Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Ilaine Inês
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6659627162111294
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5055
Resumo: O trabalho educativo esvaziado de conteúdo humanizador tem como resultado a obstrução do desenvolvimento das capacidades psíquicas das crianças da pré-escola em suas máximas possibilidades. Esse esvaziamento se coaduna com o esvaziamento do trabalho da classe trabalhadora dentro das atuais relações sociais de dominação, as quais têm gerado níveis profundos de alienação e desumanização. Tal assertiva é fruto da análise dos elementos constitutivos de um trabalho educativo desenvolvido em 2014, em uma turma de pré-escola de uma escola pública municipal de Manaus, Amazonas. A pesquisa foi realizada sob a luz da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, atentando-se para os pressupostos teóricos contidos no trabalho observado na escola, e suas respectivas implicações no processo de formação das crianças. A produção dos dados foi concretizada por meio dos seguintes instrumentos: pesquisa participativa em uma turma da pré-escola, frequentada por vinte crianças; entrevista com quatorze dessas crianças; grupo focal com professoras da pré-escola; consulta do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno da escola, além da ficha de matrícula das crianças da turma investigada; participação em eventos realizados na escola; observação dirigida no espaço físico da escola – o qual também foi objeto de estudo; e questionário com as três professoras participantes da pesquisa. Os dados foram registrados em caderno de campo, em imagens fotográficas e gravação em áudio, transcritos e sistematizados. Desses dados – e considerando o trabalho educativo como unidade mínima – foram extraídas as seguintes categorias de análise: planejamento; relação professor-crianças-conhecimento; espaço físico, materiais e equipamentos; organização do tempo; relação escola-família-escola. O estudo denota que o trabalho educativo foi predominantemente permeado pelo pragmatismo e espontaneísmo, fenômeno forjado por abordagens pedagógicas alinhadas com a organização social capitalista, hegemônica no Brasil e no mundo. A superação dessa situação requer luta organizada, que exige dos indivíduos a necessidade da apropriação dos conhecimentos em sua forma mais elaborada – função precípua da escola. Para tanto, a formação docente, na perspectiva da “Filosofia da Práxis”, é uma possibilidade de enriquecer o trabalho educativo e o processo de humanização da classe trabalhadora, iniciando a partir da Educação Infantil.
id UFAM_1a387fac33cca2cb0585dcef1378341a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5055
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manausTrabalho educativoEducação pré-escolarFormação docenteFilosofia da PráxisTeoria Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO trabalho educativo esvaziado de conteúdo humanizador tem como resultado a obstrução do desenvolvimento das capacidades psíquicas das crianças da pré-escola em suas máximas possibilidades. Esse esvaziamento se coaduna com o esvaziamento do trabalho da classe trabalhadora dentro das atuais relações sociais de dominação, as quais têm gerado níveis profundos de alienação e desumanização. Tal assertiva é fruto da análise dos elementos constitutivos de um trabalho educativo desenvolvido em 2014, em uma turma de pré-escola de uma escola pública municipal de Manaus, Amazonas. A pesquisa foi realizada sob a luz da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, atentando-se para os pressupostos teóricos contidos no trabalho observado na escola, e suas respectivas implicações no processo de formação das crianças. A produção dos dados foi concretizada por meio dos seguintes instrumentos: pesquisa participativa em uma turma da pré-escola, frequentada por vinte crianças; entrevista com quatorze dessas crianças; grupo focal com professoras da pré-escola; consulta do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno da escola, além da ficha de matrícula das crianças da turma investigada; participação em eventos realizados na escola; observação dirigida no espaço físico da escola – o qual também foi objeto de estudo; e questionário com as três professoras participantes da pesquisa. Os dados foram registrados em caderno de campo, em imagens fotográficas e gravação em áudio, transcritos e sistematizados. Desses dados – e considerando o trabalho educativo como unidade mínima – foram extraídas as seguintes categorias de análise: planejamento; relação professor-crianças-conhecimento; espaço físico, materiais e equipamentos; organização do tempo; relação escola-família-escola. O estudo denota que o trabalho educativo foi predominantemente permeado pelo pragmatismo e espontaneísmo, fenômeno forjado por abordagens pedagógicas alinhadas com a organização social capitalista, hegemônica no Brasil e no mundo. A superação dessa situação requer luta organizada, que exige dos indivíduos a necessidade da apropriação dos conhecimentos em sua forma mais elaborada – função precípua da escola. Para tanto, a formação docente, na perspectiva da “Filosofia da Práxis”, é uma possibilidade de enriquecer o trabalho educativo e o processo de humanização da classe trabalhadora, iniciando a partir da Educação Infantil.La enseñanza escolar carente de humanización tiene como resultado la obstrucción del libre y total desenvolvimiento de las capacidades psíquicas de los niños de educación inicial. Es esa carencia junto a la del trabajo de la clase trabajadora dentro de las actuales relaciones sociales de dominación que han generado altos niveles de alienación y deshumanización. Tal afirmación es el resultado del análisis de los componentes de un trabajo educativo realizado en 2014, en un salón de educación inicial, en una escuela pública en la ciudad de Manaos, Amazonas. La investigación se llevó a cabo según la Teoría Histórico-Cultural, así como la Pedagogía Histórico-Crítica, fijándose en los antecedentes teóricos contenidos en el trabajo observado en la escuela, y sus implicaciones correspondientes durante el proceso de formación de los niños. La obtención de datos se realizó a través de los siguientes instrumentos: la investigación participativa en un salón de educación inicial con una matrícula de veinte niños; entrevista con catorce de estos niños; grupo focal con las maestras del preescolar; consulta del Proyecto Político Pedagógico y la normativa interna de la escuela, además de los formularios de inscripción de niños del grupo investigado; participación en eventos que se realizaron en la escuela; observación dirigida en el espacio físico de la escuela – el cual también fue objeto de estudio; y encuestas a las maestras que participaron en la investigación. Los datos fueron registrados en el diario de campo, en fotografías y grabación de audio, transcritas y sistematizadas. A partir de estos datos – teniendo en cuenta el trabajo educativo como unidad mínima – fueron extraídas las siguientes categorías de análisis: la planificación; la relación maestro-niño-conocimiento; espacio físico, materiales y equipos; organización del tiempo; relación escuela-familia-escuela. El estudio indica que el trabajo educativo fue predominantemente lleno de pragmatismo y espontaneidad – fenómeno causado por los enfoques pedagógicos alineados con la organización social capitalista, hegemónica en Brasil y en todo el mundo. La superación de esta situación requiere de lucha organizada, lo que requiere de los individuos la necesidad de adquisición de conocimientos en su forma más elaborada – función principal de la escuela. Por lo tanto, la formación de docentes, visto desde la “Filosofía de la Praxis" es una oportunidad para enriquecer la labor educativa y el proceso de humanización de la clase trabajadora, a partir de la Educación Infantil.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Both, Ilaine Inêshttp://lattes.cnpq.br/66596271621112942016-06-24T14:54:37Z2016-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBOTH, Llaine Inês. Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus, 2016. 326f. Tese ( Pós-graduação em Educação ) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus,2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-05T16:39:06Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-05T16:39:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
title Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
spellingShingle Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
Both, Ilaine Inês
Trabalho educativo
Educação pré-escolar
Formação docente
Filosofia da Práxis
Teoria Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
title_full Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
title_fullStr Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
title_full_unstemmed Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
title_sort Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus
author Both, Ilaine Inês
author_facet Both, Ilaine Inês
http://lattes.cnpq.br/6659627162111294
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6659627162111294
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bissoli, Michelle de Freitas
http://lattes.cnpq.br/8731672923902328
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Ilaine Inês
http://lattes.cnpq.br/6659627162111294
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho educativo
Educação pré-escolar
Formação docente
Filosofia da Práxis
Teoria Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Trabalho educativo
Educação pré-escolar
Formação docente
Filosofia da Práxis
Teoria Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O trabalho educativo esvaziado de conteúdo humanizador tem como resultado a obstrução do desenvolvimento das capacidades psíquicas das crianças da pré-escola em suas máximas possibilidades. Esse esvaziamento se coaduna com o esvaziamento do trabalho da classe trabalhadora dentro das atuais relações sociais de dominação, as quais têm gerado níveis profundos de alienação e desumanização. Tal assertiva é fruto da análise dos elementos constitutivos de um trabalho educativo desenvolvido em 2014, em uma turma de pré-escola de uma escola pública municipal de Manaus, Amazonas. A pesquisa foi realizada sob a luz da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, atentando-se para os pressupostos teóricos contidos no trabalho observado na escola, e suas respectivas implicações no processo de formação das crianças. A produção dos dados foi concretizada por meio dos seguintes instrumentos: pesquisa participativa em uma turma da pré-escola, frequentada por vinte crianças; entrevista com quatorze dessas crianças; grupo focal com professoras da pré-escola; consulta do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno da escola, além da ficha de matrícula das crianças da turma investigada; participação em eventos realizados na escola; observação dirigida no espaço físico da escola – o qual também foi objeto de estudo; e questionário com as três professoras participantes da pesquisa. Os dados foram registrados em caderno de campo, em imagens fotográficas e gravação em áudio, transcritos e sistematizados. Desses dados – e considerando o trabalho educativo como unidade mínima – foram extraídas as seguintes categorias de análise: planejamento; relação professor-crianças-conhecimento; espaço físico, materiais e equipamentos; organização do tempo; relação escola-família-escola. O estudo denota que o trabalho educativo foi predominantemente permeado pelo pragmatismo e espontaneísmo, fenômeno forjado por abordagens pedagógicas alinhadas com a organização social capitalista, hegemônica no Brasil e no mundo. A superação dessa situação requer luta organizada, que exige dos indivíduos a necessidade da apropriação dos conhecimentos em sua forma mais elaborada – função precípua da escola. Para tanto, a formação docente, na perspectiva da “Filosofia da Práxis”, é uma possibilidade de enriquecer o trabalho educativo e o processo de humanização da classe trabalhadora, iniciando a partir da Educação Infantil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-24T14:54:37Z
2016-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOTH, Llaine Inês. Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus, 2016. 326f. Tese ( Pós-graduação em Educação ) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus,2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5055
identifier_str_mv BOTH, Llaine Inês. Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em manaus, 2016. 326f. Tese ( Pós-graduação em Educação ) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus,2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732016883630080