Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jean, Evren Ney da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2432301290510170
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo à ferramenta Scratch pode facilitar o trabalho interdisciplinar, colaborativo, no desenvolvimento de recursos educativos que promovam a qualidade de aprendizagem e disseminação da Educação Ambiental em contexto escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, registros em diário de campo, questionário e armazenamento em mídia do material produzido pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com 45 sujeitos, entre pesquisadores, professores e alunos provenientes de instituições de Ensino Superior, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Médio, ambas da rede pública de ensino. Em relação ao trabalho desenvolvido colaborativamente sobre a educação ambiental por meio da ferramenta Scratch, obteve-se como resultado a ação colaborativa desenvolvida entre sujeitos de instituições de ensino distintas, que se caracterizou como uma iniciativa exitosa na construção dos objetos de aprendizagens, tais como: animações, Quiz, histórias interativas e jogos criados de maneira interdisciplinar que pode servir de referências para futuras ações, tanto nas questões que envolvam a Educação Ambiental e/ou Meio Ambiente, como em termos de projetos voltados para a melhoria e qualidade da aprendizagem.
id UFAM_1f625c8948f62498b4185ae3a1d5628f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6240
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagemEducação AmbientalFerramente ScratchQualidade da aprendizagemEnvironmental EducationCIÊNCIAS AGRÁRIASEsta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo à ferramenta Scratch pode facilitar o trabalho interdisciplinar, colaborativo, no desenvolvimento de recursos educativos que promovam a qualidade de aprendizagem e disseminação da Educação Ambiental em contexto escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, registros em diário de campo, questionário e armazenamento em mídia do material produzido pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com 45 sujeitos, entre pesquisadores, professores e alunos provenientes de instituições de Ensino Superior, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Médio, ambas da rede pública de ensino. Em relação ao trabalho desenvolvido colaborativamente sobre a educação ambiental por meio da ferramenta Scratch, obteve-se como resultado a ação colaborativa desenvolvida entre sujeitos de instituições de ensino distintas, que se caracterizou como uma iniciativa exitosa na construção dos objetos de aprendizagens, tais como: animações, Quiz, histórias interativas e jogos criados de maneira interdisciplinar que pode servir de referências para futuras ações, tanto nas questões que envolvam a Educação Ambiental e/ou Meio Ambiente, como em termos de projetos voltados para a melhoria e qualidade da aprendizagem.This research aimed to investigate how the Scratch tool can facilitate the interdisciplinary, collaborative work in the development of educational resources which promote the quality of learning and dissemination of Environmental Education in school context. It refers to a qualitative research based on critical-collaborative action-research. The instruments used for data collection were: participant observation, field diary registries, questionnaire, media storage of the material produced by the students. The research was developed in collaboration with 45 subjects among researchers, teachers and students from institutions of Higher Education, Technical Integrated High Schools, High Schools of the Public system. Regarding the collaborative work on environmental education through the Scratch tool, the result obtained was the collaborative action developed between the subjects from different institutions characterised by a successful initiative in the construction of the learning objects, such as: animations, quizzes, interactive stories and games created in an interdisciplinary way which can serve as references for future actions, not only in matters involving Environmental Education and/or the Environment, but also in terms of projects towards learning improvements and quality of learning.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos AmazônicosKanda, Jorge Yoshiohttp://lattes.cnpq.br/9690201622600160Garcia, Fabiane MaiaCosta, Mônica de OliveiraJean, Evren Ney da Silvahttp://lattes.cnpq.br/24323012905101702018-03-08T14:28:54Z2017-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJEAN, Evren Ney da Silva. Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-09T05:03:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-09T05:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
spellingShingle Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
Jean, Evren Ney da Silva
Educação Ambiental
Ferramente Scratch
Qualidade da aprendizagem
Environmental Education
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
title_short Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_full Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_fullStr Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
title_sort Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem
author Jean, Evren Ney da Silva
author_facet Jean, Evren Ney da Silva
http://lattes.cnpq.br/2432301290510170
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2432301290510170
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kanda, Jorge Yoshio
http://lattes.cnpq.br/9690201622600160
Garcia, Fabiane Maia
Costa, Mônica de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Jean, Evren Ney da Silva
http://lattes.cnpq.br/2432301290510170
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ferramente Scratch
Qualidade da aprendizagem
Environmental Education
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
topic Educação Ambiental
Ferramente Scratch
Qualidade da aprendizagem
Environmental Education
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo à ferramenta Scratch pode facilitar o trabalho interdisciplinar, colaborativo, no desenvolvimento de recursos educativos que promovam a qualidade de aprendizagem e disseminação da Educação Ambiental em contexto escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, registros em diário de campo, questionário e armazenamento em mídia do material produzido pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com 45 sujeitos, entre pesquisadores, professores e alunos provenientes de instituições de Ensino Superior, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Médio, ambas da rede pública de ensino. Em relação ao trabalho desenvolvido colaborativamente sobre a educação ambiental por meio da ferramenta Scratch, obteve-se como resultado a ação colaborativa desenvolvida entre sujeitos de instituições de ensino distintas, que se caracterizou como uma iniciativa exitosa na construção dos objetos de aprendizagens, tais como: animações, Quiz, histórias interativas e jogos criados de maneira interdisciplinar que pode servir de referências para futuras ações, tanto nas questões que envolvam a Educação Ambiental e/ou Meio Ambiente, como em termos de projetos voltados para a melhoria e qualidade da aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
2018-03-08T14:28:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JEAN, Evren Ney da Silva. Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2017.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240
identifier_str_mv JEAN, Evren Ney da Silva. Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2017.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732025537527808