O ensino de Geografia física em escolas públicas na cidade de Tefé-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Silvanete Pinheiro da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0962328885203882, https://orcid.org/0000-0001-8806-4591
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9270
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar o ensino de Geografia Física no ensino médio em escolas públicas da cidade de Tefé, Amazonas. Para se alcançar o objetivo central da pesquisa, definiu-se como metas, analisar os fatores de organização no Ensino de Geografia, analisar os conteúdos dos livros didáticos, relacionados à Geografia Física, utilizados nas Escolas Estaduais abordadas, e compreender a situação de atuação dos docentes, e os procedimentos didáticos e práticos aplicados ao Ensino de Geografia Física. A pesquisa delimitou como universo de análise a Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes e Escola Estadual Frei André da Costa. O planejamento metodológico da pesquisa contou primeiramente com a construção da referência teórica que buscou compreender os fatores de organização do Ensino de Geografia, segundo as perspectivas e análises da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC); foram tratadas as abordagens conceituais do Ensino de Geografia, e a abordagem dos ramos da Geografia: Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Hidrografia, Pedologia, Cartografia e Geotecnologias associadas ao ensino. A etapa seguinte consistiu em analisar os livros didáticos contemplando os conteúdos da Geografia Física no ensino médio, para essa análise foi utilizada a ficha de avaliação dos livros didáticos baseada no trabalho de Steinke, Maciel e Silva (2014). A última etapa dos procedimentos metodológicos foi a elaboração de um diagnóstico preliminar de aspectos da atividade docente e suas dificuldades enfrentadas no ensino dos conteúdos da Geografia Física, por meio de questionários aplicados aos docentes. Quanto aos resultados, observou-se que há um distanciamento dos conteúdos da Geografia Física nos livros didáticos do ensino médio e a articulação com a realidade dos docentes e discentes, em que os conteúdos contemplam principalmente os aspectos físico-naturais, pouco articulados com a realidade e cotidiano dos estudantes, além do aspecto dicotômico em não se contextualizar as dinâmicas de sociedade, além disso, os livros didáticos não trazem autores da Geografia Brasileira que trabalham com Geográfica Física em uma perspectiva integradora. Quanto às reformas do ensino médio, verifica-se uma indiligência com a disciplina de Geografia, visto carga horária semanal nas escolas, e a flexibilização das exigências quanto à formação em licenciatura plena. Por fim, quanto às dificuldades observadas em se ensinar os conteúdos de Geografia Física, 43% dos docentes associavam as dificuldades à falta de interesse dos discentes, enquanto que 29% atribuíram à falta de recursos didáticos. Quando perguntado sobre qual área da Geografia teriam mais afinidade para ensinar, as respostas foram que 14% tinham afinidade para ensinar a Geografia Física, 57% dos docentes responderam a Geografia Humana e 29% tem afinidade em ambas as áreas da Geografia. Quando questionados sobre os ramos da Geografia Física, 60% dos docentes relatavam dificuldades em ensinar os conteúdos de Cartografia.
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A pesquisa delimitou como universo de análise a Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes e Escola Estadual Frei André da Costa. O planejamento metodológico da pesquisa contou primeiramente com a construção da referência teórica que buscou compreender os fatores de organização do Ensino de Geografia, segundo as perspectivas e análises da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC); foram tratadas as abordagens conceituais do Ensino de Geografia, e a abordagem dos ramos da Geografia: Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Hidrografia, Pedologia, Cartografia e Geotecnologias associadas ao ensino. A etapa seguinte consistiu em analisar os livros didáticos contemplando os conteúdos da Geografia Física no ensino médio, para essa análise foi utilizada a ficha de avaliação dos livros didáticos baseada no trabalho de Steinke, Maciel e Silva (2014). A última etapa dos procedimentos metodológicos foi a elaboração de um diagnóstico preliminar de aspectos da atividade docente e suas dificuldades enfrentadas no ensino dos conteúdos da Geografia Física, por meio de questionários aplicados aos docentes. Quanto aos resultados, observou-se que há um distanciamento dos conteúdos da Geografia Física nos livros didáticos do ensino médio e a articulação com a realidade dos docentes e discentes, em que os conteúdos contemplam principalmente os aspectos físico-naturais, pouco articulados com a realidade e cotidiano dos estudantes, além do aspecto dicotômico em não se contextualizar as dinâmicas de sociedade, além disso, os livros didáticos não trazem autores da Geografia Brasileira que trabalham com Geográfica Física em uma perspectiva integradora. Quanto às reformas do ensino médio, verifica-se uma indiligência com a disciplina de Geografia, visto carga horária semanal nas escolas, e a flexibilização das exigências quanto à formação em licenciatura plena. Por fim, quanto às dificuldades observadas em se ensinar os conteúdos de Geografia Física, 43% dos docentes associavam as dificuldades à falta de interesse dos discentes, enquanto que 29% atribuíram à falta de recursos didáticos. Quando perguntado sobre qual área da Geografia teriam mais afinidade para ensinar, as respostas foram que 14% tinham afinidade para ensinar a Geografia Física, 57% dos docentes responderam a Geografia Humana e 29% tem afinidade em ambas as áreas da Geografia. Quando questionados sobre os ramos da Geografia Física, 60% dos docentes relatavam dificuldades em ensinar os conteúdos de Cartografia.The objective of this work was to analyze the teaching of Physical Geography in high school in public schools in the city of Tefé, Amazonas. In order to reach the central objective of the research, it was defined as goals, to analyze the organizational factors in the Teaching of Geography, to analyze the contents of the didactic books, related to Physical Geography, used in the State Schools approached, and to understand the situation of performance of the professors, and the didactic and practical procedures applied to the Teaching of Physical Geography. The research delimited as universe of analysis the State School Deputado Armando de Souza Mendes and State School Frei André da Costa. The methodological planning of the research first counted on the construction of the theoretical reference that sought to understand the organizational factors of Geography Teaching, according to the perspectives and analyzes of the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB), National Curriculum Parameters (PCNs) and Base National Common Curricular (BNCC); the conceptual approaches of Geography Teaching were treated, and the approach of the branches of Geography: Geomorphology, Climatology, Biogeography, Hydrography, Pedology, Cartography and Geotechnologies associated with teaching. The next step consisted of analyzing the textbooks contemplating the contents of Physical Geography in high school, for this analysis the textbook evaluation form based on the work of Steink, Maciel and Silva (2014) was used. The last stage of the methodological procedures was the elaboration of a preliminary diagnosis of aspects of the teaching activity and its difficulties faced in teaching the contents of Physical Geography, through questionnaires applied to the teachers. As for the results, it was observed that there is a distancing of the contents of Physical Geography in high school textbooks and the articulation with the reality of teachers and students, in which the contents mainly contemplate the physical-natural aspects, little articulated with the reality and daily life of students, in addition to the dichotomous aspect of not contextualizing the dynamics of society, in addition, textbooks do not bring authors from Brazilian Geography who work with Physical Geography in an integrative perspective. As for secondary education reforms, there is indiligence with the discipline of Geography, given the weekly workload in schools, and the relaxation of requirements regarding training in a full degree. Finally, regarding the difficulties observed in teaching Physical Geography content, 43% of the professors associated the difficulties with the students' lack of interest, while 29% attributed them to the lack of didactic resources. When asked about which area of Geography they would have more affinity to teach, the answers were that 14% had affinity to teach Physical Geography, 57% of the professors responded to Human Geography and 29% have affinity in both areas of Geography. When questioned about the branches of Physical Geography, 60% of professors reported difficulties in teaching Cartography contents.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonasnenhuma dificuldadesUniversidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaSilva Neto, João Cândido André dahttp://lattes.cnpq.br/6693264591240467Lima, Vilma Terezinha de Araújohttp://lattes.cnpq.br/5531397835649819Fortes, Mírcia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681Oliveira, Maria Silvanete Pinheiro da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0962328885203882https://orcid.org/0000-0001-8806-45912023-01-30T21:34:56Z2022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Silvanete Pinheiro da Silva. O ensino de Geografia física em escolas públicas na cidade de Tefé-AM. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9270porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-01-31T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-01-31T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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