A BNCC e as práticas de ensino docente para a temática ambiental no ensino fundamental I: ciclo hidrológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rosângela Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3154475428293999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9032
Resumo: O trabalho apresenta o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem do ciclo hidrológico no Ensino Fundamental I, na perspectiva de evidenciar as potencialidades e fragilidades da práxis docente no favorecimento da aprendizagem significativa. Nesse direcionamento, foi indispensável conhecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento orientador da proposta dos currículos da educação brasileira. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar elementos da proposta pedagógica da BNCC para o ensino do objeto de conhecimento “ciclo hidrológico”, a partir dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Educação Física, referentes ao 5o (quinto) ano do ensino fundamental I. O método utilizado foi o estudo de caso e a abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização das estratégias da análise documental e observação participante. Os procedimentos operacionais ocorreram em dois momentos: (1) Análise nos Planos de Curso e Diário de Classe dos Docentes dos componentes curriculares do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental I, do ano de 2021; (2) A partir da investigação, foi realizada uma oficina com docentes para a elaboração de uma Sequência Didática fundamentada nas dez Competências Gerais da BNCC e nos Objetivos 4 e 6 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS propostos pela Organização das Nações Unidas - ONU. Os resultados foram organizados em categorias, o que sinalizou existir forte relação entre o significado oferecido pelo aluno ao conteúdo ensinado nas aulas e as atitudes do professor. Além disso, a pesquisa apontou para um ensino que necessita de mais ferramentas sensibilizadoras sobre a questão hídrica, que sobressaiam em relação às aulas de predominância expositiva, restritas ao constante uso de atividades impressas e uso do livro didático. O produto educacional se apresenta no anexo 1, a Sequência Didática Interdisciplinar. Como conclusão, verifica-se que a maioria dos professores da escola estudada conhece, mas ainda não utiliza, a BNCC na prática docente. A prática tradicional de ensino do ciclo hidrológico ainda está presente, apontando para a necessidade de inovação no processo de ensino- aprendizagem no Ensino Fundamental, que culmine na reflexão-ação-reflexão sobre a importância do ciclo hidrológico e de todo o ambiente. Quando envolvidos, os professores são capazes de promover o ensino-aprendizagem associando conhecimentos do cotidiano com o científico, resultando em aprendizagem significativa, capaz de transformar a vida do aluno a partir de sua vivência.
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Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar elementos da proposta pedagógica da BNCC para o ensino do objeto de conhecimento “ciclo hidrológico”, a partir dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Educação Física, referentes ao 5o (quinto) ano do ensino fundamental I. O método utilizado foi o estudo de caso e a abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização das estratégias da análise documental e observação participante. Os procedimentos operacionais ocorreram em dois momentos: (1) Análise nos Planos de Curso e Diário de Classe dos Docentes dos componentes curriculares do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental I, do ano de 2021; (2) A partir da investigação, foi realizada uma oficina com docentes para a elaboração de uma Sequência Didática fundamentada nas dez Competências Gerais da BNCC e nos Objetivos 4 e 6 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS propostos pela Organização das Nações Unidas - ONU. Os resultados foram organizados em categorias, o que sinalizou existir forte relação entre o significado oferecido pelo aluno ao conteúdo ensinado nas aulas e as atitudes do professor. Além disso, a pesquisa apontou para um ensino que necessita de mais ferramentas sensibilizadoras sobre a questão hídrica, que sobressaiam em relação às aulas de predominância expositiva, restritas ao constante uso de atividades impressas e uso do livro didático. O produto educacional se apresenta no anexo 1, a Sequência Didática Interdisciplinar. Como conclusão, verifica-se que a maioria dos professores da escola estudada conhece, mas ainda não utiliza, a BNCC na prática docente. A prática tradicional de ensino do ciclo hidrológico ainda está presente, apontando para a necessidade de inovação no processo de ensino- aprendizagem no Ensino Fundamental, que culmine na reflexão-ação-reflexão sobre a importância do ciclo hidrológico e de todo o ambiente. Quando envolvidos, os professores são capazes de promover o ensino-aprendizagem associando conhecimentos do cotidiano com o científico, resultando em aprendizagem significativa, capaz de transformar a vida do aluno a partir de sua vivência.The work presents the development of competences and skills in the teaching- learning process of the hydrological cycle knowledge object in Elementary School I, with a view to highlighting the potential of teaching practice in favoring meaningful learning. In this direction, it was essential to know the National Curricular Common Base (BNCC), a guiding document for the proposal of Brazilian education curricula. In view of the above, the general objective was to verify elements of the pedagogical proposal of the BNCC for the teaching of the hydrological cycle knowledge object from the curricular components Portuguese Language, Mathematics, Geography, History, Science, Arts, Physical Education and Religious Education and Physical Education from the 5th (fifth) year of elementary school I. The method used was the case study, the methodological approach was qualitative, with the use of strategies of document analysis and participant observation. The operational procedures took place in two moments: (1) Analysis of the Course Plans and Teachers' Class Diary of the curricular components of the 4th and 5th year of Elementary School I, in the year 2021; (two). Based on the investigation, a workshop was held with teachers for the elaboration of a Didactic Sequence based on the ten General Competencies of the BNCC and on Goals 4 and 6 of the Sustainable Development Goals - ODS. The results were organized into categories, which showed that there is a strong relationship between the meaning offered by the student to the content taught in class, and the teacher's attitudes. In addition, the research pointed to a teaching that needs more sensitizing tools on the water issue, which stands out from the expository classes, restricted to the constant use of printed activities and the use of textbooks. The educational product is presented in Annex 1, the Interdisciplinary Didactic Sequence. In conclusion, there is a need for improvement for innovation in the teaching-learning process in Elementary School, which culminates in reflection- action-reflection on the importance of the hydrological cycle and the entire environment. Thus, to allow the involvement of everyday knowledge with the scientific, to result in meaningful learning, capable of transforming the student's life from his experience.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisSimão, Maria Olívia Albuquerque Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805Massabni, Vânia Galindohttp://lattes.cnpq.br/0201072026783042Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Rocha, Rosângela Limahttp://lattes.cnpq.br/31544754282939992022-08-26T14:59:13Z2022-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Rosângela Lima. A BNCC e as práticas de ensino docente para a temática ambiental no ensino fundamental I: ciclo hidrológico. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9032porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-09-01T05:03:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-09-01T05:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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