Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rosangela Conceição
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0241458939632796
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5864
Resumo: Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, para tanto, busca-se formas para adaptar o ensino a esse novo ritmo. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso das TDIC a partir da formação continuada no âmbito do Programa Amazonas+ Conectado. As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os professores e formadores de três escolas da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois seu curto tempo de duração não permitiu que os professores se apropriassem com segurança dos instrumentos tecnológicos que foram ensinados durante a formação. Outro fator está relacionado ao modo como essas formações são planejadas, sem conexão entre a tecnologia e o conteúdo (matemático). Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.
id UFAM_291ab8ed870e8934fc292c9fb8dfdc65
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5864
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias DigitaisFormação ContinuadaTecnologias DigitaisProfessores de MatemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAVivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, para tanto, busca-se formas para adaptar o ensino a esse novo ritmo. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso das TDIC a partir da formação continuada no âmbito do Programa Amazonas+ Conectado. As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os professores e formadores de três escolas da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois seu curto tempo de duração não permitiu que os professores se apropriassem com segurança dos instrumentos tecnológicos que foram ensinados durante a formação. Outro fator está relacionado ao modo como essas formações são planejadas, sem conexão entre a tecnologia e o conteúdo (matemático). Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.We live in an increasingly technological society, for both, ways to adapt teaching to this new rhythm. In this way, public policies arise with one of the objectives to train teachers to integrate digital technologies in basic education. This research had the objective of investigating the perceptions, possibilities and challenges of mathematics teachers regarding the use of TDICs from the continuous training within the Amazon + Connected Program. The theoretical bases of this research are anchored in: Pimenta and Ghedin (2012) regarding the conceptual tendency that permeates the continuous formation, Kenski (2012); Mishra and Koehler (2006) regarding training for the use of TDIC and Borba (2010, 2013) for learning using TDICs. For the development of this work, the qualitative approach was adopted, having as instruments of data collection: documentary analysis, questionnaire and semi-structured interview. The teachers and trainers of three schools in the city of Manaus, in the State of Amazonas, participated as subjects of the research. Data analysis was based on the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011). The results indicate that the training is still far from the real needs of the teachers, not allowing them to safely take ownership of these technological instruments. Another factor is related to how these formations are planned, with no connection between technology and (mathematical) content. We perceive that teachers conceive possibilities of learning such as the use of TDIC, however, they find difficulties to use these in their pedagogical practices, mainly due to the following factors: available time of the teacher, lack of school infrastructure and poor quality of the internet in schools.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Brito, Rosangela Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/02414589396327962017-08-25T18:55:36Z2017-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Rosangela Conceição. Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5864porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-14T14:37:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-14T14:37:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
title Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
spellingShingle Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
Brito, Rosangela Conceição
Formação Continuada
Tecnologias Digitais
Professores de Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
title_full Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
title_fullStr Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
title_sort Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
author Brito, Rosangela Conceição
author_facet Brito, Rosangela Conceição
http://lattes.cnpq.br/0241458939632796
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0241458939632796
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Rosangela Conceição
http://lattes.cnpq.br/0241458939632796
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Tecnologias Digitais
Professores de Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Formação Continuada
Tecnologias Digitais
Professores de Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, para tanto, busca-se formas para adaptar o ensino a esse novo ritmo. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso das TDIC a partir da formação continuada no âmbito do Programa Amazonas+ Conectado. As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os professores e formadores de três escolas da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois seu curto tempo de duração não permitiu que os professores se apropriassem com segurança dos instrumentos tecnológicos que foram ensinados durante a formação. Outro fator está relacionado ao modo como essas formações são planejadas, sem conexão entre a tecnologia e o conteúdo (matemático). Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25T18:55:36Z
2017-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Rosangela Conceição. Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5864
identifier_str_mv BRITO, Rosangela Conceição. Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234110226006016