Significados da violência sexual atribuídos por adolescentes de uma Escola-abrigo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4105 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou entender os significados da violência sexual e estratégias de prevenção da violência sexual atribuídos por um grupo de adolescentes de uma escola-abrigo. Para tanto, buscou-se, a partir da visão das adolescentes, verificar qual o conceito de violência sexual concebido, identificar possibilidades de ações de enfrentamento da violência que possam contribuir para ressignificar os modos de perceber os conceitos discutidos. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo e de abordagem exploratória, que utilizou enquanto técnica de coleta de dados o grupo focal e a observação participante. O local da coleta de dados foi um Abrigo-Escola localizado no Bairro São José, zona leste da cidade de Manaus, Amazonas. Esta instituição é o único local existente em Manaus onde são abrigadas meninas com idade entre 8 e 18 anos incompletos, vítimas de violência de toda ordem, principalmente violência sexual. Foram seguidos os procedimentos que atendem ao estabelecido na Resolução 466 do CNS - Conselho Nacional de Saúde. O exame analítico minucioso das informações ocorreu mediante a técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que, a violência, de maneira geral, está intrinsecamente inserida na vida das adolescentes entrevistadas. Seja nos espaços privados, por meio das figuras parentais que deveriam protegê-las, e terminam por se configurar como autores das violações que incluem a violência física, psicológica, sexual e negligência ou mesmo, onde o traficante invade a moradia para cobrar dívidas de uma mãe e/ou pai usuário de drogas; seja nos espaços públicos, ruas e praças sem segurança, onde as mesmas convivem com vendedores de drogas e balas não tão “perdidas” e com perseguição aos suspeitos dos crimes. Sobre sexo e sexualidade, as narrativas das adolescentes envolvem sedução, troca de objetos por sexo, figuras próximas que abusam sexualmente e nas quais não confiam. Estamos frente à realidade da criança e do adolescente, vítimas de violência sexual que, em pleno século XXI, ainda “incomoda” muito a sociedade, que se constitui um problema de saúde pública, mas que ainda não podemos contar com ações verdadeiramente comprometidas com a causa. Consideramos a necessidade de atividades (seminários, fóruns, associações e outras ações de protagonismo juvenil) que discutam a temática, onde se possibilite um envolvimento maior das adolescentes, ouvindo mais e falando menos. Estamos aqui nos referindo ao abrigo, como instituição cuidadora e promotora dessas atividades. Já em relação à sociedade seria muito bom que a disciplina Educação Sexual passasse a fazer parte do currículo escolar não apenas como tema transversal, mas como assunto obrigatório, propiciando a formação de professores e a superação dos tabus que envolvem a temática da sexualidade. |
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Significados da violência sexual atribuídos por adolescentes de uma Escola-abrigo.AdolescênciaViolência sexualAdolescenceSexual violenceCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEsta pesquisa buscou entender os significados da violência sexual e estratégias de prevenção da violência sexual atribuídos por um grupo de adolescentes de uma escola-abrigo. Para tanto, buscou-se, a partir da visão das adolescentes, verificar qual o conceito de violência sexual concebido, identificar possibilidades de ações de enfrentamento da violência que possam contribuir para ressignificar os modos de perceber os conceitos discutidos. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo e de abordagem exploratória, que utilizou enquanto técnica de coleta de dados o grupo focal e a observação participante. O local da coleta de dados foi um Abrigo-Escola localizado no Bairro São José, zona leste da cidade de Manaus, Amazonas. Esta instituição é o único local existente em Manaus onde são abrigadas meninas com idade entre 8 e 18 anos incompletos, vítimas de violência de toda ordem, principalmente violência sexual. Foram seguidos os procedimentos que atendem ao estabelecido na Resolução 466 do CNS - Conselho Nacional de Saúde. O exame analítico minucioso das informações ocorreu mediante a técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que, a violência, de maneira geral, está intrinsecamente inserida na vida das adolescentes entrevistadas. Seja nos espaços privados, por meio das figuras parentais que deveriam protegê-las, e terminam por se configurar como autores das violações que incluem a violência física, psicológica, sexual e negligência ou mesmo, onde o traficante invade a moradia para cobrar dívidas de uma mãe e/ou pai usuário de drogas; seja nos espaços públicos, ruas e praças sem segurança, onde as mesmas convivem com vendedores de drogas e balas não tão “perdidas” e com perseguição aos suspeitos dos crimes. Sobre sexo e sexualidade, as narrativas das adolescentes envolvem sedução, troca de objetos por sexo, figuras próximas que abusam sexualmente e nas quais não confiam. Estamos frente à realidade da criança e do adolescente, vítimas de violência sexual que, em pleno século XXI, ainda “incomoda” muito a sociedade, que se constitui um problema de saúde pública, mas que ainda não podemos contar com ações verdadeiramente comprometidas com a causa. Consideramos a necessidade de atividades (seminários, fóruns, associações e outras ações de protagonismo juvenil) que discutam a temática, onde se possibilite um envolvimento maior das adolescentes, ouvindo mais e falando menos. Estamos aqui nos referindo ao abrigo, como instituição cuidadora e promotora dessas atividades. Já em relação à sociedade seria muito bom que a disciplina Educação Sexual passasse a fazer parte do currículo escolar não apenas como tema transversal, mas como assunto obrigatório, propiciando a formação de professores e a superação dos tabus que envolvem a temática da sexualidade.This research sought to understand the meanings of sexual violence and strategies for preventing sexual violence attributed by a group of teenagers from a school - shelter. To this end, we sought, from the perspective of teenagers, verify that the concept of sexual violence designed to identify possibilities for action against violence that may contribute to reframe the ways to realize the concepts discussed. It was a qualitative study and exploratory approach, which used as a technique for data collection on focus groups and participant observation. The location of data collection was a Shelter- School located in St. Joseph Subdivision, east of the city of Manaus, Amazonas. This institution is the only existing location in Manaus where girls aged between 8 and 18 incomplete, victims of violence of all kinds, especially sexual violence are housed. Procedures that meet the established in Resolution 466 of the CNS were followed - National Health Council Careful screening of information occurred through the technique of content analysis. It was concluded that violence in general, is intrinsically embedded in the lives of adolescents interviewed. Whether in private spaces, through parental figures who should protect them, and end up becoming as authors of violations that include physical, psychological, sexual violence and neglect or even where the dealer invades house to collect a debt mother and / or father drug user, such as public spaces, streets and plazas without security, where the same drug dealers live with bullets and not as "lost" and persecution of suspects of crimes. About sex and sexuality, narratives of adolescents involve seduction, sex exchange of objects, figures close to sexually abuse and they do not trust. We are facing the reality of child and adolescent victims of sexual violence in the XXI century, even "bother" the very society which constitutes a public health problem, but we can‟t rely on actions truly committed to cause. Consider the need for activities (seminars, forums, associations and other actions of youth leadership) to discuss the theme, where enable greater involvement of adolescents, listening more and talking less. We refer here to the shelter as an institution caring and promoting these activities. In relation to society would be very good that discipline Sexual Education would become part of the school curriculum not only as a cross-cutting issue, but as a mandatory subject, providing teacher training and overcoming taboos surrounding the topic of sexuality.Não InformadaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Martins, Ana Cristina FernandesGutierrez, Denise Machado DuranProcópio, Maria Lenice Costahttp://lattes.cnpq.br/54396662860477762015-06-17T13:56:08Z2013-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPROCÓPIO, Maria Lenice Costa. Significados da violência sexual atribuídos por adolescentes de uma Escola-abrigo. 2013. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:55:21Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:55:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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