A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática no desenvolvimento da Estatística na formação continuada de professores de Matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Camila Locatelli de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15155
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática no desenvolvimento da Estatística na formação continuada de professores de Matemática.EstatísticaFormação continuadaModelagem matemáticaProfessor de matemáticaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa pesquisa foi conduzida em uma escola municipal, localizada na cidade de Para de Minas, em Minas Gerais, com 4 professores licenciados em Matemática efetivos dessa escola onde ocorreu a pesquisa. O principal objetivo, desse estudo foi direcionado a compreender como a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática por meio da contextualização de uma conta de luz residencial contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos estatísticos por meio da formação continuada de professores de Matemática. No entanto, outros objetivos nortearam esse estudo, como por exemplo, a análise de atividades curriculares estatísticas que poderia auxiliar os professores no desenvolvimento da criticidade e reflexão dos alunos para perceberem como as suas atitudes podem influenciar no consumo de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. A partir desses objetivos, foi possível definir a seguinte questão de investigação: Como a Modelagem Matemática em sua perspectiva Sociocrítica pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Estatística por meio do oferecimento de seminários de formação continuada de professores de Matemática? Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada na Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem em sua perspectiva Sociocrítica, e na sua relação dialógica com o ensino de Estatística. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, um inicial e um final; anotações do diário de campo do professora-pesquisadora, e três seminários via GoogleMeet para a formação continuada relacionados com os conceitos da Modelagem Matemática no ensino de Estatística por meio de uma contextualização de uma conta de luz residencial. Os dados coletados foram analisados seguindo os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados, e os resultados foram interpretados de acordo com o referencial teórico adotado nesse estudo. Os dados foram codificados por meio das codificações aberta e axial para a elaboração das categorias de análise que possibilitaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados dessa investigação mostraram que a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para que os professores participantes desse estudo discutissem, entendessem e conhecessem uma parte de sua realidade relacionada com o estudo de uma conta de luz residencial, pois o potencial dessa ação pedagógica possibilitou o desenvolvimento de uma ação transformadora dos alunos como cidadãos transformadores na sociedade, bem como também, proporcionou um ambiente democrático que abriu espaço para a discussão sobre a utilização de conteúdos estatísticos definidos pela BNCC (BRASIL, 2018), além do desenvolvimento de reflexões, interpretações e inferências elaboradas com base nos referenciais teóricos estudados nos seminários de formação continuada de professores. O produto educacional, que é um caderno de sugestões originado dessa dissertação, foi elaborado por meio das discussões que surgiram durante os encontros de formação continuada, assim, objetivo deste é de orientar os professores, educadores e interessados nessa temática, que desejam inovar as suas práticas docentes relacionadas aos conceitos de ensino de Estatística, por meio da contextualização de uma conta de luz residencial. Também, como fruto dessa dissertação foi elaborado um caderno de sugestões com o objetivo de aproximar os leitores das práticas matemáticas que foram desenvolvidas nesse estudo por meio da utilização de caixas de diálogos denominadas Observações, Sugestões, Dicas e Lembretes, que visam orientar os leitores no desenvolvimento das atividades propostas nesse produto educacional.This research was carried out in a municipal school, located in the city of Para de Minas, in Minas Gerais, with 4 teachers licensed in Mathematics, effective at that school where the research took place. The main objective of this study was aimed at understanding how the socio-critical perspective of Mathematical Modelling through the contextualization of a residential electricity bill contributed to the development of statistical content through the continuing education of Mathematics teachers. However, other objectives guided this study, such as the analysis of curricular statistical activities that can help teachers in the development of students' criticality and reflection to understand how their attitudes can influence the consumption of electricity through Mathematical Modelling. Based on these objectives, it was possible to define the following research question: How can Mathematical Modelling in its socio-critical perspective contribute to the development of Statistics content by offering continuing education seminars for Mathematics teachers? In this direction, the theoretical foundation was based on Mathematical Modelling as a learning environment in its Socio-Critical perspective, and in its dialogic relationship with the Teaching of Statistics. For data collection, two questionnaires were used, an initial and a final one; notes from the teacher-researcher's field diary, and three seminars via GoogleMeet for continuing education related to the concepts of Mathematical Modelling in the Teaching of Statistics through a contextualization of a residential electricity bill. The collected data were analyzed according to Grounded Theory assumptions, and the results were interpreted according to the theoretical framework adopted in this study. The data were coded using open and axial coding for the elaboration of the analysis categories that allowed the interpretation of the results obtained in this study. The results of this investigation show that the Sociocritical perspective of Mathematical Modelling contributed to the teachers participating in this study to discuss, understand and get to know a part of their reality related to the study of a residential electricity bill, as the potential of this pedagogical action enabled the development of a transforming action of students as transforming citizens in society, as well as providing a democratic environment that opened space for discussion on the use of statistical content defined by the BNCC (BRASIL, 2018), in addition to the development of reflections, interpretations and inferences elaborated based on the theoretical references studied in the seminars of continuous formation of professors. The educational product, which is a notebook of suggestions originated from this dissertation, was elaborated through the discussions that emerged during the continuing education meetings, thus, its objective is to guide teachers, educators and those interested in this theme, who wish to innovate their practices related to the concepts of Teaching Statistics, through the contextualization of a residential electricity bill. Also, as a result of this dissertation, a suggestion book was prepared with the objective of bringing readers closer to the mathematical practices that were developed in this study through the use of dialog boxes called Observations, Suggestions, Tips and Reminders, which aim to guide readers in the development of the activities proposed in this educational product.Rosa, MiltonRosa, MiltonSilva, Karina Alessandra Pessoa daReis, Frederico da SilvaFreitas, Camila Locatelli de2022-08-22T21:40:26Z2022-08-22T21:40:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFREITAS, Camila Locatelli de. A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática no desenvolvimento da Estatística na formação continuada de professores de Matemática. 2022. 286 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15155http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-08-22T21:42:13Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-08-22T21:42:13Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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