A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnin, Sulamyta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217371
Resumo: Reconhecendo a importância da abordagem do tema violência sexual contra adolescentes no contexto escolar e visando responder ao problema, esta pesquisa teve por objetivo compreender de que forma os professores dos anos finais do ensino fundamental abordam temas referentes à violência sexual com seus alunos em uma escola em um município no interior de Mato Grosso (MT). Para que o objetivo pudesse ser alcançado, foram traçados procedimentos para a fundamentação teórica, sendo a primeira realizar revisão da literatura para identificar os trabalhos de mesma natureza ou natureza semelhante, para que fossem utilizados como referências e aparato científico, bem como a leitura de material identificado necessário ao desenvolvimento desta. Por possuir caráter qualitativo e exploratório na medida em que pretende investigar características de um determinado universo escolar, nas pessoas de professores, o método considerado mais apropriado foi o estudo de caso de método misto incorporado. Para a coleta de dados foi desenvolvido um questionário, que buscou investigar, conhecer e avaliar a formação dos educadores para tratar do tema da Violência Sexual contra adolescentes, o estudo do tema na formação continuada, quais práticas pedagógicas eram desenvolvidas com os adolescentes, bem como a perspectiva do professor em torno dessa abordagem. Para que o leitor possa compreender melhor este estudo, foram abordados os seguintes temas: adolescência, sexualidade, educação sexual (no Brasil e no Estado de MT), prevenção da violência sexual, revisão de literatura (no Brasil e em MT). Para que a pesquisa acontecesse dentro do ambiente escolar, foi solicitado autorização da gestão. Os professores convidados a participarem da pesquisa receberam o questionário. Dos 24 participantes, 15 devolveram para que fossem analisados. Nesta pesquisa pode-se perceber que esses professores têm conhecimento sobre o conceito de violência sexual. Apenas 2 professores estudaram e/ou tiveram orientação na graduação de como abordar a violência sexual, os demais que não tiveram essa formação, dentre eles 2 informaram que não sentiram falta e 11 professores relataram que gostariam de ter tido orientação sobre a abordagem do tema na escola. Sobre a formação continuada a maioria ainda não foi oportunizado o estudo desse tema, mas demonstraram interesse em estudar devido a sua relevância. Dos 15 participantes, 6 já abordaram a violência sexual em suas aulas e relataram suas experiências. Os 9 professores que ainda não tiveram essa experiência justificaram pela ausência de conhecimento sobre o tema. Com isso, verifica-se que eles têm o conhecimento do conceito, porém apresentam dificuldades para abordá-lo em sala de aula, porque precisam de uma capacitação específica para ministrar esse tema.
id UNSP_b4c71cb25518f27f7fd36e40b29133b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217371
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolarTransdisciplinarity in prevention sexual violence in adolescence in the school contextEducação SexualAdolescênciaSexualidadeViolência SexualFormação de ProfessoresSexual EducationAdolescenceSexualitySexual ViolenceTeacher TrainingReconhecendo a importância da abordagem do tema violência sexual contra adolescentes no contexto escolar e visando responder ao problema, esta pesquisa teve por objetivo compreender de que forma os professores dos anos finais do ensino fundamental abordam temas referentes à violência sexual com seus alunos em uma escola em um município no interior de Mato Grosso (MT). Para que o objetivo pudesse ser alcançado, foram traçados procedimentos para a fundamentação teórica, sendo a primeira realizar revisão da literatura para identificar os trabalhos de mesma natureza ou natureza semelhante, para que fossem utilizados como referências e aparato científico, bem como a leitura de material identificado necessário ao desenvolvimento desta. Por possuir caráter qualitativo e exploratório na medida em que pretende investigar características de um determinado universo escolar, nas pessoas de professores, o método considerado mais apropriado foi o estudo de caso de método misto incorporado. Para a coleta de dados foi desenvolvido um questionário, que buscou investigar, conhecer e avaliar a formação dos educadores para tratar do tema da Violência Sexual contra adolescentes, o estudo do tema na formação continuada, quais práticas pedagógicas eram desenvolvidas com os adolescentes, bem como a perspectiva do professor em torno dessa abordagem. Para que o leitor possa compreender melhor este estudo, foram abordados os seguintes temas: adolescência, sexualidade, educação sexual (no Brasil e no Estado de MT), prevenção da violência sexual, revisão de literatura (no Brasil e em MT). Para que a pesquisa acontecesse dentro do ambiente escolar, foi solicitado autorização da gestão. Os professores convidados a participarem da pesquisa receberam o questionário. Dos 24 participantes, 15 devolveram para que fossem analisados. Nesta pesquisa pode-se perceber que esses professores têm conhecimento sobre o conceito de violência sexual. Apenas 2 professores estudaram e/ou tiveram orientação na graduação de como abordar a violência sexual, os demais que não tiveram essa formação, dentre eles 2 informaram que não sentiram falta e 11 professores relataram que gostariam de ter tido orientação sobre a abordagem do tema na escola. Sobre a formação continuada a maioria ainda não foi oportunizado o estudo desse tema, mas demonstraram interesse em estudar devido a sua relevância. Dos 15 participantes, 6 já abordaram a violência sexual em suas aulas e relataram suas experiências. Os 9 professores que ainda não tiveram essa experiência justificaram pela ausência de conhecimento sobre o tema. Com isso, verifica-se que eles têm o conhecimento do conceito, porém apresentam dificuldades para abordá-lo em sala de aula, porque precisam de uma capacitação específica para ministrar esse tema.Recognizing the importance of approaching the topic of sexual violence against adolescents in the school context, this research was qualitative in nature and used a case study method. The aim of this study was to understand how teachers in the final years of elementary school approach issues related to sexual violence with their students from a school in a municipality in the interior of the State of Mato Grosso (MT). In order to achieve this objective, goals were set. The first one was to carry out a literature review to find out research of the same or similar nature, so that they could be used as reference and scientific apparatus, as well as the reading of material identified as necessary for the development of this case study. For data collection, a questionnaire was developed, which sought to investigate, know and evaluate the training of educators to deal with the issue of Sexual Violence against adolescents; the study of the topic in continuing education; which pedagogical practices were developed on the topic of sexual violence with adolescents, as well as the teacher’s perspective and classroom approach. In order for the reader to better understand this study, the following topics were approached: adolescence, sexuality, sexual education (in Brazil and in MT), prevention of sexual violence, literature review (in Brazil and in MT). For the research to take place within the school environment, management authorization was requested. Teachers invited to participate in the research received the questionnaire, which was analyzed in the light of content analysis. Of the 24 participants who received the questionnaire, 15 returned it to be analyzed. The results indicated that these teachers have knowledge of the concept of sexual violence. Only 2 teachers studied and/or received guidance at graduation on how to approach sexual violence. Regarding the other teachers who did not have this training, 2 of them reported that they did not miss it and 11 teachers reported that they would have liked to have had guidance on how to approach the topic at school. In relation to continuing education, most of them have not been given the opportunity to study this topic yet, but showed interest in studying it due to its relevance. Of the 15 teachers, 6 of them have already approached sexual violence in their classes and reported their experiences. The 9 teachers who have not had this experience yet justified it due to the lack of knowledge on the subject. Thus, it appears that teachers have knowledge of the concept, but have difficulty in approaching it in the classroom, because they need specific training to teach this topic.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Denari, Fatima ElisabethUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cargnin, Sulamyta2022-03-24T17:31:55Z2022-03-24T17:31:55Z2022-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21737133004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-10T06:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217371Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:09:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
Transdisciplinarity in prevention sexual violence in adolescence in the school context
title A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
spellingShingle A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
Cargnin, Sulamyta
Educação Sexual
Adolescência
Sexualidade
Violência Sexual
Formação de Professores
Sexual Education
Adolescence
Sexuality
Sexual Violence
Teacher Training
title_short A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
title_full A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
title_fullStr A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
title_full_unstemmed A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
title_sort A transdisciplinaridade na prevenção da violência sexual na adolescência no contexto escolar
author Cargnin, Sulamyta
author_facet Cargnin, Sulamyta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Denari, Fatima Elisabeth
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cargnin, Sulamyta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Adolescência
Sexualidade
Violência Sexual
Formação de Professores
Sexual Education
Adolescence
Sexuality
Sexual Violence
Teacher Training
topic Educação Sexual
Adolescência
Sexualidade
Violência Sexual
Formação de Professores
Sexual Education
Adolescence
Sexuality
Sexual Violence
Teacher Training
description Reconhecendo a importância da abordagem do tema violência sexual contra adolescentes no contexto escolar e visando responder ao problema, esta pesquisa teve por objetivo compreender de que forma os professores dos anos finais do ensino fundamental abordam temas referentes à violência sexual com seus alunos em uma escola em um município no interior de Mato Grosso (MT). Para que o objetivo pudesse ser alcançado, foram traçados procedimentos para a fundamentação teórica, sendo a primeira realizar revisão da literatura para identificar os trabalhos de mesma natureza ou natureza semelhante, para que fossem utilizados como referências e aparato científico, bem como a leitura de material identificado necessário ao desenvolvimento desta. Por possuir caráter qualitativo e exploratório na medida em que pretende investigar características de um determinado universo escolar, nas pessoas de professores, o método considerado mais apropriado foi o estudo de caso de método misto incorporado. Para a coleta de dados foi desenvolvido um questionário, que buscou investigar, conhecer e avaliar a formação dos educadores para tratar do tema da Violência Sexual contra adolescentes, o estudo do tema na formação continuada, quais práticas pedagógicas eram desenvolvidas com os adolescentes, bem como a perspectiva do professor em torno dessa abordagem. Para que o leitor possa compreender melhor este estudo, foram abordados os seguintes temas: adolescência, sexualidade, educação sexual (no Brasil e no Estado de MT), prevenção da violência sexual, revisão de literatura (no Brasil e em MT). Para que a pesquisa acontecesse dentro do ambiente escolar, foi solicitado autorização da gestão. Os professores convidados a participarem da pesquisa receberam o questionário. Dos 24 participantes, 15 devolveram para que fossem analisados. Nesta pesquisa pode-se perceber que esses professores têm conhecimento sobre o conceito de violência sexual. Apenas 2 professores estudaram e/ou tiveram orientação na graduação de como abordar a violência sexual, os demais que não tiveram essa formação, dentre eles 2 informaram que não sentiram falta e 11 professores relataram que gostariam de ter tido orientação sobre a abordagem do tema na escola. Sobre a formação continuada a maioria ainda não foi oportunizado o estudo desse tema, mas demonstraram interesse em estudar devido a sua relevância. Dos 15 participantes, 6 já abordaram a violência sexual em suas aulas e relataram suas experiências. Os 9 professores que ainda não tiveram essa experiência justificaram pela ausência de conhecimento sobre o tema. Com isso, verifica-se que eles têm o conhecimento do conceito, porém apresentam dificuldades para abordá-lo em sala de aula, porque precisam de uma capacitação específica para ministrar esse tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24T17:31:55Z
2022-03-24T17:31:55Z
2022-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217371
33004030083P0
url http://hdl.handle.net/11449/217371
identifier_str_mv 33004030083P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789662281990144