O professor do ensino regular: seu processo de formação, qualificação e sua atuação com estudantes deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém, Francy Barroso
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8178115003114381
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5315
Resumo: Nas sociedades modernas, a ação educativa passa a ser um direito de todos, implicando, portanto, competências dos educadores. Ao se tratar de professores que atuam nas escolas inclusivas da rede pública na cidade de Manaus no Ensino Regular com estudantes cegos e de baixa visão, reais dificuldades de conhecimentos são encontradas ao ministrarem aulas. São questão que tem provocado inúmeras pesquisas, uma vez que, constitucionalmente, esses educandos estão amparados. Cabe ao Estado promover a formação e qualificação desses professores para que os mesmos possam ter acesso aos conhecimentos básicos como recursos didáticos adaptados, os quais são utilizados pelos mesmos. Dentre esses recursos destacam-se: o Sistema Braille (processo de leitura e escrita do deficiente visual), noções básicas de Soroban (método utilizado para cálculos matemáticos) e demais recursos, como ferramentas essenciais e indispensáveis no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a formação de professores no acesso aos recursos didáticos adaptados voltados a utilização dos estudantes cegos e de baixa visão em sala de aula. O referencial teórico foi construído com a busca de textos para subsidiar a pesquisa. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevistas semi estruturadas com utilização de gravações com o corpo docente e estudantes cegos. A pesquisa foi importante porque apontou problemas sérios na formação de professores para o atendimento ao estudante cego e de baixa visão. Desta forma, podem-se apontar caminhos para novas pesquisas e novos trabalhos na área.
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spelling O professor do ensino regular: seu processo de formação, qualificação e sua atuação com estudantes deficientes visuaisEstudantes CegosEstudantes com baixa visãoRecursos Didáticos AdaptadosCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEMNas sociedades modernas, a ação educativa passa a ser um direito de todos, implicando, portanto, competências dos educadores. Ao se tratar de professores que atuam nas escolas inclusivas da rede pública na cidade de Manaus no Ensino Regular com estudantes cegos e de baixa visão, reais dificuldades de conhecimentos são encontradas ao ministrarem aulas. São questão que tem provocado inúmeras pesquisas, uma vez que, constitucionalmente, esses educandos estão amparados. Cabe ao Estado promover a formação e qualificação desses professores para que os mesmos possam ter acesso aos conhecimentos básicos como recursos didáticos adaptados, os quais são utilizados pelos mesmos. Dentre esses recursos destacam-se: o Sistema Braille (processo de leitura e escrita do deficiente visual), noções básicas de Soroban (método utilizado para cálculos matemáticos) e demais recursos, como ferramentas essenciais e indispensáveis no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a formação de professores no acesso aos recursos didáticos adaptados voltados a utilização dos estudantes cegos e de baixa visão em sala de aula. O referencial teórico foi construído com a busca de textos para subsidiar a pesquisa. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevistas semi estruturadas com utilização de gravações com o corpo docente e estudantes cegos. A pesquisa foi importante porque apontou problemas sérios na formação de professores para o atendimento ao estudante cego e de baixa visão. Desta forma, podem-se apontar caminhos para novas pesquisas e novos trabalhos na área.In modern societies, education becames an universal right, requiring teachers‟ skills and special abilities. In the particular case of teachers working in public inclusive schools of Manaus, dealing with blind and low vision students, difficulties are great, due to a vast variety of restraints, mainly on the area of knowledge. This matter have aroused a lot of researches, since those students are rightfully embraced by Brazilian Constitution. The State is therefore compelled to put forward the acquisition of skills and formation in order to give to these teachers the access to basic resources applied to this kind of teaching. Among them, we underscore Braille system (method of reading and writing used by sightless people), basic notions of Sorobã (method used for mathematical calculation) and all the other resources used as imperative tools in the teaching and learning process at the classroom. The main aim of this research was to inquire teachers‟ formation and familiarity with didactic material that can enable them to help blind and low vision students at classroom. Applied methodology was book and field research. As tools of research, recorded half structured interviews with teachers and blind students were used. This research was highly important because pinpointed serious problems concerning the formation of teachers destined to instruct and train blind and low vision young people. Thus, ways can be appointed on the field of new researches and works in this area.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Belém, Francy Barrosohttp://lattes.cnpq.br/81781150031143812016-12-02T19:50:32Z2011-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBELÉM, Francy Barroso. O professor do ensino regular: seu processo de formação, qualificação e sua atuação com estudantes deficientes visuais. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-12-03T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-12-03T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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