Pedagogia da Identidade: interculturalidade e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Corina Fátima Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7806888496537416
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5595
Resumo: A presente pesquisa aborda o trabalho com a identidade cultural como possibilidade de uma formação docente voltada para as diferenças culturais pelo olhar da interculturalidade no curso de Pedagogia. Formação fundamentada na compreensão das diversas epistemologias como uma ecologia de saberes. A espinha dorsal da investigação defende que o trabalho com a identidade cultural na formação dos professores pressupõe a formação de uma identidade docente, determinante para a forma como esse professor vai trabalhar com as diferenças culturais das crianças que vivem na Amazônia. Sua tessitura deu-se a partir do problema de estudo: como o trabalho com a identidade cultural na formação inicial possibilita a (re)construção de uma identidade docente para trabalhar com as diferenças culturais na escola, tendo em vista o desenvolvimento de uma educação intercultural em Parintins/AM? Para tanto, desenhamos como objetivos de pesquisa: conhecer a concepção de cultura e identidade cultural que tem fundamentado os discursos e as práticas dos docentes do curso de Pedagogia do ICSEZ e como esta determina o trabalho com as diferenças culturais no processo de formação inicial; descrever os grupos culturais que constituem as identidades do parintinense a partir da construção histórica da cidade e identificação dos professores em formação; identificar como os conhecimentos/saberes da identidade cultural local são trabalhados no currículo e na prática dos professores do curso de Pedagogia do ICSEZ e se estes contribuem para uma formação docente voltada para o trabalho com as diferenças culturais na perspectiva da interculturalidade e; analisar os desafios e as possibilidades de se pensar uma formação docente que contemple a identidade cultural local, comprometida com as questões das diferenças culturais na perspectiva da interculturalidade. A pesquisa assume pressupostos teóricos da interculturalidade crítica para a formação docente, tensionados por aportes pós-coloniais. No tocante ao caminho metodológico, a investigação assume a perspectiva da hermenêutica crítica como abordagem de compreensão do objeto de estudo, pois examina minuciosamente os nexos entre as experiências cotidianas dos sujeitos e as representações culturais dessas experiências. De natureza qualitativa, foi realizada no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, cujos sujeitos foram os docentes e os professores em formação do curso de Pedagogia. Para a construção e coleta de dados, utilizou-se a observação direta, entrevista semiestruturada, questionário e análise documental. Os dados revelam que a identidade cultural do parintinense é tecida na cultura indígena, ribeirinha, na vida na cidade, na religião, no rito do boi-bumbá e nos encontros com os que chegam de outras regiões do Brasil e do mundo. Entretanto, não há um trabalho sistematizado com os conhecimentos/saberes da cultura local no curso de Pedagogia. O trabalho com as diferenças culturais é recorrente nas práticas dos docentes, todavia, está assentado na perspectiva do multiculturalismo liberal, pois o caráter monocultural e universalizante é predominante nos textos, discursos e práticas de grande parte dos docentes. Assim, defendemos a formação dos professores para o trabalho com as diferenças culturais pelas lentes da interculturalidade, de modo a confrontarmos a formação de identidades essencializadas e abrirmos “brechas”, “fissuras” para a construção de identidades docentes híbridas, críticas e plurais. Temos consciência de que reinventar e desconstruir processos colonizadores não é uma tarefa fácil. Exige, entre outras questões, o enfrentamento de desafios e a construção de possibilidades como ideal ético cravado na vida de docentes e discentes que priorizam a formação para a democracia e a justiça social.
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Sua tessitura deu-se a partir do problema de estudo: como o trabalho com a identidade cultural na formação inicial possibilita a (re)construção de uma identidade docente para trabalhar com as diferenças culturais na escola, tendo em vista o desenvolvimento de uma educação intercultural em Parintins/AM? Para tanto, desenhamos como objetivos de pesquisa: conhecer a concepção de cultura e identidade cultural que tem fundamentado os discursos e as práticas dos docentes do curso de Pedagogia do ICSEZ e como esta determina o trabalho com as diferenças culturais no processo de formação inicial; descrever os grupos culturais que constituem as identidades do parintinense a partir da construção histórica da cidade e identificação dos professores em formação; identificar como os conhecimentos/saberes da identidade cultural local são trabalhados no currículo e na prática dos professores do curso de Pedagogia do ICSEZ e se estes contribuem para uma formação docente voltada para o trabalho com as diferenças culturais na perspectiva da interculturalidade e; analisar os desafios e as possibilidades de se pensar uma formação docente que contemple a identidade cultural local, comprometida com as questões das diferenças culturais na perspectiva da interculturalidade. A pesquisa assume pressupostos teóricos da interculturalidade crítica para a formação docente, tensionados por aportes pós-coloniais. No tocante ao caminho metodológico, a investigação assume a perspectiva da hermenêutica crítica como abordagem de compreensão do objeto de estudo, pois examina minuciosamente os nexos entre as experiências cotidianas dos sujeitos e as representações culturais dessas experiências. De natureza qualitativa, foi realizada no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, cujos sujeitos foram os docentes e os professores em formação do curso de Pedagogia. Para a construção e coleta de dados, utilizou-se a observação direta, entrevista semiestruturada, questionário e análise documental. Os dados revelam que a identidade cultural do parintinense é tecida na cultura indígena, ribeirinha, na vida na cidade, na religião, no rito do boi-bumbá e nos encontros com os que chegam de outras regiões do Brasil e do mundo. Entretanto, não há um trabalho sistematizado com os conhecimentos/saberes da cultura local no curso de Pedagogia. O trabalho com as diferenças culturais é recorrente nas práticas dos docentes, todavia, está assentado na perspectiva do multiculturalismo liberal, pois o caráter monocultural e universalizante é predominante nos textos, discursos e práticas de grande parte dos docentes. Assim, defendemos a formação dos professores para o trabalho com as diferenças culturais pelas lentes da interculturalidade, de modo a confrontarmos a formação de identidades essencializadas e abrirmos “brechas”, “fissuras” para a construção de identidades docentes híbridas, críticas e plurais. Temos consciência de que reinventar e desconstruir processos colonizadores não é uma tarefa fácil. Exige, entre outras questões, o enfrentamento de desafios e a construção de possibilidades como ideal ético cravado na vida de docentes e discentes que priorizam a formação para a democracia e a justiça social.This research lies on the importance of the cultural identity as a subject to be considered during the formation of the teachers, focused on cultural differences under the view of interculturality in the course of Pedagogy. Such course would be based on the understanding of various epistemologies as different knowledges. The main argument of the research assumes that the work focused on cultural identity in the training of teachers takes for granted the formation of a teaching identity, which is a determining factor on the teacher’s role concerning the cultural differences on the teaching of those children who live in the Amazon. It has been structured on the following problematic: how does the work focused on the cultural identity in the initial formation of the teacher make possible the (re)construction of a teacher identity to deal with the different kinds of culture in the school, considering the development of intercultural education in Parintins, in the Amazon? In order to achieve this goal, the aims of this research were the following: to know the cultural conception and cultural identity that have been the basis to the discourses and practices of the professors in the Federal University of Amazon, in Parintins (ICSEZ), in the Pedagogy course, and how such conception determines the work focused on the cultural differences in the initial teachers training process; to describe the cultural groups that constitute the identities of the Parintinian people from the historical construction of the city and identification of the teachers under formation; to identify how the knowledge of the local cultural identity is worked out in the curriculum and in the practice of the professors of the course of Pedagogy in the ICSEZ, and if such professionals contribute to a teacher training, focused on the work with the cultural differences in the perspective of interculturality; and to analyze the challenges and possibilities of developing a teacher training that considers the local cultural identity, committed to the issues of cultural differences in the perspective of interculturality. The research assumes theoretical assumptions of the critical interculturalism for the teacher formation, conducted by postcolonial contributions. Regarding the methodology, the research assumes the perspective of critical hermeneutics as an approach to understanding the object of study, as it examines in detail the nexuses between the subjects' daily experiences and the cultural representations of these experiences. It has a qualitative nature, and was carried out at the Institute of Social Sciences, Education and Animal Science of Parintins, whose subjects were both the professors and the teachers under formation in the course of Pedagogy. In order to collect data, the following technics have been used, such as direct observation, semi-structured interview, questionnaire and documentary analysis. After that, one comes to the conclusion that the cultural identity of the Parintinense people passes through the indigenous culture, the riverside inhabitants, the city life, the religion, the rite of the boi-bumbá and the contact with those who arrive from other regions of Brazil and the world. However, there is no systematized scientific work focused on the knowledge of the local culture in the course of Pedagogy in Parintins. The ones concerning cultural differences, however, are based on the perspective of liberal multiculturalism, since the monocultural and universalizing character is predominant in the texts, speeches and practices of many professors. Thus, we defend the thesis that in the formation of teachers there should be a work focused on the cultural differences, considering the interculturality, in order to confront the formation of essentialized identities, and to open some gaps for the construction of hybrid, critical and plural educational identities. We are aware that reinventing and deconstructing settler processes is not an easy task; it requires, among other things, confronting challenges and building possibilities as an ethical ideal embedded in the lives of teachers and teachers under formation, who give priority to the formation of open minded people for democracy and social justice.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGhedin, Evandrohttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679Silva Neto, João Paulino daCavalcante, Lucíola Inês PessoaAzevedo, Rosa Oliveira MarinsVasconcelos, Corina Fátima Costahttp://lattes.cnpq.br/78068884965374162017-03-15T15:23:24Z2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Corina Fátima Costa. Pedagogia da Identidade: interculturalidade e formação de professores. 2016. 330 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5595porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-03-16T05:04:08Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-03-16T05:04:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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