Plano de gestão como instrumento de implementação de unidades de conservação estaduais no Amazonas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7642 |
Resumo: | A criação de Unidades de Conservação (UC) e outras categorias de áreas protegidas tem sido a principal estratégia para a conservação in situ da biodiversidade. Esses espaços geográficos são capazes de fomentar a conservação da biodiversidade e manter vivos os conhecimentos tradicionais, das comunidades residentes e usuárias. No Brasil, o Plano de Gestão (ou de Manejo), ao lado do conselho gestor, é tido como o instrumento fundamental para implementação dessas áreas protegidas, sendo definido como o documento técnico e gerencial, fundamentado nos objetivos da UC, que estabelece o seu zoneamento, as normas que devem regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estrutura física necessária à gestão da Unidade. Para avaliar a efetividade dos Planos de Gestão no Amazonas, conduziu-se uma análise de conteúdo nos documentos que preceituam e disciplinam o tema, com atenção para a 2ª edição do roteiro metodológico para elaboração de planos de gestão, adotado pelo governo estadual, além de entrevistas semiestruturadas com os gestores (membros do conselho gestor e gestores das unidades de conservação estudadas) que atuam diretamente na gestão dessas UCs. Houve ainda a necessidade de informações sobre o andamento das atividades planejadas no Plano de Gestão, sendo essas informações coletas por meio de formulários e preenchidos pelos gestores das UCs. A análise dessas informações foi realizada pela adaptação da ferramenta Tracking Tool. Foi identificado nas áreas estudadas, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira (RDS do Rio Madeira) e a Área de Proteção Ambiental Caverna Maroaga (APA Maroaga), que há o uso efetivo dos planos de gestão, pelos gestores dessas áreas protegidas, assim como há a execução dos programas de gestão planejados estrategicamente durante a elaboração dos Planos. O uso do Plano de Gestão como instrumento administrativo de gestão das UCs estudadas está relacionado com e influencia diretamente o empoderamento dos atores que compõem o conselho gestor e se constitui como importante instrumento de governança. Conclui-se que a adoção de práticas de gestão durante a implementação do Plano ajuda a consolidar o planejamento estratégico iniciado durante a fase de elaboração do Plano. O uso do planejamento tático de médio prazo contribui para que os membros do conselho gestor atuem de forma eficiente e direta na gestão da unidade de conservação. |
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Plano de gestão como instrumento de implementação de unidades de conservação estaduais no AmazonasManagement plan as tool for implementation of state conservation units in AmazonasGestão AmbientalProteção ambientalPolítica ambientalManejo florestalUnidades de ConservaçãoCIÊNCIAS AGRÁRIASGestão AmbientalÁreas ProtegidasGovernança AmbientalA criação de Unidades de Conservação (UC) e outras categorias de áreas protegidas tem sido a principal estratégia para a conservação in situ da biodiversidade. Esses espaços geográficos são capazes de fomentar a conservação da biodiversidade e manter vivos os conhecimentos tradicionais, das comunidades residentes e usuárias. No Brasil, o Plano de Gestão (ou de Manejo), ao lado do conselho gestor, é tido como o instrumento fundamental para implementação dessas áreas protegidas, sendo definido como o documento técnico e gerencial, fundamentado nos objetivos da UC, que estabelece o seu zoneamento, as normas que devem regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estrutura física necessária à gestão da Unidade. Para avaliar a efetividade dos Planos de Gestão no Amazonas, conduziu-se uma análise de conteúdo nos documentos que preceituam e disciplinam o tema, com atenção para a 2ª edição do roteiro metodológico para elaboração de planos de gestão, adotado pelo governo estadual, além de entrevistas semiestruturadas com os gestores (membros do conselho gestor e gestores das unidades de conservação estudadas) que atuam diretamente na gestão dessas UCs. Houve ainda a necessidade de informações sobre o andamento das atividades planejadas no Plano de Gestão, sendo essas informações coletas por meio de formulários e preenchidos pelos gestores das UCs. A análise dessas informações foi realizada pela adaptação da ferramenta Tracking Tool. Foi identificado nas áreas estudadas, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira (RDS do Rio Madeira) e a Área de Proteção Ambiental Caverna Maroaga (APA Maroaga), que há o uso efetivo dos planos de gestão, pelos gestores dessas áreas protegidas, assim como há a execução dos programas de gestão planejados estrategicamente durante a elaboração dos Planos. O uso do Plano de Gestão como instrumento administrativo de gestão das UCs estudadas está relacionado com e influencia diretamente o empoderamento dos atores que compõem o conselho gestor e se constitui como importante instrumento de governança. Conclui-se que a adoção de práticas de gestão durante a implementação do Plano ajuda a consolidar o planejamento estratégico iniciado durante a fase de elaboração do Plano. O uso do planejamento tático de médio prazo contribui para que os membros do conselho gestor atuem de forma eficiente e direta na gestão da unidade de conservação.The creation of Conservation Units (UC) and other categories of protected areas has been the main strategy for the in situ conservation of biodiversity. These geographical spaces are capable of promoting the conservation of biodiversity and keeping alive the traditional knowledge of the resident communities and users of it. In Brazil, the Management Plan, along with the management council, is considered as the fundamental instrument for the implementation of these protected areas, being defined as the technical and managerial document, based on the objectives of the CU, which establishes its Zoning, norms that should regulate the use of the area and the management of natural resources, including the implementation of the physical structure necessary for the management of the Unit. In order to evaluate the effectiveness of the Management Plans in Amazonas, a content analysis was conducted in the documents that prescribe and discipline the theme, with attention to the 2nd edition of the methodological roadmap for the elaboration of management plans adopted by the state government, as well as semi-structured interviews with the managers (members of the management council and with the managers of the conservation units studied) that act directly in the management of these CUs. There was also a need for information on the progress of the activities planned in the Management Plan, and this information was collected through forms and filled out by the managers of the PAs. The analysis of this information was accomplished by the adaptation of the methodology known as Tracking Tool. The Madeira River Sustainable Development Reserve (RDS do Rio Madeira) and the Maroaga Cave Environmental Protection Area (APA Maroaga) was identified in the areas studied that there is effective use of the management plans by the managers of these protected areas as that there is execution of strategically planned management programs during the drafting of the Plans. The use of the Management Plan as an administrative instrument for the management of the PAs studied is related to and directly influences the empowerment of the actors that make up the management council and which constitutes an important instrument of governance. It is concluded that the adoption of management practices during the implementation of the Plan helps to consolidate the strategic planning initiated during the drafting phase of the Plan. The use of medium-term tactical planning contributes to the members of the managing council to act efficiently and directly in the management of the conservation unit.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaSilva, Neliton Marques dahttp://lattes.cnpq.br/2951411669963459Fraxe, Therezinha de Jesus Pintohttp://lattes.cnpq.br/1464615574272190Cavalcante, Kátia Vianahttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470Costa, Francimara Souza dahttp://lattes.cnpq.br/2985800764048067Vasconcelos, Ademar Roberto Martins dehttp://lattes.cnpq.br/7649151117949408https://orcid.org/0000-0003-2107-58802020-01-31T12:44:00Z2017-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Ademar Roberto Martins de. Plano de gestão como instrumento de implementação de unidades de conservação estaduais no Amazonas. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-02-01T05:03:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-02-01T05:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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