Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montes, Antônio da Conceição
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8757815680659267
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151
Resumo: Embora pertençam a um mesmo sistema social, as organizações governamentais e comerciais, entre outras, possuem comportamentos e ambientes internos diferentes. As instituições de ensino, por exemplo, diferem das outras organizações, não só na arquitetura, mas também no clima interno e na cultura. O presente trabalho tem como objetivo, verificar e discutir um modelo de questionário adequado para avaliação do clima organizacional em instituições de Ensino Superior. A avaliação deste instrumento é focada na facilidade de compreensão dos itens por parte dos entrevistados, proposto com base na síntese de alguns dos instrumentos já utilizados para avaliação do clima organizacional para aferir o clima organizacional em uma instituição de ensino superior de maneira eficiente, proporcionando maior rapidez na interpretação, análise e diagnóstico dos dados obtidos por meio deste instrumento sem comprometer a qualidade, eficácia e relevância dos resultados. Com base na revisão da literatura, foram observados diferentes modelos para medir o clima organizacional e cada um analisa as dimensões associadas com determinadas propriedades da organização específica a ser estudada. O instrumento apresentado baseia-se nas características do contexto de trabalho para o qual foi criado e responde à falta de instrumentos que permitam avaliar de forma simples o clima especifico de instituições de ensino. Em resumo, o clima foi estabelecido como uma construção de considerável interesse dentro do campo da pesquisa de comportamento organizacional, predominantemente como resultado de sua influência demonstrável sobre a eficácia organizacional.
id UFAM_272126c23b300b1bcc92894741791268
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5151
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensinoClima OrganizacionalCultura OrganizacionalEscala LikertOrganizational ClimateOrganizational CultureLikert ScaleENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOEmbora pertençam a um mesmo sistema social, as organizações governamentais e comerciais, entre outras, possuem comportamentos e ambientes internos diferentes. As instituições de ensino, por exemplo, diferem das outras organizações, não só na arquitetura, mas também no clima interno e na cultura. O presente trabalho tem como objetivo, verificar e discutir um modelo de questionário adequado para avaliação do clima organizacional em instituições de Ensino Superior. A avaliação deste instrumento é focada na facilidade de compreensão dos itens por parte dos entrevistados, proposto com base na síntese de alguns dos instrumentos já utilizados para avaliação do clima organizacional para aferir o clima organizacional em uma instituição de ensino superior de maneira eficiente, proporcionando maior rapidez na interpretação, análise e diagnóstico dos dados obtidos por meio deste instrumento sem comprometer a qualidade, eficácia e relevância dos resultados. Com base na revisão da literatura, foram observados diferentes modelos para medir o clima organizacional e cada um analisa as dimensões associadas com determinadas propriedades da organização específica a ser estudada. O instrumento apresentado baseia-se nas características do contexto de trabalho para o qual foi criado e responde à falta de instrumentos que permitam avaliar de forma simples o clima especifico de instituições de ensino. Em resumo, o clima foi estabelecido como uma construção de considerável interesse dentro do campo da pesquisa de comportamento organizacional, predominantemente como resultado de sua influência demonstrável sobre a eficácia organizacional.Although belonging to the same social system, governmental and commercial organizations, among others, possess different internal environments and behaviors. Teaching institution, for example, It differs from other organizations, not only in architecture but also in the internal climate and culture. This study aims, verify and discuss an appropriate questionnaire model to evaluate the organizational climate in higher education institutions. The assessment of this instrument is focused on ease of understanding of the items by the respondents, proposed based on the synthesis of some of the instruments already used to evaluate the organizational climate to measure the organizational climate to effectively assess such a climate in secondary education institutions, allowing for swifter analysis, interpretations and diagnostics of data obtained through this method without compromising quality, effectiveness or relevance of results. Based on the literature review, different models measuring organizational climate were observed, each analyzing the dimensions associated with determined properties of the specific organization to be studied. The presented instrument is based on the characteristics of the work context for which it was created and responds to the lack of tools that allow for simple evaluation of the specific climate of teaching institutions. In conclusion, the climate was acknowledged as a construct of considerable interest within the research field of Organizational Behavior, predominantly as a result of its demonstrable influence over organizational effectiveness. KeyCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoMachado, Waltair Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6043745262619436Montes, Antônio da Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/87578156806592672016-08-26T12:20:07Z2015-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTES, Antônio da Conceição. Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-08-27T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-08-27T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
spellingShingle Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
Montes, Antônio da Conceição
Clima Organizacional
Cultura Organizacional
Escala Likert
Organizational Climate
Organizational Culture
Likert Scale
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_full Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_fullStr Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_full_unstemmed Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
title_sort Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino
author Montes, Antônio da Conceição
author_facet Montes, Antônio da Conceição
http://lattes.cnpq.br/8757815680659267
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8757815680659267
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Waltair Vieira
http://lattes.cnpq.br/6043745262619436
dc.contributor.author.fl_str_mv Montes, Antônio da Conceição
http://lattes.cnpq.br/8757815680659267
dc.subject.por.fl_str_mv Clima Organizacional
Cultura Organizacional
Escala Likert
Organizational Climate
Organizational Culture
Likert Scale
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Clima Organizacional
Cultura Organizacional
Escala Likert
Organizational Climate
Organizational Culture
Likert Scale
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description Embora pertençam a um mesmo sistema social, as organizações governamentais e comerciais, entre outras, possuem comportamentos e ambientes internos diferentes. As instituições de ensino, por exemplo, diferem das outras organizações, não só na arquitetura, mas também no clima interno e na cultura. O presente trabalho tem como objetivo, verificar e discutir um modelo de questionário adequado para avaliação do clima organizacional em instituições de Ensino Superior. A avaliação deste instrumento é focada na facilidade de compreensão dos itens por parte dos entrevistados, proposto com base na síntese de alguns dos instrumentos já utilizados para avaliação do clima organizacional para aferir o clima organizacional em uma instituição de ensino superior de maneira eficiente, proporcionando maior rapidez na interpretação, análise e diagnóstico dos dados obtidos por meio deste instrumento sem comprometer a qualidade, eficácia e relevância dos resultados. Com base na revisão da literatura, foram observados diferentes modelos para medir o clima organizacional e cada um analisa as dimensões associadas com determinadas propriedades da organização específica a ser estudada. O instrumento apresentado baseia-se nas características do contexto de trabalho para o qual foi criado e responde à falta de instrumentos que permitam avaliar de forma simples o clima especifico de instituições de ensino. Em resumo, o clima foi estabelecido como uma construção de considerável interesse dentro do campo da pesquisa de comportamento organizacional, predominantemente como resultado de sua influência demonstrável sobre a eficácia organizacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-25
2016-08-26T12:20:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTES, Antônio da Conceição. Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151
identifier_str_mv MONTES, Antônio da Conceição. Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732017567301632