with a cut between the years 2006 and 2016, trying to understand the challenges, possibilities and advances of the student assistance policy implemented by the UFG. As for the methodology, the research is based on the qualitative approach, in which the exploratory study was initially presented, through a bibliographic review, made possible by the dialogue with [ALTAFIN (2010); BEHRING and BOSCHETTI (2006); IAMAMOTO (2007, 2014, 2015); KLAUS (2000); LIBÂNEO (2009) and SHIROMA (2011)], with research on the themes: Public and Educational Policies; Education; Affirmative Actions and Social Service, seeking to unveil the studied reality. In the documentary analysis, data were used referring to the UFG, through its collection and its respective regulations [Resolution CONSUNI nº 44/2017; management reports of the UFG (2014-2016); budget distribution reports (2014-2016); history of the UFG (https://www.ufg.br/p/6405-historia.); UFG portals: (https://www.ufg.br and https://www.prograd.ufg.br/p/12107-cursos-de-graduacao); statistical data: CCOM Regional Catalão and Regional Goiás, CSS / PROCOM Regional Goiânia and CACOM Regional Jataí (2014 to 2016), UFG: 2006-2013 (http://secom.ufg.br/up/84/o/Livro_UFG_2006- 2013.pdf?1398694667) and report of the Coordination of Service The results of the study concern public policies in the educational context from the 1990s on, including the public university and the ways of accessing it, as well as the importance of the NAPAs as a social right. It aims to contribute to studies dedicated to the implementation of educational public policies in the IFES, as well as to the efforts made by the institution involved, and their respective regional, in the search for the improvement of the actions aimed at concretizing the student assistance policy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Lílian2019-07-02T16:49:40Z2019-07-02T16:49:40Z2019-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18245700091818333004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:23:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182457Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T19:23:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
The student assistance policy at the Federal University of Goias – UFG
title A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
spellingShingle A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
Rodrigues, Lílian
Assistência estudantil
Educação superior
Permanência
Student assistance
Higher education
Permanence
title_short A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
title_full A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
title_fullStr A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
title_full_unstemmed A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
title_sort A política de assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás – UFG
author Rodrigues, Lílian
author_facet Rodrigues, Lílian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lílian
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência estudantil
Educação superior
Permanência
Student assistance
Higher education
Permanence
topic Assistência estudantil
Educação superior
Permanência
Student assistance
Higher education
Permanence
description As mudanças contemporâneas na Política Educacional Brasileira, especialmente no tocante à ampliação do acesso de segmentos de baixa renda nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES vêm provocando uma intervenção sistemática de ações que possibilitam a permanência desses estudantes nas universidades e institutos federais. Entre essas ações, destaca-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil ‒ PNAES. O estudo em questão tem como objetivo principal analisar a política de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal de Goiás ‒ UFG, a partir do PNAES. No que tange aos objetivos específicos, ressaltam-se as políticas públicas, com ênfase na política educacional a partir da década de 1990; a construção de um panorama histórico da UFG, com recorte entre os anos 2006 e 2016, intentando depreender os desafios, as possibilidades e os avanços da política de assistência estudantil implementada pela UFG. Quanto à metodologia, a pesquisa está pautada pela abordagem qualiquantitativa, na qual inicialmente foi apresentado o estudo exploratório, por meio da revisão bibliográfica, viabilizada pelo diálogo com [ALTAFIN (2010); BEHRING e BOSCHETTI (2006); IAMAMOTO (2007, 2014, 2015); KLAUS (2000); LIBÂNEO (2009) e SHIROMA (2011)], com pesquisas acerca das temáticas: Políticas Públicas e Educacionais; Educação; Ações Afirmativas e Serviço Social, buscando desvelar a realidade estudada. Na análise documental foram utilizados dados referentes à UFG, por meio do seu acervo e de suas respectivas regulamentações [Resolução CONSUNI nº 44/2017; relatórios de gestão da UFG (2014-2016); relatórios de distribuição orçamentária (2014- 2016); história da UFG (https://www.ufg.br/p/6405-historia.); portais da UFG: (https://www.ufg.br. e https://www.prograd.ufg.br/p/12107-cursos-de-graduacao]; dados estatísticos: CCOM Regional Catalão e Regional Goiás, CSS/PROCOM Regional Goiânia e CACOM Regional Jataí (2014 a 2016); UFG: 2006-2013 (http://secom.ufg.br/up/84/o/Livro_UFG_2006-2013.pdf?1398694667) e relatório da Coordenação de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária ‒ CSS/PROCOM/UFG (2010). Os resultados do estudo concernem às políticas públicas no contexto educacional a partir da década de 1990, contemplando a universidade pública e as formas de acessá-la, sobremodo mediante as políticas de ações afirmativas, bem como a importância do PNAES, enquanto direito social. Almeja-se contribuir com os estudos dedicados à implementação das políticas públicas educacionais nas IFES, assim como com os esforços envidados pela instituição envolvida, e suas respectivas regionais, na busca pela melhoria das ações voltadas a concretizar a política de assistência estudantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02T16:49:40Z
2019-07-02T16:49:40Z
2019-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182457
000918183
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/182457
identifier_str_mv 000918183
33004072067P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649272917262336